mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Biscoito espremido, Peta ou Biscoito de polvilho

20 de Abril de 2017 | Bolos e Quitandas

Também chamado de peta por muitas pessoas, o biscoito espremido é um biscoito de polvilho e ovos, cujo ponto da massa é bem mole e, para modelar os biscoitos, usa-se um saco de confeitar com um furo na ponta. Quando eu era criança, lembro da minha avó assando esse biscoito e outras quitandas no fogão a lenha. Era tão bom aquele cheirinho de coisa gostosa no ar… E no fim da tarde ainda completava tudo isso com um café fresquinho… Tão bom lembrar desse tempo e, principalmente, manter a tradição de cozinhar essas delícias! Na minha última viagem para Tupaciguara, houve um dia em que minha mãe e eu passamos a manhã e a tarde assando quitandas. Uma das receitas do dia foi o biscoito espremido. Coloqueio passo a passo no instagram, com pequenos vídeos das etapas de preparo:

Sapecando o polvilho:

A post shared by Leiliane (@leiliane) on

Ponto da massa:

A post shared by Leiliane (@leiliane) on

Modelando o biscoito:

A post shared by Leiliane (@leiliane) on

Veja a receita:

Biscoito espremido ou Peta

Ingredientes

  • 4 xícaras de polvilho doce
  • 1 e 1/2 xícaras de óleo
  • 1 xícara de água quente
  • Sal a gosto
  • Ovos até dar o ponto da massa (aproximadamente 7 ovos médios)

Modo de preparo

  1. Coloque o óleo para aquecer numa panela até ficar bem quente (saindo fumaça). Em outra panela ou chaleira, aqueça a água.
  2. Disponha o polvilho numa tigela ou bacia de metal ou vidro, junte o sal e misture.
  3. Derrame lentamente o óleo quente sobre toda a superfície do polvilho. Mexa com uma colher de pau. Em seguida, acrescente a xícara de água fervente e mexa um pouco mais. Reserve e deixe esfriar.
  4. Quando essa mistura estiver fria, acrescente ovos, 1 a 1, e amasse com as mãos até obter uma massa bem mole. O ponto da massa é quando você junta a massa e ela escorre lentamente, se espalhando.
  5. Preaqueça o forno a 160 graus. Coloque parte da massa pronta num saco de confeitar, enchendo apenas 2/3 do saco, para ficar fácil de modelar. Corte a ponta do saco de confeitar e experimente modelar um biscoito (a espessura do biscoito não deve ser muito grossa, pois ele vai crescer).
  6. Modele os biscoitos na forma onde vai assar, deixando um pouco de espaço entre eles. Coloque para assar por 10 a 12 minutos. Repita o processo até terminar a massa.
  7. Esse biscoito fica excelente com um cafe bem quentinho! Sabor de quitanda de vó!
http://www.leiliane.com.br/bolos-e-quitandas/biscoito-de-polvilho/

 

 

 

4 Comentários

  • Amanda Bicalho

    21 d Abril d 2018, às 22:47. Responder

    Oii, queria saber para fazer esse biscoito qual é o tamanho da xícara, é de café ou xícara de chá?
    Por que eu nunca acerto a quantidade.
    Obrigada

    • leiliane

      22 d Abril d 2018, às 01:38. Responder

      Olá Amanda! Eu sempre uso aquela xícara medidora (com capacidade de 240ml). Tem xícaras e colheres medidoras na cozinha é uma grande ajuda, e vc encontra por preços bem acessíveis.
      Abraços e volte sempre por aqui.

  • Alencar Tadeu Winter

    28 d Janeiro d 2018, às 11:00. Responder

    Primeira vez que acesso seu blog. Estava quase desistindo de encontrar uma receita com araruta. Vi essa com polvilho doce e vou substituir pela araruta.Minha mãe e avó eram quitandeiras de mão cheia. Herdei um pouquinho do dom. Adoro fazer esses tipos de quitandas para tomar com café. Espero que dê certo. Vou acessar mais vezes e tentar outras receitas. Ótimo seu blog. Boa sorte para você.

    • leiliane

      29 d Janeiro d 2018, às 09:03. Responder

      Muito obrigada Alencar.
      Espero que a receita dê certinho para você.
      Qualquer dúvida, estou sempre às ordens.
      Grande abraço e volte sempre por aqui.

Comente