Farofa de abobrinha

28 de fevereiro de 2012 | Acompanhamentos

Minha avó Maria tinha uma forma bastante peculiar de cozinhar. Ela dispunha de uma variedade de vegetais e preparava tudo com esmero, aproveitando ao máximo tudo o que podia. Entre seus diversos preparos, um dos meus prediletos era a Farofa de Abobrinha. Ela fazia de forma que ficasse bem úmida, com pouca farinha. A receita é simples, nutritiva e o sabor é inexplicável. Vale a pena experimentar. Veja a receita:

Farofa de Abobrinha

Ingredientes:
1 abobrinha menina (de pescoço) ralada
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
2 ovos
4 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de salsinha e cebolinha picadas

Preparo:
1. Numa panela, em fogo médio, refogue o alho e a cebola na manteiga. Adicione a abobrinha, misture e tampe por uns 2 minutos. Caso goste, coloque uma pimentinha de cheiro sem semente.

2. Destampe a panela, abaixe o fogo e quebre os dois ovos no centro na panela. Coloque a pimenta do reino e o sal sobre os ovos. Deixe cozinhar sem tampa até as claras ficarem brancas e firmes (gema mole).

3. Misture os ovos e a abobrinha, adicione a farinha e o cheiro verde. Misture bem e desligue o fogo. Sirva quente, para acompanhar a refeição.

Essa farofa é leve e muito nutritiva, pois tem proteínas e vitaminas dos ovos e vegetais. Uma boa pedida para uma refeição natural, sem a necessidade de adicionar carne.

Curiosidade: a abobrinha é um fruto de fácil digestão, rico em niacina, fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Além de ser deliciosa, contém ferro, cálcio, fósforo e celulose.

2 Comentários

  • Lylia

    02 de março de 2012, às 10:38. Responder

    Leili querida,
    Essa eu não conhecia, mas já fiquei curiosa para experimentar.
    Parece que é bem gostosa.
    Saudades de vc.
    Bj,
    Lylia

  • Zuleica

    09 de maio de 2012, às 10:09. Responder

    Leili, vc me fez lembrar da minha mãe ela fazia essa farofinha de abobrinha é muito gostosa , vou seguir suas dicas e fazer … Obrigada
    Zuleica

Comente