mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Bolo de chocolate para café da manhã

07 de fevereiro de 2010 | Bolos e Quitandas


Gosto muito de bolo. Especialmente de bolos de aniversário de criança, com recheio e cobertura. Mas bolos simples também tem seu lugar, quando acompanham com charme uma xícara de café, chá ou leite num café da manhã. A receita de hoje tem essa finalidade e pode ser feita naquele dia em que você quer sair do trivial pão com manteiga. Veja a receita aqui:

Ingredientes:

3 ovos (claras em neve)
1 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de margarina
raspas de meio limão
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
50g de chocolate meio amargo picadinho

Preparo:

1. Ligue o forno para aquecer em temperatura baixa, enquanto prepara o bolo. Unte e enfarinhe uma forma com furo, de aproximadamente 20cm de diâmetro.
2. Utilizando duas tigelas, separe as claras das gemas, colocando as gemas na tigela em que irá bater o bolo. Acrescente uma pitada de sal nas claras e bata-as em neve. Reserve.
3. Junte o açúcar e a margarina com as gemas e bata bem, até a mistura ficar bem homogênea. Em seguida, coloque as raspas de limão, a farinha, o chocolate e o leite e continue batendo. Junte o fermento em pó e misture até a massa ficar uniforme.
4. Por fim, coloque o chocolate picadinho e as claras em neve, misturando delicadamente. As claras em neve deixam o bolo aerado e macio. Despeje a mistura na forma e leve ao forno 200 graus por 25 minutos.
5. Retire do forno e aguarde esfriar para desenformar. Sirva como quiser e delicie-se.

DICA: No lugar das raspas de limão, você pode colocar um pouquinho de cravo triturado ou canela em pó. Essas especiarias conferem um perfume maravilhoso ao bolo, e deixam aquele gostinho de quero mais!

21 Comentários

  • Pri

    02 d dezembro d 2013, às 18:08. Responder

    Poxa, o meu não saiu muito bem,
    Vou tentar refazer.
    Acho q é meu forno

    • leiliane

      03 d dezembro d 2013, às 08:12. Responder

      Pri,

      Não sei exatamente o que pode ter ocorrido. Mas já te passo algumas dicas que valerão para todos os bolos que vc fizer. Essas dicas ajudam o bolo a crescer e dar certo.

      1. É imprescindível testar o fermento antes de mais nada. Coloque um pouquinho de fermento no fundo de uma xícara, acrescente um pouquinho de água e misture. Se borbulhar, está bom. Se nada acontecer, o fermento deve ser descartado e substituído por um novo

      2. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Tire-os da geladeira sempre uns 30min antes de fazer a receita. Quando gelados, o leite, ovos e manteiga tendem a render bolos solados ou embatumados.

      3. Peneirar os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate em pó) ajuda o bolo a ficar mais fofinho e leve.

      4. Sempre pré-aquecer o forno (acender o forno quando começar a massa). Se você acender o forno na hora de por o bolo, pode perder o efeito do fermento e das claras e o bolo vai demorar demais pra assar.

  • Marina

    24 d setembro d 2013, às 15:54. Responder

    Olá,

    Sou sua seguidora a pouco tempo e adoro me atrever na cozinha. Fiz esse bolo ontem e foi APROVADO por todos. Gostaria de saber se posso colocar a mesma cobertura que foi colocada no bolo de chocolate suave de sua mesma autoria.

    • leiliane

      24 d setembro d 2013, às 17:57. Responder

      Olá Marina,

      Fique a vontade para usar a cobertura, pois vai combinar muito!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Volte sempre por aqui…Abraços

  • Didi

    08 d fevereiro d 2013, às 15:04. Responder

    Sabe como minha sobrinha chama esse bolo, Leili? “O bolo maravilhoso do Diogo”. Virou rotina, se venho em Pontalina tenho que fazê-lo. Eu sempre coloquei ela para me ajudar. Mesmo ainda não sabendo cozinhar, ela já faz um bom bolo.

  • Vanessa

    25 d agosto d 2012, às 17:32. Responder

    Esse bolo é divino mesmo, o fiz numa versão diet há algumas semanas e tudo mundo em casa está me cobrando a repetição. Parabéns!!!!!!!

