canada goose Schweiz canada goose online moncler damen moncler acorus moncler Schweiz

Bolo de pêra e nozes

22 de abril de 2011 | Bolos e Quitandas

Pêras e nozes
Olá pessoal,

Esses dias andei sumida pois minha mãe veio me visitar. Dediquei meu tempo para dar atenção a ela na última semana. Afinal, mãe é tudo de bom. Ela trouxe vários presentinhos lindos pra mim de Minas: queijo, crochê, gamela, café… Depois vou colocar uma fotinha aqui.
Essa semana comprei muitas frutas. E eu queria aproveitar todas elas. Nada de ficar jogando comida fora, né. Das maçãs, fiz um suco, com casca e tudo, e umas gotinhas de limão. Das pêras, preparei um bolo, aproveitando também algumas nozes que estavam dando sopa no armário. Adoro o cheirinho de bolo assando no forno. E esse bolo deixou um aroma maravilhoso por toda a casa. Uma delícia! Veja a receita:

Bolo de pêra e nozes

Ingredientes:
4 ovos
1 xícaras de açúcar refinado
3 colheres de manteiga
1 pote de iogurte natural
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de nozes amassadas
2 pêras picadas em cubinhos
1 pitada de canela em pó
1 pitada de noz moscada moída

Preparo:

1. Retire os ingredientes da geladeira para que fiquem em temperatura ambiente. Ligue o forno para aquecer em temperatura baixa, enquanto prepara o bolo. Unte e enfarinhe uma forma com furo, de aproximadamente 30cm de diâmetro.

2. Utilizando duas tigelas, separe as claras das gemas, colocando as gemas na tigela em que irá bater o bolo. Acrescente uma pitada de sal às claras e bata-as em neve. Reserve.

3. Junte o açúcar, a manteiga, as gemas e bata bem, até a mistura ficar clara.  Acrescente o iogurte e a farinha e bata até ficar homogêneo. Adicione o fermento e misture bem. Retire a tigela da batedeira.

4. Ao final, com ajuda de uma colher, adicione as pêras picadinhas, as nozes e as claras em neve, agregando-as delicadamente. Despeje a mistura na forma e leve ao forno 180 graus por 25 minutos.

Bolo na forma

Desenforme e se quiser, polvilher açúcar e canela sobre o bolo. Com certeza quem comer vai adorar. Sirva com um cafezinho ou um chá refrescante. O bolo fica super macio, úmido e aromático. Bom apetite!

Bolo desenformado
Fatia

1 Comentário

  • Daniella

    24 d abril d 2011, às 23:02. Responder

    Hum…quase que senti aqui o aroma delicioso deste bolo… Beijinhos

Comente