mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Usando temperos – Frango com páprica

14 de abril de 2012 | Aves e Peixes

No meu novo trabalho tenho um colega de origem Húngara chamado Lorant. Ele participa de um grupo que mantem as tradições de seu povo e até desfilou na escola de samba Rosas de Ouro esse ano. Numa de nossas conversas, perguntei sobre a culinária típica da Hungria. Ele me respondeu que um dos principais pratos da sua cultura é o Goulash, um guisado de carne que leva páprica como tempero. Me lembrei que nunca havia usado páprica, apesar de gostar muito de pimentão e sempre ver aqueles saquinhos para vender, com páprica doce e páprica picante.

Por acaso, dei uma vasculhada em uns temperos que havia comprado em Londres e encontrei um cuja base era páprica. Resolvi usar no frango assado. Ficou delicioso. E agora acho que vou usar mais páprica na minha comida!

Frango com Páprica

Ingredientes (para 6 pessoas)

1,5 kg de coxinhas de asa (drumet)
4 batatas cortadas em 4
8 dentes de alho
2 colheres de azeite
1 colher de vinagre balsâmico
1 ramo de alecrim
tempero com páprica
Dica: Se você quiser preparar esse tempero em casa sugiro a seguinte combinação: coloque 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de páprica, pimenta do reino moída, 1 cebola ralada. Misture tudo.

Preparo:

1. Num pirex ou forma grande, tempere o frango com o tempero pronto (reserve um pouco do tempero), o vinagre, o alecrim e o azeite. Esfregue bem esse tempero no frango e deixe descansar por alguns minutos.

2. Enquanto isso, coloque o forno para pré-aquecer em fogo baixo.  Descasque e corte as batatas. Separe os dentes de alho (não é necessário descascar o alho).

3. Distribua e acomode as batatas e os dentes de alho na forma com o frango. Espalhe o restante do tempero sobre os pedaços de frango e batata. Leve ao forno médio por 40 minutos.

4. Retire do forno quando a casquinha estiver bem crocante e avermelhada. Excelente opção para um almoço delicioso no fim de semana! Aproveite.

Curiosidade: A páprica é uma especiaria obtida do pimentão-doce depois de seco e moído, muito usada na cozinha como condimento. Costuma ser vendida em saquinhos,  junto das ervas secas e especiarias, no supermercado.

6 Comentários

  • angel

    23 d dezembro d 2014, às 22:33. Responder

    Eu não conhecia bem em quais os pratos ia bem a paprica doce, fiquei curiosa e procurei me informar, adorei as dicas e as receitas agora posso usar nos meus pratos sem medo e saboriar uma doce iguaria !!hummm

  • Lorant

    29 d abril d 2012, às 00:00. Responder

    Olá Leiliane !
    Obrigado pela menção, fiquei honrado…
    De fato, a maioria dos pratos húngaros vai “paprika”…
    Até um omelete vai bem com esse tempero!
    Esse frango que você preparou também deve ter ficado uma delícia !
    quem sabe, pode até virar um novo prato húngaro!
    Beijos,
    Lorant

  • Danielle Carneiro

    16 d abril d 2012, às 14:53. Responder

    Sempre uso páprica, mas não imaginava que era feito à base de pimentão.
    Esse franguinho tá com uma cara bôua!
    Bjs

  • Letícia

    14 d abril d 2012, às 16:52. Responder

    Esse frango está com uma aparência incrível! Seu novo trabalho tem relação com comida? Beijo!

    • leiliane

      14 d abril d 2012, às 18:13. Responder

      Oi Letícia!
      Vc viu que falei do seu blog na receita do pão de sálvia? Seu blog é ótima fonte de pesquisa para receitas de pão.
      Quem me dera poder trabalhar com comida. Quem sabe um dia terei meu restaurante. Continuo atuando como analista de processos e gosto muito tb.
      Beijos e bom findi!

Comente