Filé mignon suíno grelhado

01 de maio de 2011 | Carnes

Tiras de flié com cebola prontos para servir

Olá pessoal,

Hoje vou dividir com vocês uma receitinha bem simples, de uma carne que gosto muito: filé mignon suíno. Também conhecido em alguns lugares como filezinho de porco, trata-se de um corte correspondente ao filé mignon bovino. É macio, mais avermelhado que o lombo e mais suculento. A carne de porco é uma ótima alternativa à carne de vaca nesses tempos de preços altos. E além de mais barata, é bastante saborosa e charmosa. Costuma agradar paladares (principalmente dos mineiros) quando bem temperadinha com alho e pimenta, e submetida a um cozimento mais lento, que deixa seu interior macio, bem passado e uma cor marrom-dourada na superfície. E quanto aos que têm medo de comer carne de porco, há estudos que comprovam que a gordura do porco é menos ofensiva à saude do que a gordura do boi. É claro que, se você comer torresminho todo dia, isso pode te prejudicar. Mas um lombinho ou filezinho de porco não faz mal a ninguém. Esse bife de filé suíno aprendi a fazer com minha mãe.Vamos à receita:

Filé mignon suíno grelhado (para 4 pessoas)

Ingredientes:
2 peças de filé mingnon suíno (aproximadamente 500g) abertos em bife
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de café de sal
2 dentes de alho amassados
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
suco de meio limão
1 cebola cortada em tiras

Preparo:

Peças de filé suíno
1. Abra as peças do filé suíno em bifes. Faça um corte ao meio e vá abrindo as laterais, fazendo cortes até obter um bife todo cheio de sulcos.

Preparando os bifes suínos
Bife pronto

2. Tempero-os com o vinagre, o alho, o sal, a pimenta e o limão. Deixe descansar por alguns minutos.

Bifes temperados
3. No fogão, aqueça uma frigideira ampla em fogo alto. Coloque um fio de azeite e refogue os bifes de filé. À medida que a carne grelhar, acrescente pequenas quantidades de água quente. Desta forma ela ficará bem douradinha por fora.

Bifes prontos
4. Assim que os filés estiverem bem cozidos e dourados, retire da frigideira e corte-os em tiras grandes numa tábua. Devolva-os para a frigideira, acrescentando então as cebolas. Deixe refogar bem. Se você gostar de um molho, coloque um pouquinho mais de água e desligue.

Tiras de flié com cebola prontos para servir

Está prontinho e cai muito bem numa refeição, acompanhado de arroz, farofa salada ou até uma mandioca cozida.

7 Comentários

  • karina

    01 de agosto de 2011, às 13:21. Responder

    Delicioso

  • Rodolfo Ricci

    07 de agosto de 2011, às 10:41. Responder

    Uma receita fácil e de um paladar excepcional. Se tornou um prato muito adorado pelo pessoal aqui de casa. A única mudança que fiz na receita foi, antes de voltar o filé em tirinhas, glaceio com a cebola cortada em tiras finas e em seguida coloco as tiras do filé.

  • Edda

    02 de junho de 2012, às 14:30. Responder

    Fiz agora esta receita e ficou deliciosa! Segui a mudança recomendada pelo Rodolfo Ricci, pois amo cebola glaceada…Obrigada
    Edda

  • Helany

    23 de novembro de 2012, às 12:03. Responder

    Huuummmmm!!! Delícia!!!

  • Simony

    15 de fevereiro de 2013, às 17:58. Responder

    Obrigada por salvar o meu jantar! Comprei o filé mignon suino pela boa aparência, mas não sabia como prepará-lo, até ler seu blog. Minha principal dúvida era como cortá-lo. Depois te conto como ficou.

  • Paulo

    20 de março de 2014, às 22:12. Responder

    Meus parabéns. Receita muito prática e fácil de fazer. Eu acho que coloquei um pouco de limão demais. Mas isso eu acerto na próxima :)

    • leiliane

      21 de março de 2014, às 09:26. Responder

      Que bom que gostou da receita Paulo!
      Obrigada pela visita e pelo feedback.
      Volte sempre por aqui. Abraços

Comente