    • leiliane

      27 d agosto d 2012, às 14:10. Responder

      Oi Vanessa. Me conte como é essa ssua versão light do bolo. E volte sempre a me visitar.

      • Vanessa J Silva

        18 d dezembro d 2017, às 18:06.

        Oi Leiliane desculpe demorar te responder, mas não tem segredo apenas troquei o açúcar por adoçante de forno e e os ingredientes com açúcar como achocolatado e chocolate picado por versões sem açúcar, geralmente os bolos feitos com adoçante não ficam tão bons, mas esse bolo depois que eu fiz, minha mãe nunca mais quis fazer bolos diets para mim, me transferiu a missão.
        Parabéns!!!!

  • nubia

    28 d agosto d 2011, às 19:36. Responder

    ainda nao fiz mais pelo jeito muito delicioso farei no proximo final de semana parabens

  • Didi

    17 d janeiro d 2011, às 19:42. Responder

    Oi Leili, deixa eu te dizer, nestes dias eu estava buscando por uma receita do Jamie Oliver no canal da gnt – de chocolate quente. Ele ensinava fazer chocolate quente com gema, pois bem, não encontrei a receita, mas encontrei uma de bolo de chocolate que acredito ser esta a versão brasileira do bolo. Depois confere. Hoje a Lo me pediu para fazer este bolo novamente. Está no forno, só que, como não tinha limão, fiz com canela em pó. Bjos e saudades. Um abraço enorme.

    • leiliane

      20 d janeiro d 2011, às 22:56. Responder

      Didi, eu nunca tinha visto uma receita de bolo de chocolate do jamie oliver antes. No meu livro tem apenas uma receita de brownie. Esse meu bolo é da receita padrão que sempre faço. Só adicionei pedacinhos de chocolate.
      Abraços! E obrigada pelo comentário

  • Didi

    17 d abril d 2010, às 19:05. Responder

    Eu o fiz. Realmente tem gosto de manhãs passadas em sua companhia! Você e sua culinária… é mágica, algum truque ou são apenas as raspas de meio limão? Você é uma alquimista dos tempos modernos!

    • leiliane

      18 d abril d 2010, às 12:02. Responder

      Além das raspas de limão, há vários pequenos truques ao fazer um bolo. A sequência de execução da receita e a prática na cozinha ajudam muito no resultado. O mais importante eu acho que é a satisfação em alimentar as pessoas. É sentir que as pessoas se deleitam ao provar da sua comida. Bjos Didi. Obrigada pelo prestígio.

  • giovana

    26 d fevereiro d 2010, às 10:45. Responder

    sou muito fã desta blogueira……

  • Fernando

    09 d fevereiro d 2010, às 23:50. Responder

    Eu provei, e provaria de novo, e de novo e repetiria…
    Muito bom, chocolate marcante, mas suave, levemente doce e muito macio.
    Show de bola, ou melhor, show de bolo!!!

  • Thilza

    08 d fevereiro d 2010, às 15:03. Responder

    O bolo? MARAVILHOSO!! Tem um gosto de convencional e sofisticado,lembra o tradicional e bom bolo de chocolate, mas é um dos mais leves e delicados que já comi e além disso, tem um gosto “teimoso” de quero mais. Provei com um café fresquinho e hummm… lambi os dedos depois. Adorei!

  • Guga

    08 d fevereiro d 2010, às 10:36. Responder

    Eu não. Minha dona =D

  • Guga

    08 d fevereiro d 2010, às 09:27. Responder

    Simplesmente delicioso. Leve, saboroso, e a gente ainda mordia em umas surpresas que eu ainda não identifiquei o que era [agora fui ler na receita, as raspas de limão!]. Sensacional, dona!

    • leiliane

      08 d fevereiro d 2010, às 09:45. Responder

      Obrigada Guga, que bom que gostou! Vai tentar fazer em casa?

  • leiliane

    08 d fevereiro d 2010, às 08:58. Responder

    Que bom que gostou! A receita está registrada exatamente como foi executada. Agora fica fácil de repetir o sucesso. E você também pode preparar em sua casa!

  • Bito

    08 d fevereiro d 2010, às 08:45. Responder

    Eu provei agorinha e está PERFEITO! Maravilhoso! Fofinho, não muito doce, desmanchando na boca… o único problema é que era um pedaço só! ehehhe
    bjão!!!

Comente