Tutu de Feijão

06 de julho de 2010 | Acompanhamentos

Tutu de feijão para acompanhar
É certo que já me reconheço como uma cozinheira de fim de semana. E no último domingo, para receber um casal de amigos em casa, fiz bife rolê com batatas, arroz branco, tutu de feijão e couve refogada. Vou passar aqui a receita do tutu de feijão. Esta receita aprendi com minha mãe. É um acompanhamento muito saboroso, e muito comum na comida mineira e paulista. Tanto que existem versões da receita de tutu à mineira e tutu à paulista. Bem, eu não me apeguei a nenhum detalhe regional. Apenas fiz o tutu do jeito que aprendi com minha mãe. Claro que o dela tem um sabor especial, mas o resultado aqui em casa foi de fazer meus convidados repetirem. Veja a receita:

Tutu de Feijão

Ingredientes (para 4 pessoas):
2 xícaras de feijão cozido e batido no liquidificador (eu usei um utensílio chamado roseta para triturar o feijão)
1/2 cebola picada em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de bacon picadinho
2 colheres de massa de tomate
1 xícara de água
4 colheres de farinha de mandioca torrada fininha
sal e pimenta a gosto
cheiro verde

Preparo
Numa panela, sem colocar óleo, refogue o bacon até ficar sequinho. Adicione a cebola e depois o alho e deixe fritar um pouquinho. Adicione a massa de tomate e deixe apurar por cinco minutos em fogo baixo. Então adicione o feijão batido e a água. Deixe cozinhando em fogo brando até engrossar um pouco. Por fim, coloque sal e pimenta a gosto, junte a farinha e vá misturando sem parar por mais cinco minutos, ainda em fogo baixo. Essa quantidade de farinha resulta num tutu um pouco mais mole. Se você preferir tutu de feijão mais consistente e sequinho é só adicionar mais duas colheres de farinha de mandioca. É importante que a farinha de madioca seja mais fina e torrada para obter um prato refinado e saboroso. Depois é só desligar o fogo e acrescentar cheiro verde. Eu gosto de acrescentar couve bem fininha refogada por cima do tutu para servir.

DICA 1. Se você quiser pode colocar uma pimenta de cheiro cortadinha sem sementes. Fica delicioso. Também pode incrementar seu tutu com calabresa e ovos cozidos.

DICA 2. Cozinhando o feijão: Imagino que nem todos devem ter feijão cozido pronto para virar o tutu. Neste caso, darei a dica aqui. Pegue duas xícaras de feijão carioquinha, roxo ou o de sua preferência. Derrame sobre uma mesa limpa e separe pedras, sujeiras e grãos velhos ou mofados que por ventura estejam no feijão. Catar o feijão é muito importante. Já vi gente quebrando dentes em restaurantes por causa de pedra no feijão. Depois de catado, lave bem em água corrente e escorra. Encha a panela de pressão até a metade com água, coloque o feijão, uma folha de louro, (dica da Izabela), tampe e deixe cozinhando por 30 minutos. Eu não costumo adicionar sal e outros temperos.  Tire a pressão e abra a panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais 15 minutos para engrossar o caldo. Está pronto para ser refogado. Dá pra congelar assim também. Outras referências de como cozinhar feijão você encontra em: Socorro na Cozinha e Sobre Tudo.

Aguardem o próximo post da receita do Bife Rolê que aprendi com meu pai. Obrigada por acompanhar o blog. Deixe sua opinião sobre as receitas e sobre o blog. Lerei e responderei com carinho.

21 Comentários

  • Glaci

    11 de julho de 2010, às 23:00. Responder

    Que delícia! Hoje eu também fiz tutu, frango coradinho e ao molho. Almoçei tanto que fiquei triste. Seu pai da mesma forma. A tia Adélia adorou.

  • valentina

    26 de novembro de 2010, às 18:05. Responder

    Menina, tutu a paulista??não conhecia. fiquei encantada com a roseta. aonde a gente compra isto no Brasil? Supermercado?

