Uma sopa vietnamita deliciosa – Pho Noodle Soup

12 de setembro de 2013 | Caldos e Sopas

Pho Noodle Soup é uma sopa de origem vietnamita deliciosa. Consiste em um caldo quente saborosíssimo, derramado sobre uma tigela recheada de macarrão de arroz, brotos, carne, coentro, manjericão e pimenta. Experimentei essa sopa no restaurante Ginger, em Toronto. Nunca me esqueci daquele sabor único, criado a partir de tantos outros sabores e aromas marcantes: frescor, suavidade, picância, equilíbrio; tudo junto ali na minha frente. Foi tão especial pra mim que acabei fazendo a receita em casa.

pho noodle soup 1

Pesquisei bastante e encontrei duas ótimas referências: a receita de Pho noodle soup do blog Steamy Kitchen e esse vídeo detalhado da Helen Recipes. Fiz algumas adaptações: substitui o osso por um corte argentino de costela de vaca e como não tinha anis estrelado, coloquei sementes de erva doce. Fazer Pho noodle soup é trabalhoso, com muitos ingredientes, mas é barato e o resultado é recompensador. Super nutritiva, saborosa e aromática, excelente para dias frios! Confira a receita:

Pho Noodle Soup com carne (receita adaptada)

Ingredientes para o caldo (rende 3 litros de caldo)
1kg de costela de vaca com osso
2 pedaços de gengibre cortados em fatias grossas
1 cebola grande cortada ao meio
1 colher de café de sementinhas de erva-doce (pode ser substituido por 2 anis estrelados)
2 pedaços de canela em pau
4 unidades de cravo da índia
1 dente de alho
6 grãos de pimenta branca
1 porção de coentro
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 sachê de hondashi (molho de peixe)

Preparo do caldo

pho6
1. Coloque bastante água para esquentar numa panela grande. Quando estiver fervendo, coloque a costela de vaca na panela e deixe ferventar por 5 minutos.

carne

2. Retire a água e lave a carne para retirar as espuminhas e impurezas que se soltaram (o caldo deve ser bem límpido). Devolva a costela para a panela, adicione 5 litros de água e leve ao fogo. Enquanto isso, prepare os temperos.

3. Numa frigideira quente, coloque a cebola e o gengibre. Deixe tostar até ficar meio escuro e acrescente na panela com a carne. Na mesma frigideira, toste também canela, cravo, grãos de erva-doce, pimenta e o dente de alho. Em seguida coloque na panela com a carne. Esse procedimento serve para soltar os óleos essenciais dos temperos, ervas e especiarias, trazendo assim o sabor para o caldo.

caldo 2

4. Acrescente também ao caldo o coentro, açúcar, shoyu e molho de peixe. Deixe cozinhando lentamente por 2 horas. Vá retirando as impurezas e espuminhas que se formam na superfície do caldo. Você saberá se caldo está pronto quando a carne da costela estiver bem macia. Depois e só coar direitinho o caldo, retirando tudo que é sólido para obter um caldo bem limpo. Coloque o caldo numa panela limpa e o mantenha em aquecimento até servir. (ao invés de colocar uma nova carne, utilizei a carne cozida da costela para fazer minha guarnição.

Ingredientes da guarnição
1 porção de macarrão de arroz cozido al dente em água
brotos de feijão (usei de alfafa)
folhas de manjericão fresco
coentro fresco
pimenta dedo-de-moça cortada em fatias
cebolinha verde picada
fatias de carne (pode ser da cozida)
fatias de limão

Acompanhamentos

Servindo a sopa
Numa tigela coloque 1 porção de macarrão cozido no fundo. Acondicione os brotos, as fatias de carne, os temperos e condimentos de maneira que fique bem organizado.
Coloque o caldo quente sobre os ingredientes. Coloque a tigela sobre um prato de apoio e ofereça uma fatia de limão, hashi e colher para o caldo. Bom apetite!

pho noodle soup

7 Comentários

  • Patrícia

    13 d janeiro d 2016, às 15:58. Responder

    Olá! Obrigada por disponibilizar a receita. Comi essa sopa em Toronto em um restaurante vietnamita e minha hostmother também fazia e ficava ainda mais deliciosa (ela colocava fishballs). Percebo que existem muitas diferenças em diversos sites sobre essa receita. Mas agora finalmente entendi o caldo de carne!
    Obrigada!

    • leiliane

      18 d janeiro d 2016, às 10:14. Responder

      Olá Patrícia!

      Fico feliz que tenha gostado da receita!

      Abraços e volte sempre por aqui!

  • Priscilla

    10 d julho d 2015, às 14:11. Responder

    Ficou fabuloso!!

  • darwin

    13 d maio d 2015, às 10:30. Responder

    Olá! Comi essa sopa em Toronto e Montreal também, é uma delícia mesmo. Desde que voltei do Canadá procuro por receitas das sopas que lá experimentei. Udon noodle soups são excelentes. Tenho duas receitas diferentes, mas de Pho bo ainda não consegui achar uma que me parecia com as que experimentei no Canadá, esta me parece bem interessante, vou fazê-la hoje!

  • Luis

    25 d janeiro d 2015, às 10:32. Responder

    Muito bem explicado!
    É excelente o resultado

  • Danielle Carneiro

    13 d setembro d 2013, às 14:15. Responder

    Nossa, essa sopa mexe comigo! =)

Comente