mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key

Bolo de Maracujá da Mariana

10 de novembro de 2011 | Bolos e Quitandas

Bolo de Maracujá

Durante o período da faculdade em Caldas Novas, tive colegas maravilhosos. Nós dividimos momentos de alegrias, frustrações, diversão, problemas… Uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida foi conviver com aquelas pessoas como se fôssemos parte de uma família. Houve possibilidade de cultivar amizades verdadeiras. E mesmo que não nos falemos tanto quanto gostaríamos, as boas lembranças eu levarei comigo pelo resto dos meus dias.

Naquela época, eu e Mariana éramos as “cozinheiras de plantão”. A Mari sempre foi talentosa, detalhista e todos os trabalhos que ela fazia ficavam impecáveis. Não era diferente na cozinha. E esse bolo de maracujá eu aprendi com ela. O bolo é super gostoso e deixa sua casa perfumada enquanto está no forno. Além de cheiroso e saboroso, não leva leite, o que diminui as calorias e atende a quem tem intolerância a lactose. Vamos à receita:

Bolo de Maracujá

Ingredientes:
4 ovos
3 colheres de sopa (bem cheias) de margarina
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
3 maracujás
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
1. Retire os ingredientes da geladeira para que fiquem em temperatura ambiente. Coloque o forno para aquecer em temperatura baixa, enquanto prepara o bolo. Unte e enfarinhe uma forma com furo, de aproximadamente 25 a 30cm de diâmetro.

2. Retire a polpa dos maracujás e coloque numa tigela. Mantenha as sementes, pois elas vão para a massa.

Dicas da Mari:
O maracujá tem uma película laranja na polpa, uma espécie de goma que liga a polpa à casca. Essa goma tem que ser retirada, pois azeda o bolo. Então não adianta, tem que colocar a mão mesmo. Coloque a polpa dos 3 maracujás numa tigela retire essas gomas. A quantidade de polpa de maracujá tem que ser mais ou menos um copo de 250ml.

 película da polpa do maracujá

3. Utilizando duas tigelas, separe as claras das gemas, colocando as gemas na tigela em que irá bater o bolo. Acrescente uma pitada de sal nas claras e bata-as em neve. Reserve.

4. Junte o açúcar com a margarina e as gemas e bata bem, até formar um creme claro. Em seguida adicione a polpa de maracujá com as sementes, a farinha de trigo e bata um pouco mais. Inlcua o fermento em pó e misture bem até ficar homogêneo.

5. Por último,  junte as claras em neve, agregando-as delicadamente. Despeje a mistura na forma e leve ao forno 180 graus por 20 a 25 minutos.

massa do bolo de maracujá

Enquanto o bolo assa sua casa vai ficar tão cheirosa!  Se quiser, peneire açúcar de confeiteiro sobre o bolo antes de servir. As sementinhas do macarujá na massa ficam crocantes e dão um toque especial ao bolo. Supimpa!

Bolo de Maracujá

6 Comentários

  • Daniela

    26 d abril d 2012, às 16:31. Responder

    Oi Leili,
    Finalmente fiz essa receita hj. O bolo saiu do forno e está com a cara boa, mas fiquei com algumas dúvidas:
    1- A “goma” do maracujá que deve ser retirada é toda aquela parte não aderida à semente?
    2- Vc coloca água junto com a polpa? Medi a qdade obtida com 3 polpas de maracuja e deu aproximadamente 100mL, bem distante dos seus 250mL, por isso estou perguntando se vc coloca água.
    Como não tinha mais maracujá, usei suco concentrado. Depois te conto no que deu…

    • leiliane

      28 d abril d 2012, às 08:44. Responder

      Olá Daniela,

      Primeiro, obrigada pelos comentários aqui no blog.
      Sobre a sua dúvida, essa goma é uma película grossa, não é a polpa do maracujá.É como se fosse a membrana que envolve a gema do ovo.
      Só colocando a mão, como expliquei na receita, você vai conseguir retirá-la. Já vi outras receitas que não recomendam a retirada dessa membrana. Mas aqui eu reproduzi fielmente a receita da minha amiga Mari, que utiliza esse método. Eu acho que faz diferença.
      Quando faço esse bolo, compro maracujás bem graudos. Geralmente 3 unidades são suficientes para completar 250ml. Se você usar maracujás menores ou com menos polpa, naturalmente, precisará de mais unidades para completar 250ml de polpa.
      Espero ter respondido sua dúvida.
      Volte sempre por aqui. Abraços.

  • valentina

    30 d novembro d 2011, às 20:51. Responder

    Amei esta receita. Tenho que fazer o teu bolo delicioso – sim porque com estes ingredientes e modo de preparo tem que ser show

  • Carol Souza

    10 d novembro d 2011, às 17:29. Responder

    Esse bolo é divino! As cozinheiras (Mari e Leili) são talentosas!! Parabéns à ambas, beijos, Carol

  • Fernanda

    10 d novembro d 2011, às 16:10. Responder

    Huummmm vim conhecer a sua cozinha e ja fiquei para o café rs, adorei seu blog estou seguindo, venha conhecer o meu tb.

    Bjoks
    Nanda

  • Tatiana

    10 d novembro d 2011, às 15:38. Responder

    Hum… com um cafezim deve ficar perfeito!
    Adorei!

Comente