canada goose Schweiz canada goose online moncler damen moncler acorus moncler Schweiz

Bacalhau da Tia Maristela

02 de abril de 2010 | Aves e Peixes

Bacalhau da Tia Maristela

Bacalhau é um peixe nórdico e tradicionalmente faz parte do cárdapio dos brasileiros. Faz sucesso em datas religiosas no Brasil, em especial, na sexta-feira da paixão. A origem deste hábito alimentar é portuguesa. Alguns historiadores dizem que Cabral já trazia bacalhau nas primeiras caravelas, principalmente porque ele pode ficar conservado por quase 6 meses e por ser bastante nutritivo.

Será minha primeira experiência culinária com o Bacalhau, e fazendo algumas pesquisas, aprendi que tudo começa na escolha do peixe e no processo de “dessalgagem”. O processo de dessalgagem demora de 24 a 48 horas, dependendo da largura das postas. Usei o método rápido, começando a prepará-lo na noite anterior. Vou tentar descrever de forma detalhada a receita, considerando que o bacalhau já passou pelo processo de dessalgagem (que é em essência, passar o Bacalhau por alguns minutos em um fio de água, e depois deixar de molho em uma vasilha de água, na geladeira, por no mínimo 12 horas). A receita foi inspirada no maravilhoso bacalhau feito por minha tia Maristela na páscoa passada. É bem leve e saboroso, confira a receita completa e as fotos do preparo.

Ingredientes:
350g de Bacalhau
4 Ovos cozidos
6 Batatas pequenas descascadas e cortadas em rodelas de 0,5cm de espessura
1 Pimentão verde cortado em fatias finas
1 Cebola roxa cortada em rodelas finas
Salsinha picadinha
Alho poró fatiado
Azeitona Preta ( 10 a 15 unidades)
Azeite ( a gosto )
1 lata de Creme de Leite
Ervas de Provence

Preparo:
1 ) Ferventar o bacalhau, e assim que a água começar a ferver, por volta de 10 minutos depois,  você retira e desmancha o bacalhau em lascas, utilizando garfo e faca. Na mesma água e panela, cozinhe as batatas, sem deixá-las ficar muito moles
2 ) Cozinhe quatro ovos
3 ) Enquanto o bacalhau e os ovos cozinham, você pode cortar os demais ingredientes.
4 ) Em um pirex disponha as lascas do Bacalhau, depois as batatas, cebola, alho, salsinha, azeitona, pimentão e por fim os ovos.
5 ) Salpique um pouquinho de ervas de provence sobre o prato. As ervas conferem um perfume delicioso ao prato. Mas não exagere na quantidade.
6 ) Seja generoso e coloque bastante azeite. Sugiro algo como umas 3 ou 4 colheres de sopa. O ideal é que seja um bom azeite virgem.
7 ) Finalmente, coloque os 200 ml de creme de leite por cima.
8 ) Leve ao forno (pré-aquecido, 180 graus) por 20 minutos.

Este prato fica muito bem acompanhado com um arroz branco, cuja receita já dei aqui. Também cai bem uma salada de folhas verdes. Bom apetite!

4 Comentários

  • antonio ramos

    19 d março d 2013, às 19:23. Responder

    eu preciso aprender mais com vc

  • Carla Duclos

    02 d abril d 2010, às 19:34. Responder

    Nossa, eu ADORO bacalhau! Essa receita já entrou pra minha lista. Vou *ter* que fazer. 🙂

    Beijo,

    • leiliane

      04 d abril d 2010, às 11:11. Responder

      Que bom que gostou da receita. Achei bem fácil de fazer e fica mesmo uma delícia…

Comente