mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Rosca enrolada (cinnamon rolls)

02 de julho de 2012 | Bolos e Quitandas

Cinnamon rolls roscas recheadas

Tenho uma memória de cheiros e sabores muito rica. Me lembro claramente do perfume e do sabor de certas coisas que costumava comer. Uma delas era a rosca enrolada tipo rocambole que eu comprava para lanchar na escola. Tinha prá vender no Gilberto (uma venda na esquina), perto da minha casa, em Tupaciguara. Na padaria também vendiam essa rosca – a chamavam de pão húngaro – com recheio de coco ralado e cobertura açucarada. Hoje, temos essa receita de cinnamon rolls, cuja massa é bem parecida com a da rosca da minha infância. Tem a mesma textura e sabor, alterando só o recheio. Encontrei a recomendada receita de Cinnamon Rolls do Pecado da Gula. Fiz a receita dobrada. Metade da massa eu recheei como a receita manda (manteiga, açúcar mascavo e canela). A outra metade eu recheei com manteiga, açúcar cristal, coco ralado e raspinhas de limão). O resultado ficou explêndido: roscas macias, saborosas e fofínhas. Apenas chamo a atenção para um fator: necessidade de balança para executar a receita. Veja só:

Roscas enroladas (Cinnamon Rolls)

Ingredientes

Da massa:
400g de farinha de trigo para pães
32g de açúcar
6g de sal
60g de margarina
180g de leite
64g de ovo
10g de fermento seco para pão
40g de água morna

Recheio de canela:
25g de açúcar mascavo
4g de canela em pó
1 pitada de noz moscada
Margarina amolecida para espalhar na massa (cerca de 1 colher de sopa)
Deixe misturado o açúcar com a canela e a noz moscada

Recheio de limão e coco:
20g de açúcar cristal
20g de coco ralado
Raspinhas da casca de meio limão
Margarina amolecida para espalhar na massa (cerca de 1 colher de sopa)
Deixe misturado o açúcar com o coco e as raspas de limão

Cobertura:
60g de margarina
30g de cream cheese
40g de açúcar
10 gotas de essência de baunilha
Misture tudo e deixe reservado.

Preparo

1. Bata o ovo com o leite. Dissolva o fermento na água morna. Numa tigela,  junte a farinha, o açúcar, o sal, a margarina, o ovo batido com o leite e o fermento dissolvido. Misture tudo com colher de pau até que a farinha absorva todo o líquido.

2. Coloque a massa numa mesa ou bancada limpa, polvilhada com farinha.  Sove e bata bastante até que obter uma massa lisa e homogênea.
Dica da Akemi: “No começo não estranhe se ficar tudo grudado na mesa e nas mãos. Não coloque mais farinha do que o pedido. Conforme vai sovando, a água vai se evaporando e a massa começa a desgrudar das mãos.”

3. Faça uma bola com a massa e coloque-a novamente na tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar abafado por aproximadamente uma hora (até que a massa dobre de volume).

4. Após ter crescido, separe a massa em duas porções iguais. Coloque 1/2 porção da a massa na mesa enfarinhada e amasse formando uma tira comprida. Use o rolo de massa para esticar até o tamanho aproximado de 9x40cm. Com ajuda de um pincel ou colher, espalhe a margarina amolecida na superfície da massa, deixando 5cm da borda sem untar. Espalhe o recheio em cima da margarina.

5. Enrole delicadamente a massa formando um rocambole. No final, aperte a massa para dar firmeza ao rolo. Corte o rocambole em pedaços de 5cm e coloque os rolinhos numa forma retangular grande untada com margarina . Disponha os rolinhos separadamente na forma, pois eles vão crescer um pouco mais. Repita a operação com a outra parte da massa para fazer os rolinhos de coco e limão. Deixe fermentar até dobrar de volume novamente (por volta de 30 minutos)

Cinnamon rolls roscas recheadas crescidas

6. Pincele as rosquinhas com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até ficar dourado. Depois de assadas, espalhe a cobertura de açúcar sobre superfície das rosquinhas ainda quentes.

Cinnamon rolls roscas recheadas assadas

Deixe esfriar um pouquinho e se delicie! Muito, muito gostosos!

2 Comentários

  • Tássio

    09 d julho d 2012, às 16:20. Responder

    Kramba Leili que coisa mais gostosa deve ser essa rosca hummm comi agora a pouco e já me deu fome de novo :p saudades, sucesso, bjão 🙂

  • Akemi

    02 d julho d 2012, às 20:52. Responder

    Leili, seus rolinhos ficaram super apetitosos, em especial o de coco com raspas de limão! Obrigada por creditar e parabéns pelo delicioso espaço! Bjss

Comente