Como fazer um arroz soltinho e gostoso?

31 de julho de 2009 | Acompanhamentos

Arroz Pronto

Quem é um bom brasileiro sabe do que vou falar: nada melhor do que um arroz soltinho, gostoso e cheiroso para completar uma refeição caseira. Se o arroz e o feijão estiverem bem feitos, os outros pratos é que viram o acompanhamento. No interior, costumam chamar esses outros pratos de “mistura”. Para muitos, a refeição completa é o arroz, o feijão e a farinha; e olhe lá! Indiferente da variedade que compõe a nossa refeição, o arroz é uma vedete.

Nos restaurantes, durante a semana, é fácil encontrar um arroz soltinho, mas o sabor esqueceu de deixar lembrança. Em casa, nosso arroz pode ficar saboroso, mais molinho, grudadinho, tipo “unidos venceremos”. Para juntar o útil ao agradável, e ter o arroz perfeito, já ouvi falar de várias técnicas. Abaixo segue uma bem prática que aprendi com minha mãe. Quando sigo direitinho, é infalível!

Arroz (acompanha refeição para 4 pessoas)
*Se dobrar a medida de arroz, dobre as demais.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz branco lavado
4 xícaras de água (metade aquecida, metade fria)
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sobremesa de óleo
Sal a gosto

Principais Utensílios
Panela que tenha tampa, não seja muito fina, e seja de alumínio ou teflon.
Colher de pau
Amassador de alho

Modo de Preparo
1. Coloque 2 xícaras de água para aquecer. Enquanto isso, ponha o óleo e o alho na panela e deixe fritar até dourar em fogo médio. Isso é o que confere sabor ao arroz. É rápido. Cuidado para não queimar o alho, pois ele deixa um gosto amargo.

2. Acrescente o arroz e deixe refogar por igual, misturando sempre com a colher de pau, por uns 5 minutos. Nesta etapa, o arroz pode ficar meio grudado e vai soltando aos poucos.  O refogar e o método de cozimento é que deixam o arroz soltinho.

3. Quando o arroz já estiver bem refogado, acrescente a água fervente. A água quente deve cobrir o arroz, sem encher a panela. Acrescente o sal e se quiser, uma pimenta de cheiro inteira em cima do arroz. Tampe a panela e deixe a água secar em fogo alto. Quando estiver seco, desligue o fogo e reserve.

4. Durante o tempo de reserva, você pode preparar os demais pratos da refeição. Quando estiver próximo de servir a refeição, acrescente a outra metade da água – 2 xícaras de água – fria mesmo,  e deixe em fogo baixo, com a tampa entreaberta, até concluir o cozimento.

O cheiro fica maravilhoso e o sabor… Hum! Delicioso.

144 Comentários

  • juliana

    09 de julho de 2014, às 02:51. Responder

    Faço um arroz que fica divino! É muito simples.. arroz pra ficar branquinho é só ficar de olho no tempero… é bom q nao se deixe dourar.. quanto ao arroz soltinho, é simples.. eu prefiro agua quente para dar continuidade no procedimento poi a panela ja esta aquecida… e misturar sempre.. parece bobagem né? Mais te garanto que nao… vai mexendo o arroz de vez enquando para que ele cozinhe por igual… e vai uma dica ai para seu arroz ficar mais soltinho ainda. Pique uma cenoura em tubinhos tamanho medio e misture no arroz.. gente fica bom. bisurdo..rsrs amei seu blog..leiliane.. sua receita parece ser fantastica.. pelos comentarios q ja vi… ahhh so.lembrando… só tampe a panela qdo o arroz ja ta quase pronto.. com apenas aquelas borbolhas de agua como se ja tivesse secando… tampe a penanela todinha e abaixe o fogo.. bjs

    • leiliane

      09 de julho de 2014, às 15:05. Responder

      Olá Juliana,

      Fico muito feliz que tenha gostado do blog. Obrigada pela visita e por compartilhar suas dicas.
      Abração e volte sempre por aqui.

  • Devid

    22 de agosto de 2014, às 10:58. Responder

    achei incrível.otima receita

  • victoria ritter

    31 de agosto de 2014, às 20:28. Responder

    minha vo faz um arroz divino muito soltinho saborosso muito gostoso

  • Gustavo Fernandes

    29 de setembro de 2014, às 19:47. Responder

    HEHEHE o meu arroz fica sencacional

Comente