mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Moqueca de peixe e camarão

23 de junho de 2012 | Aves e Peixes

Moqueca de peixe e camarão
Esses dias eu tive uma vontade enorme de comer uma boa moqueca de peixe com camarão. Até fui a um restaurante mas não era aquele sabor que eu procurava. Então resolvi preparar uma moqueca bem simples em casa, mesmo sem ter a bendita panela de barro. Busquei algumas receitas na internet e me inspirei Moqueca Capixaba do Tudo Gostoso. Ficou uma delícia, cheia de aromas e sabores. Com o caldinho formado também preparei o pirão para acompanhar. Realizei meu desejo de comer moqueca e encontrei o sabor que meu paladar procurava. Veja como é facil de fazer:

Moqueca de peixe e camarão

Ingredientes:
500g de lombo de badejo
200g de camarão
1/2 limão
sal e pimenta do reino a gosto
4 tomates picados
2 cebolas médias picadas
1 punhado de coentro picado
1 punhado de cebolinha picada
2 dentes de alho
1 colher de sopa de urucum em pó
Azeite

Preparo:

1. Descasque o camarão, corte o lombo de badejo em 4 pedaços grossos e tempere com sal, pimenta do reino e suco de meio limão. Reserve.

2. Prepare os demais ingredientes. A cebolinha e o coentro devem estar bem picadinhos. O tomate e a cebola podem ser picados em pedaços maiores ou em rodelas finas.

3. Num socador, junte os dentes de alho, o urucum, um pouquinho do coentro picado, 1/2 colher de chá de sal e amasse bem até formar uma pasta.

4. Na panela coloque um fio de azeite e a pasta amassada. Esfregue delicadamente os pedaços de peixe no fundo da panela e reserve-os novamente. Ligue o fogo somente depois disso.

5. Em fogo médio, refogue a cebola, o tomate, a cebolinha e o coentro picados (reserve um pouquinho dos verdes para decorar no final). Quando estiver bem refogado e soltando o caldo, acomode os pedaços de peixe na panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida acrescente o camarão. Deixe cozinhar por mais 10  a 15 minutos. Enquanto isso faça o pirão.

6. Em uma panela pequena a parte, coloque umas 5 conchas do caldo retirado da moqueca. Ligue o fogo e assim que atingir fervura, acrescente 2 colheres de farinha de mandioca torrada. Vá mexendo até que a mistura fique bem cozida e cremosa.

7. Ao final, decore com a cebolinha e o coentro reservados.

Sirva bem quente, acompanhado de farofa, pirão e arroz branco. Sucesso garantido, uma verdadeira explosão de sabores!

4 Comentários

  • Luiz

    18 d novembro d 2015, às 11:26. Responder

    Melhor é na panela de barro preta lá das paneleiras. Quem quiser…é só pedir que despacho.

  • Guloso e Saudável

    02 d julho d 2012, às 14:27. Responder

    Oi Leili,
    Linda moqueca, deliciosa e mais 5 gotas de pimentinha, humm delicia, ótima sugestão.
    Bom inicio de semana, beijo,
    Vânia

  • Daniella Carrara

    25 d junho d 2012, às 18:37. Responder

    Oi Leili! Como vai a nova vida? Estou voltando aos poucos a fazer minhas visitas aos blogs queridos agora que meu bebe já está maiorzinho. Adorei essa moqueca! Bjos

Comente