mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Almôndega mista da vovó Maria

28 de abril de 2015 | Carnes

Já falei diversas vezes aqui das receitas da minha avó Maria. Uma das que mais gosto de fazer é a almôndega mista, uma bolinha bem temperada e macia, feita da mistura de carnes bovina e suína. Um dos segredos dessas almôndegas é utilizar carne fresca (carne que já foi congelada não fica muito gostosa). Outro segredo é a combinação dos temperos: sal, alho, cebola, vinagre pimenta do reino, e pimenta bode. A pimenta bode dá um sabor super especial a pratos com carne de porco.  A vovó cozinhava essas almôndegas em temperatura baixa, imersas em óleo (uma técnica chamada confit, que confere maciez e muito sabor ao alimento). Para fazer no dia-a-dia, eu uso só um fio de azeite e refogo as almôndegas na frigideira antiaderente. O resultado é ótimo e mais saudável. E elas podem ser servidas como aperitivo, com macarrão, para recheio de sanduíches… Ficam uma delícia! Veja a receita:


almondegas 4

Almôndega mista da vovó Maria

Esta receita rende de 12 a 15 almôndegas pequenas

Almôndega mista da vovó Maria

Ingredientes

  • 250g de maminha bovina moída
  • 250g de pernil suíno moído
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 pimenta bode (se preferir um sabor menos picante, use somente a casca da pimenta e despreze as sementes)
  • pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de vinagre branco
  • 1 fio de azeite

Modo de preparo

  1. Num pequeno processador, processe o alho, a cebola, o sal e a pimenta bode. Se não tiver o processador, amasse o alho com o sal e a pimenta, e rale a cebola.
  2. Numa tigela, junte as carnes moídas com o tempero preparado, a pimenta do reino, o vinagre e misture bem. Modele as bolinhas em tamanhos iguais (eu uso como medida uma colher de sobremesa).
  3. Depois de modeladas, você pode congelar as bolinhas em porções, em saquinhos bem fechados (duram até 3 meses).
  4. Para preparar as almôndegas, aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque 1 fio de azeite e acomode as bolinhas. Vá virando as bolinhas à medida que o lado de baixo ficar dourado. Quando o fundo da frigideira estiver bem sujinho da borra de carne, pingue um pouquinho de água e tampe, para ajudar no cozimento. Estarão prontas quando bem coradas em volta e cozidas por dentro. Elas ficam muito saborosas!
  5. Neste dia eu servi as almôndegas como aperitivo, acompanhadas de farinha de mandioca crocante, pimenta tabasco e uma cerveja bem gelada!
http://www.leiliane.com.br/carnes/almondega-mista/

 

1 Comentário

  • Fla

    28 d abril d 2015, às 11:45. Responder

    Leiliane, que delicadez essas almondegas!
    Nunca fiz com carne mista, até porque dificilmente encontro carne suína moída para comprar e quando resolvo fazer algo vai no processador mesmo. Mas achei sua dica super preciosa! Vou fazer e te conto!
    Beijos,
    Fla

Comente