mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Frango assado festivo

01 de dezembro de 2017 | Aves e Peixes

Sabe aquele frango saboroso, suculento, com a casquinha toda dourada e crocante? Depois de fazer frango assado muitas vezes, com diversas técnicas e diferentes receitas creio que cheguei àquela que mais tenho gostado no momento. Envolve um certo esforço, mas o resultado vale muito a pena. As etapas da receitas são: cortar, temperar, preparar para o forno e assar.

1. Cortar
Na etapa de corte, o que faço é o famoso frango borboleta, retirando a coluna e abrindo as costas do frango. Isso irá permitir que o frango asse mais rápido e de maneira uniforme. E fica mais mais bonito e fácil de cortar na hora de servir. Para cortar o frango borboleta, utilize uma tesoura própria para culinária. Corte ao longo da lateral da coluna, dos dois lados. Depois, vire o frango e force sua mão sobre o peito do frango, fazendo com que ele fique aberto.

2. Temperar
Quanto ao tempero, gosto de marinar o frango da noite para o dia, na geladeira. Além do sabor, a marinada garante que a ave fique bem macia e suculenta por dentro. A minha marinada é basicamente um soro preparado com 1 xícara de sal, 1/2 xícara de açúcar e alguns itens que dão sabor como casca de laranja ou limão, dentes de alho esmagados, folhas de louro e pimenta do reino em grãos. Se houver um restinho de vinho branco na geladeira, também coloco. Aqui, cada um dá seu toque pessoal. Pode adicionar cravo, canela em pau, ervas como tomilho e alecrim, salsão… Crie a combinação de sabores que você mais gosta. Se quiser fazer uma marinada mais festiva, aqui tem uma receita maravilhosa de Como temperar Peru de Natal.

3. Preparar para ir ao forno
O pulo do gato para obter a casquinha crocante do frango assado está no preparo antes de levá-lo ao forno. Primeiro, coloque o forno para aquecer a 180 graus. Então drene a marinada e escorra bem o frango, com ajuda de uma peneira ou escorredor de macarrão. E depois de colocar o frango na forma ou refratário, secar bem a pele do frango com várias folhas de papel toalha. Se preferir, pode secar com um pano de prato limpo (que só poderá ser usado para essa finalidade e lavado em seguida, devido a riscos de contaminação). Agora entra a rainha da deliciosidade: manteiga. Gosto de preparar 2 colheres de sopa de manteiga com um dente de alho amassado e 1 colher de sobremesa de sal. Aqui também cabe a criatividade. A manteiga pode conter ervas, raspinhas de limão e etc. Metade da manteiga deve ser colocada embaixo da pele do peito do frango e a outra metade espalhada sobre ele. Agora basta salpicar um pouco de açafrão da terra e páprika por todo do frango e levar ao forno. Às vezes coloco ervas de provence e um pouco de alho em pó.

4. Assar
Por fim, mas não menos importante: banhar o frango com o líquido que solta durante o tempo de forno. Esse passo é importante para conseguir essa cor marrom dourada bem bonita. Gosto de fazer isso a cada 10, 15 minutos. Se você deixar o frango lá no forno sem banhar com o líquido, ele pode ficar com a pele machada (alguns pontos claros e outros muito escuros). O tempo de forno desse frango costuma ser de 1 hora (frango pequeno assado em temperatura média de 180 graus). Para saber se o frango está assado, basta espetá-lo com uma faca afiada ou palito comprido. Se estiver macio e sair um líquido transparente, está pronto. Se o líquido sair rosado, ainda precisa de mais tempo assando. Depois de assado, deixe-o repousar por alguns minutos antes de servir.

Esse método pode ser utilizado para qualquer ave. Inclusive é uma boa pedida para o Natal. É só caprichar na decoração: coloque o frango num prato grande ou bandeja, enfeite com alguns ramos de alecrim, louro, uvas, castanhas ou romã. Tenho certeza que vai ser sucesso!

 

2 Comentários

  • cleo

    04 d dezembro d 2017, às 10:14. Responder

    maravilha as dicas como abrir o frango, adoreiiii

    • leiliane

      12 d dezembro d 2017, às 10:20. Responder

      Obrigada Cleo! Abraços

Comente