mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key

Sopa creme de abóbora cabotiá

15 de agosto de 2013 | Caldos e Sopas

Dia desses me deu uma vontade de comer um refogado de abóbora com quiabo. Gosto da abóbora cabotiá ou japonesa, aquela com a casa bem grossa e verde escura e a polpa bem alaranjada. Acho a cabotiá mais saborosa e adocicada. E de textura mais cremosa também. Minha predileta!
Pedi ao meu marido que fosse comprar os ingredientes. A abóbora estava tão boa que ele comprou 1 inteira. Como dava trabalho pra descascar, resolvi fazer o serviço logo de uma vez. Com ajuda do Daniel, descascamos a abóbora toda, tiramos as sementes e cortamos em cubos. Fiz meu refogado no almoço. E para o jantar preparei uma sopa creme de abóbora que me surpreendeu.

creme de abóboraFicou uma delícia! Super saborosa, cremosa e aveludada. Com o que sobrou da abóbora cozida eu fiz um purê simples e congelei para pratos futuros. Veja a receita:

Sopa creme de abóbora cabotiá

Ingredientes para a sopa
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho amassados grosseiramente
1 pimenta de cheiro cortada pela metade
1 cebola cortada em pedaços grandes
1 folha de louro
1 talo de salsão
2 xícaras de abóbora cabotiá descascada e cortada em cubos
1 litro de água fervente
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
1. Coloque a água para aquecer numa chaleira ou panela à parte. Descasque e pique todos os ingredientes. Numa panela funda em fogo médio, coloque o azeite, o alho, a cebola, a pimenta e o louro. Refogue bem até a cebola amolecer.

2. Acrescente o salsão e a abóbora e vá refogando e mexendo até que a abóbora comece a ficar dourada. Acrescente a água quente e reduza o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar lentamente por uns 20 minutos.

3. Retire a tampa e verifique com um garfo se a abóbora já está bem cozida. Após cozida, utilize um liquidificador, processador ou mixer para triturar a sopa.

4. Volte para panela e deixe cozinhar mais alguns minutos em fogo baixo até obter um creme. Acerte o sal e a pimenta a seu gosto.

Guarnição:
100g de bacon em cubinhos
1 cebola cortada em rodelas finas
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
Salsinha e cebolinha frescas picadinhas

Numa frigideira rasa, refogue 100g de bacon em cubinhos até ficarem sequinhos. Acrescente a cebola e a pimenta e deixe refogar junto com o bacon até ficarem bem murchas e douradas. Ao servir a sopa, acrescente este refogado, salsinha e cebolinha picadinhas e voilá! Uma delícia!!!!

creme de abóbora 1

Curiosidade: A abóbora cabotiá, é também conhecida como abóbora japonesa, jerimum ou moranga. Ela não é muito calórica e possui baixo índice glicêmico. Rica em betacaroteno, vitaminas A, C e E, é fonte de fibras e seu consumo faz muito bem para a saúde. Fonte: Test Drive Gastronômico

11 Comentários

  • Maria da Conceição Figueira Caires

    13 d fevereiro d 2017, às 18:05. Responder

    Já fiz sopa duas vezes sem bacon, porém mesmo assim ficou maravilhosa.

  • Magna

    21 d junho d 2016, às 12:43. Responder

    Gente, mão precisa sofrer descascando a abóbora cabotiar, a casca dela é muito saborosa e nutritiva. É só lavar muito bem e aproveitar a casca também na receita. Eu fiz essa receita com casca e tudo e ficou muito bom!!

  • Renoaldo Kazmarek

    17 d junho d 2016, às 12:46. Responder

    Sempre que uso abóboras, asso no micro-ondas. Vinte minutos são suficientes para amolecê-las. Fica muito fácil utilizá-las depois. Abraço!

  • Adriana

    05 d fevereiro d 2015, às 17:43. Responder

    Adorei a receita, mas para cascar a abobora sem sofrimento, basta colocar uma panela com água suficiente para cobrir a abobora no fogo, quando estiver fervendo, coloque a abobora dentro, deixe até levantar fervura, tire do fogo e pronto,a casca fica macia e dá para cascar com facilidade.

    • leiliane

      08 d fevereiro d 2015, às 18:04. Responder

      Obrigada pela dica Adriana. Abraços e volte sempre por aqui.

  • Rosana Maria

    20 d novembro d 2013, às 18:31. Responder

    Hum!!! Que delícia! Essa receita foi a eleita para eu iniciar novos pratos (preciso treinar com pratos mais fáceis de modo que fique feliz com o resultado e não perca a esperança de ser um boa chef). Que pretenciosa hein!! Meus parabéns pelo seu site, pois transmite muito carinho e capricho em cada receita.

    • leiliane

      21 d novembro d 2013, às 09:20. Responder

      Olá Rosana,

      Obrigada pela visita ao blog. Fico muito feliz que tenha gostado. Quando fizer a sopa me conte o resultado. Um abraço e volte sempre.

  • May

    08 d setembro d 2013, às 19:38. Responder

    Oieee

    Adorei sua matéria e sua receita!

    Ficou muito nhaamiii nhamiiii de saborosa! rsss

    Parabéns pelo site!

    Bjuss

  • Danielle Carneiro

    27 d agosto d 2013, às 11:03. Responder

    Leili, parece deliciosa sua sopa!
    Uma dica da Rita Lobo: em vez de sofrer descascando a abóbora, apenas lave a casca direitinho,corte-a em pedaços grandes e leve ao forno com os temperos que desejar. Além dela ficar bem mais saborosa do que cozida, depois é só retirar a popa cozida e dispensar a casca.
    De qq forma, a casca assada também fica muito gostosa!
    Bjs

    • leiliane

      27 d agosto d 2013, às 15:45. Responder

      Muito inteligente a solução da Rita Lobo. Assar a abóbora intensifica ainda mais os seus sabores. Realmente facilita a vida.
      Obrigada pela dica Dani. Da próxima vez farei assim.

  • Natalia

    26 d agosto d 2013, às 11:00. Responder

    Sou louca por sopa de abobora com cebola, adicionando pimenta então…deve ter ficado uma delícia.

Comente