mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Bolo Fudge de Chocolate

04 de Fevereiro de 2014 | Bolos e Quitandas

Há algum tempo ganhei de presente da Verônica o Baking day, um livro que gosto muito. Ele é cheio de receitas deliciosas de bolos, tortas, muffins e biscoitos. E um dos bolos que fiz foi o bolo fudge de chocolate.

chocolate fudge cake 1

O bolo é uma delícia, bem fofinho, úmido e saboroso. A farinha de amêndoas dá um toque super especial no sabor e na textura do bolo. Sem a cobertura, esse bolo ele é um sucesso aqui em casa. Na receita original da cobertura, havia muita, mas muita manteiga. Por isso reduzi essa quantidade quando fui fazer meu bolo. Mesmo assim, achei bem forte. Veja a receita, com minhas adaptações:

Bolo Fudge de Chocolate

Ingredientes do bolo:
175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
175g de açúcar cristal
3 ovos batidos
1 colher de sopa de mel
40g de farinha de amêndoas
175g de farinha de trigo
1 pitada de sal
40g de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes da cobertura:
200g de chocolate meio amargo em barra
55g de açúcar mascavo
100g de manteiga sem sal cortada em cubinhos
5 colheres de sopa de leite
1 colher de café de extrato de baunilha

Preparo:
1. Retire os ingredientes da geladeira para que fiquem em temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20cm de diâmetro.

2. Para a massa do bolo, junte a manteiga e o açúcar na tigela da bateira. Bata até obter um creme fofo e suave. Continue batendo e junte os ovos, um a um. Acrescente o mel, a farinha de amêndoas e misture bem, obtendo um creme.

3. Desligue a batedeira e Junte então a farinha de trigo, o sal, o chocolate em pó, o fermento e mexa com uma colher de pau até incorporar bem os ingredientes secos no creme formado.

4. Coloque a mistura na forma untada e enfarinhada. Com ajuda de uma colher, deixe a massa reta e bem distribuída na forma. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Para verificar se o bolo está pronto, pode fazer o teste do palito. Depois de assado, deixe o bolo esfriar por completo. Se você dispor de uma grade de confeiteiro, pode colocar o bolo para esfriar nela.

6. Para a cobertura, você deve juntar o chocolate picado, açúcar mascado, manteiga, leite e extrato de baunilha numa panela com fundo grosso. Aqueça em fogo baixo e não pare de mexer, até que o chocolate esteja todo derretido e a mistura homogênea. Desligue o fogo, coloque a mistura numa tigela, tampe e leve à geladeira por uma hora.

7. Para montar o bolo, retire a cobertura da geladeira. Desenforme o bolo frio e coloque-o  num prato grande bem bonito. Cubra o bolo todo com o creme de chocolate. Decore como preferir – usei as costas de uma colher de sopa, encostando e levantando sem parar sobre a cobertura, para dar esse aspecto de picos pequenos.
DICA: Se preferir, pode fazer uma torta (basta cortar o bolo ao meio e usar 1/3 da cobertura como recheio).

chocolate fudge cake fatia

5 Comentários

  • Andreia

    24 d Abril d 2014, às 20:06. Responder

    Este bolo deve ser delicioso. Irei fazê-lo

  • Guloso & Saudável

    05 d Fevereiro d 2014, às 04:20. Responder

    Bom dia Leili,
    Lindo bolo, de chocolate e amêndoas ficou irresistível, não só pela beleza como também pelo delicioso sabor.
    Beijo,
    Vânia

  • Daniel Souza

    04 d Fevereiro d 2014, às 19:25. Responder

    esse eu comi, e estou chorando só de lembrar.

  • Natalia

    04 d Fevereiro d 2014, às 19:09. Responder

    Com farinha de amêndoas sem dúvida fica mais gostoso. Essas fotos me deixaram super na vontade…queria um pedaço quentinho agora mesmo! (:

  • Lylia

    04 d Fevereiro d 2014, às 14:31. Responder

    Que bolo, Leili! Adoro bolo de chocolate e esse vou fazer.
    Bj,
    Lylia

Comente