mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Bolo clássico de chocolate do Panelinha

04 de abril de 2014 | Bolos e Quitandas

bolo de chocolate

Fui convidada para um café da tarde na casa da minha prima Raquel. Ela é super fã da Rita Lobo e nos preparou o bolo clássico de chocolate do blog Panelinha. O bolo é perfeito! Muito fofo e super saboroso! Não tive dúvidas e repeti a receita em casa. E a foto do Felipe Bastos valorizou ainda mais a beleza e a delícia desse bolo. Veja a receita:

Bolo clássico de chocolate

Ingredientes do bolo:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara de chá de leite
manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar a forma

Preparo do bolo:

1.  Retire os ingredientes da geladeira 1/2 hora antes de começar o bolo, para que fiquem em temperatura ambiente. Coloque o forno para aquecer em temperatura baixa. Unte uma fôrma grande redonda com furo com manteiga e polvilhe com chocolate em pó.

2. Numa tigela à parte, peneire a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Misture e reserve. Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio em pó.

3. Na batedeira, bata a manteiga amolecida até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.
DICA: Se a manteiga não estiver mole, corte-a em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer.

4. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.

5. Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa.

6. Leve o bolo para assar a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar o ponto. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos antes de desenformar. Desenforme o bolo num prato bonito e aguarde esfriar completamente para espalhar a cobertura sobre ele.

Cobertura de Ganache
Para fazer a cobertura, você vai precisar de 200g de chocolate meio amargo, 100ml de creme de leite fresco e 1 colher de sopa de mel ou açúcar.  Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma panela, junte o creme de leite, o mel ou açúcar e leve ao fogo baixo. Misture até derreter o chocolate. Se quiser deixar a calda mais brilhante, acrescente uma colher de manteiga. Deixe esfriar e endurecer um pouco, antes de espalhar sobre bolo.

3 Comentários

  • Simone

    14 d abril d 2017, às 20:13. Responder

    Muitooo bom! Não tem como errar!

  • Daniele

    06 d junho d 2016, às 14:59. Responder

    Excelente receita! Obrigada!

  • Guloso & Saudável

    06 d abril d 2014, às 10:39. Responder

    Bom dia Leili,
    Impossível não adorar bolo de chocolate, é um clássico que faz sempre sucesso.
    Tem receita nova e Promoção Coqueiro 40 dias de Prêmios, lá no blog.
    Beijos, boa semana,
    Vânia

Comente