mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key

Molho caseiro de tomates

13 de agosto de 2011 | Acompanhamentos

TomatesDia desses o marido pediu para preparar um filé à parmegiana. Eu resisti, pois tenho aversão a preparos que incluem frituras. Mas depois resolvi abrir mão da praticidade e fazer um agradinho ao meu amor.
Para uma boa parmegiana, é necessário um bom molho de tomates. O ideal é um molho preparado em casa. Me inspirei na Laila, uma grande amiga de Tupaciguara, que cozinha super bem. Ela gosta de surpreender os filhos e o marido com seus deliciosos pratos. Sempre faz um molho de tomates cheio de segredos. Preparei um molho bem simples, com poucos ingredientes. O resultado foi um molho encorpado e suave, perfeito para meu filé à parmegiana, cuja receita darei no novo post. Veja a receita do molho de tomates:

Molho caseiro de tomates (rende aproximadamente 1 litro)

Ingredientes
1kg de tomates maduros (eu usei tomate Débora)
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1 cebola
2 folhas de louro
1 colher de azeite
Sal a gosto
1 colher de sopa de açúcar

IngredientesPreparo:
1. Higienize e corte os ingredientes: Lave os tomates e o salsão. Usando uma tábua e uma faca, retire a casca da cebola e do alho e pique-os grosseiramente. Fatie o salsão.
Preparo12. Corte ao meio os tomates e retire a parte preta (alguns chamam de umbigo) e pique-os em pedaços grandes.
Preparo23. Numa panela funda que tenha tampa, adicione o azeite, a cebola, o alho, as folhas de louro e o salsão. Leve ao fogo e deixe refogar rapidamente.
Preparo34. Adicione os tomates, misture com uma colher de pau, abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por 1 hora em fogo baixo.
Preparo45. Ao final, adicione o açúcar, misture e prove. Se achar necessário, corrija o sal.
DICA: Não indico a adição de muito sal, pois o salsão e o louro já temperam bem o molho.
Preparo56. Após o cozimento, use o mixer ou o liquidificador para triturar. Se você preferir um molho bem fininho, sem cascas de tomate, passe o molho pela peneira.
Molho de tomate prontoEstá pronto seu molho! Você pode usá-lo para diversas receitas, incrementar com ervas, etc. Fica muito mais gostoso do que os molhos enlatados!

10 Comentários

  • Flavia G. Cestari

    11 d outubro d 2015, às 16:50. Responder

    Faço molho de tomate caseiro a muitos anos. Só que tive um problema serio com o meu freezer e ele descongelou todos os meus potes de molhos. Ficaram em temperatura ambiente. Consertei a geladeira e retornei todos ao freezer. Estou com receio que eles possam ter estragado. Como posso testar pra ver se eles estao em perfeito estado de uso? Aguardo uma resposta o mais breve possivel. Obrigada….

  • Raquel

    25 d setembro d 2013, às 16:25. Responder

    Ótima, dica, Margareth! Obrigada!
    Quando faço molho de tomate, coloco sempre beterraba, pois além de ela realçar muito o vermelho do tomate, o doce da beterraba quebra a acidez do tomate, assim não preciso colocar nem açucar e nem corantes no molho.
    Experimente ralar uma beterraba e colocar para cozinhar com o tomate, vocês vão se surpreender. Fica um vermelho que parece um Molho Elefante.

  • Margareth

    12 d setembro d 2013, às 11:37. Responder

    olá! Eu trabalho em buffet, e é sugerido NUNCA esfriar o alimento antes de congelá-lo, pois perde-se a propriedade dos ingredientes. Só que o acontece é que as pessoas tem medo de “estragar a geladeira”.
    Ese CHOQUE do alimento quente ao congelador e ou geladeira [e o que vai conserva-lo por mais tempo com o sabor original.
    😉

  • CLARISSA

    30 d maio d 2012, às 22:38. Responder

    Leiliane, vc coloca água no molho??

    • leiliane

      03 d julho d 2013, às 09:15. Responder

      Olá Clarissa,
      Não coloco água no molho pois o tomate já tem bastante água.
      Obrigada pela visita

  • Sonia

    16 d maio d 2012, às 21:12. Responder

    Boa noite, gostaria de saber se posso congelar esse molho, se não puder congelar, quanto tempo ele pode ficar na geladeira?

    Obs: Parabéns pelo seu Blog.
    Sonia Lopes.

    • leiliane

      19 d maio d 2012, às 12:16. Responder

      Olá Sônia,

      Busquei algumas informações sobre o tempo congelamento. Encontrei o seguinte: ao concluir o preparo, você deve esfriar o molho guardar em potes bem fechados e levar para congelar. No freezer, o molho dura até 3 meses. No congelador comum o prazo é 1 mês e na geladeira o molho dura até três dias.

  • juliana

    31 d março d 2012, às 15:47. Responder

    Tem alguma diferença tirar a pele e as sementes dos tomates? otimas receitas. abraços

    • leiliane

      01 d abril d 2012, às 12:29. Responder

      Olá Juliana,

      O molho de tomates sem pele e sem sementes fica bem mais suave, menos ácido. Mas de todo jeito fica gostoso!

      Obrigada pela visita ao blog. Volte sempre.

      Abraço.

Comente