mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Frango ensopado com açafrão-da-terra

06 de março de 2012 | Aves e Peixes

Gosto muito de comer frango cozido com açafrão. Minha avó Violeta fazia quase todo dia. Para temperar o frango ela usava alho, cebola, açafrão e coentro. Deixava cozinhar vagarosamente com bastante água, até o caldo ficar grosso. O sabor desse franguinho amarelo e bem cozido é de um aconchego sem tamanho. Veja a receita:

Frango ensopado com açafrão-da-terra

Ingredientes:

1kg de coxas e sobrecoxas de frango
1 colher de sopa de vinagre branco
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola picada
2 colheres de óleo ou azeite
1 colher de sobremesa de açafrão-da-terra
1 litro de água quente
Cheiro verde a gosto

Preparo:

1. Tempere as coxas e sobrecoxas com vinagre, sal e pimenta do reino. Se você preferir, pode retirar a pele do frango, para um prato mais magro.

2. Numa panela alta que tenha tampa, em fogo médio, coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o frango temperado, espalhe sobre ele o açafrão-da-terra e refogue um pouco mais.

3. Adicione a água quente, misture um pouco, tampe a panela e reduza o fogo. Deixe cozinhar por uns 20 ou 30 minutos. Aproveite esse tempo para preparar o acompanhamento: arroz, feijão, salada, batatas salteadas

4. Vez por outra, verifique se o caldo está ficando mais grosso. Se secar demais, acrescente mais água. Estará pronto quando o frango estiver soltando do osso, bem cozido.

5. Desligue o fogo, corrija o sal se necessário, acrescente o cheiro verde e delicie-se. (Nesse dia eu não tinha cheiro verde, mas acrescentei umas folhinhas de manjericão)
Bom apetite!

Curiosidade: O açafrão que minha avó usava é o açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma em alguns lugares. Da mesma família do gengibre, é encontrado em pó nos supermercados e feiras. É comumente utilizado para colorir e realçar o sabor dos alimentos. Dentre suas inúmeras propriedades medicinais, baixa o colesterol, ativa funções hepáticas, regula o metabolismo, antiinflamatório, antioxidante, protetora do sistema cardiovascular. É um verdadeiro remédio.

6 Comentários

  • fabio da silva lima

    05 d outubro d 2016, às 14:21. Responder

    Amei conhecer essa receita. Introduzi a partir de hoje o açafrão na dieta de minha família. Vou preparar o frango hoje com sua receita e já estou com água na boca. beijos.

  • Valeria

    09 d março d 2016, às 22:53. Responder

    Estou fazendo neste exato momento o seu franguinho. Tá ficando muito bom.

    • leiliane

      23 d março d 2016, às 17:55. Responder

      Fico feliz que tenha gostado, Valéria!

      Abraços e volte sempre por aqui.

  • JRFJ

    18 d outubro d 2012, às 18:10. Responder

    Vou fazer um igualzinho.

  • Juliana

    08 d março d 2012, às 07:20. Responder

    Humm, que delícia, Leili! Vou fazer..Me lembrou do Marrocos! bjs Ju

  • Letícia

    06 d março d 2012, às 19:10. Responder

    Ai, isso tem jeito de comida da vovó mesmo! Deu até dorzinha no coração de saudade da minha 🙂

Comente