mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Bolinho de fubá de canjica

13 de janeiro de 2017 | Bolos e Quitandas

Há tempos já deveria ter publicado essa receita aqui. Bolinho de fubá de canjica é uma guloseima clássica na minha família. Esses bolinhos de fubá são tão queridos que precisamos registrar e passar a receita à diante. Aprendi com a Vovó Maria, observando, fazendo e perguntando. Me lembro muito bem dela, com seu avental improvisado, fritando essas bolinhas na palena de ferro. A casa imediatamente ficava com aquele aroma de conforto, misturando o cheiro do bolinho fritando com o café quentinho sendo coado no bule! Confira a receita:

Bolinho de fubá de canjica

Bolinho de fubá de canjica

Ingredientes

  • 1 copo de leite integral (250ml)
  • 3 ovos
  • Fubá de canjica (o quanto baste - geralmente uso umas 4 ou 5 colheres de sopa bem cheias)
  • Sal a gosto
  • Óleo pra fritar

Modo de preparo

  1. Aqueça o leite até levantar fervura.
  2. Enquanto isso (1 olho no gato e outro no peixe) separe as gemas das claras e bata as claras em neve com sal (pode ser na batedeira ou com batedor de arame manual). Junte as gemas e bata um pouco mais.
  3. Adicione a seguir o leite aquecido e misture manualmente (essa parte gosto de fazer com fouet). Depois acrescente, as colheradas, uma por uma, do fubá de canjica, mexendo bem, pois ele vai cozinhar no leite quente.
  4. O ponto é quando a massa demora mais pra cair da colher, com um pouco de resistência, num formato arredondado ovalado. Ajuste o sal a gosto.
  5. Cubra a massa com um pano enquanto coloca o óleo para aquecer em fogo médio numa panela funda e larga, com tampa. (Aqui vai precisar de bastante óleo, pois estamos falando de fritura por imersão).
  6. Com o óleo quente, mantendo o fogo médio (mas não saindo fumaça), derrube as colheradas de massa, uma a uma, até quase preencher a superfície do óleo, com uma folguinha pois os bolinhos vão crescer. Tampe a panela e deixe fritando. Depois destampe e vire os bolinhos com ajuda de uma escumadeira. Frite até ficar com a casquinha bem morena. Repita a operação até a massa acabar. Entre uma fritada e outra, recomendo abaixar o fogo pro óleo não sapecar.
  7. Sirva os bolinhos com manteiga e um cafezim fresco!
http://www.leiliane.com.br/bolos-e-quitandas/bolinho-de-fuba-de-canjica/

3 Comentários

  • ELISA

    23 d janeiro d 2017, às 17:22. Responder

    amei o blog

  • Yamily @emagrecercerto

    13 d janeiro d 2017, às 19:51. Responder

    Que receita fácil! Vou experimentar.

  • Lylia

    13 d janeiro d 2017, às 13:39. Responder

    Imagino até você fazendo esses bolinhos no capricho, Leili! Saudades das suas gostosas comidinhas!
    Bj,
    Lylia

Comente