mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Para fazer com as crianças: Bolinhos de cenoura com cobertura de chocolate

26 de março de 2018 | Bolos e Quitandas

Uma das coisas que mais gosto de fazer é cozinhar com crianças. Descobri essa vocação cozinhando com minhas sobrinhas e filhos e filhas de minhas amigas. Cozinhar com crianças é super leve. O processo é uma grande brincadeira e tudo vira motivo de alegria e risadas – até quando a receita dá errado. Além da diversão garantida, a brincadeira é um momento de aprendizado. Então cozinhar com elas é uma oportunidade de apresentar novos alimentos, conversar sobre saúde, ensinar tarefas domésticas e compartilhar afeto… Quem sabe pode até despertar nelas um talento para a culinária. Afinal, cozinhar bem é algo maravilhoso para a vida e pode até virar uma profissão.

Fazendo bolinhos com minhas sobrinhas e meu amigo Pedro.

Existem detalhes super importantes para se levar em conta ao cozinhar com crianças: a idade deve ser compatível com a atividade, a cozinha deve ser acessível e a segurança deve vir em primeiro lugar: nada de deixar crianças pequenas mexerem com fogo e objetos cortantes. É necessário se preparar antes, organizar todos os ingredientes e utensílios e explicar bem direitinho para a criança como será a brincadeira!

Uma das receitas que mais gosto de fazer com elas é bolinho ou cupcake. São práticos pelo tamanho e rapidez no preparo, podem ter diversos sabores, e as crianças podem até levar na lancheira para a escola. Na execução da receita, elas podem adicionar ingredientes, misturar, quebrar os ovos, cheirar, sentir a textura de cada ingredientes… Na hora de decorar os bolinhos vem o momento da criatividade, em que elas podem combinar diferentes confeitos e frutinhas.

Bolinhos de Páscoa

Como estamos nos aproximando da Páscoa, a receita do meu bolinho junta a cenoura e o chocolate e é super simples de fazer. A massa do bolo é aquela clássica de cenoura e a cobertura é uma ganache de chocolate meio amargo. Para as fotografias, eu usei um bico de confeitar. Se quiser também pode mergulhar os bolinhos na ganache e depois decorar com confeitos. Veja a receita:

Cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate

12-15 cupcakes

Cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes

    Para os bolinhos
  • 2 xícaras de cenouras cortadas em rodelas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de óleo vegetal
  • 2 ovos grandes
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
    Para a cobertura de ganache
  • 100g de chocolate meio amargo em barra
  • 200g de creme de leite
    Principais utensílios
  • Liquidificador, assadeira com furos própria para cupcakes e forminhas de cupcakes.

Modo de preparo

    Preparo dos bolinhos
  1. Retire os ingredientes que estiverem na geladeira meia hora antes de começar a receita. Coloque o forno para preaquecer a 180˚C. Prepare a assadeira, colocando uma forminha de cupcake dentro de cada buraco.
  2. Em uma tigela grande peneire a farinha, o fermento, o sal. Misture e reserve.
  3. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas para que você possa medir 2 xícaras.
  4. Coloque as cenouras no liquidificador e junte o óleo, os ovos e o açúcar. Bata bem até que fique uniforme e as cenouras estejam bem trituradas.
  5. Derrame a mistura batida sobre a farinha e mexa delicadamente até que obter um creme liso. Não mexa em excesso, somente até ficar bem misturado.
  6. Coloque 2 colheres de sopa da massa em cada forminha (não encha até a borda para os bolinhos não transbordarem). Leve ao forno por aproximadamente 18 minutos, até que estejam assados. Retire do forno e deixe esfriando enquanto prepara a cobertura.
    Preparo da cobertura
  1. Pique o chocolate e coloque numa tigela que possa ir ao microondas. Adicione o creme de leite ao chocolate picado e leve ao microondas, potência média, por 1 minuto. Retire e misture. Repita o processo até o chocolate ficar derretido. Então é só misturar bem e deixar esfriar.
  2. Se você quiser apenas mergulhar o topo dos bolinhos, pode usar a ganache mais mole. Se quiser usar o saco de confeitar, coloque a ganache na geladeira até ficar firme e mexa um pouco antes de usar. Então é só confeitar e decorar seus bolinhos e depois se deliciar com eles!
http://www.leiliane.com.br/bolos-e-quitandas/bolinhos-de-cenoura-e-chocolate/

 

2 Comentários

  • Leticia

    21 d abril d 2018, às 21:21. Responder

    Acabei de fazer. Ficou uma delícia! Obrigada pela receita.

    • leiliane

      22 d abril d 2018, às 01:29. Responder

      Que bom que gostou, Letícia! Obrigada por deixar seu comentário e volte sempre. Abraços

Comente