    • leiliane

      26 de novembro de 2010, às 23:55. Responder

      Oi Valentina! A roseta comprei em Tupaciguara MG. Já vi pra vender no mercado central de BH.

  • idaias

    18 de março de 2011, às 22:14. Responder

    ola sou mineiro do norte de minas, moro no Rio Grande do Sul, faço muito aqui a comidinha mineira, deixo os gaucho de boca aberta. Ja fiz este prato aqui. ficaram loucos.

    • leiliane

      18 de março de 2011, às 23:01. Responder

      Olá Iddaia, parabéns pelas receitas e pelo dom de cozinhar!
      Volte sempre aqui no blog, dê sugestões e deixe seus comentários.
      Obrigada!

  • Rafael Pedrosa

    03 de maio de 2011, às 00:41. Responder

    Boa noite!
    Queria tirar a duvida sobre o feijão do tutu, o feijão precisa ser batido? Meu pai faz um sem bater o feijão e fica muito bom, isso faz o prato não ser chamado mais de tutu?
    Obrigado, e se puder me avisar pelo e-mail da resposta eu agradeço.

    • leiliane

      03 de maio de 2011, às 01:06. Responder

      Obrigada pela visita Rafael! Pela pesquisa, não é necessário bater o feijão para tranformá-lo em tutu. Basta adicionar temperos e farinha de mandioca ou milho para engrossar. Abraços E volte sempre

  • Nayana

    17 de maio de 2011, às 14:29. Responder

    Que delícia

  • kakau

    24 de outubro de 2011, às 19:23. Responder

    ola! parabéns muito bom, mande mais receitas que vou estar acompanhando, beijão

  • samuel benedito fernandes

    10 de dezembro de 2011, às 10:00. Responder

    alô, muito legal ! Sempre acompanho suas receitas. Gostei muito do tutu de feijão. Fiz diversas vezes.

    • leiliane

      10 de dezembro de 2011, às 10:49. Responder

      Samuel,
      Fico feliz que acompanhe o blog e que goste das receitas. Obrigada pelo prestígio e pela visita! Abraços e volte sempre aqui no blog.

  • CLEIDE

    02 de fevereiro de 2012, às 11:06. Responder

    Adorei a sugestão de acompanhamento p o tutu, mas como faço a batata para ficar sem despedaçar e não ficar dura?

    • leiliane

      12 de fevereiro de 2012, às 15:16. Responder

      Obrigada pelo comentário no blog.
      Para as batatas não ficarem moles, mas cozidas, descasque, corte em pedaços grandes e coloque-as numa panela grande com água até cobri-las. Adicione a folha de louro e 1 colher de sobremesa de sal. Leve-as ao fogo médio. Assim que atingir fervura, conte entre 10 a 15 minutos.
      Verifique se estão cozidas espetando um garfo. Se precisar, deixe um pouco mais no fogo.

      Caso faça na panela de pressão, coloque-as na panela de pressão e assim que começar a chiar, conte 8 minutos. Estarão prontinhas mas sem desmanchar.

      Volte sempre!

  • jose

    23 de fevereiro de 2012, às 21:25. Responder

    Oi! Sou uma mistura de tudo de bom deste Brasil mineiro e capixaba, moro sozinho de vez enquando me arrisco a pilotar o 4 boca rsss, por coincidencia tentei fazer um tutu aqui em casa. Depois de comer o meu cai duro resolvi investigar como se faz direito um tutu. Tentarei fazer igual a tua receita baby e postarei novos comentarios de minhas descobertas atraves do seu blog beijao

  • Rodrigues Gonzales

    04 de agosto de 2013, às 12:22. Responder

    Nossa!!!!Fantástico!!!Maravilhoso!!
    Sinceramente,eu não sabia fazer feijão Tutu,mas depois que segui passo a passo de sua dica,aprendi,e fiz um Tutu MARAVILHOSO.
    Obrigada pelas dicas!Beijos!!!

    • leiliane

      12 de agosto de 2013, às 11:45. Responder

      Oi Rodrigues!
      Obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenga dado certo.
      Volte sempre!

Comente