mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Receita de Filé Suíno ao Molho de Laranja

02 de Fevereiro de 2010 | Carnes

Meu marido adora carne de porco. No último fim de semana, ele quis comer um filé suíno feito em casa, alegando que os restaurantes não valorizam adequadamente esta iguaria em seu preparo.  Depois de pesquisar algumas receitas, resolvi preparar o filé suíno ao molho de laranja. É bem simples: basta temperar e levar ao forno, fazer o molho e servir. Ele não gostou muito do molho de laranja. Acho que pode ficar melhor com molho ferrugem ou barbecue. Mas a carne fica dourada por fora, rosada e suculenta por dentro. Sabor indescritível! Veja a receita e o resultado:

Ingredientes para o filé suíno:
1 kg de filé suíno (muitos chamam de filezinho ou lombinho)
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda dijon em grãos
1 colher de sobremesa de sal
1 pimenta de cheiro sem sementes picadinha
1 cebola descascada e cortada ao meio
6 dentes de alho com casca
6 fatias finas de bacon

 

Preparo do filé:
Retire o excesso de gordura e tempere o filezinho com o vinagre balsâmico, o sal, a pimenta, a mostarda e o alecrim. Num refratário redondo, posicione o filé nas extremidades, e ao centro coloque a cebola e os dentes de alho. Coloque as fatias de bacon sobre o filé, conforme a foto seguinte. O alho, a cebola e o bacon deixarão a carne com aroma delicioso.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno 200º por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe corando por 15 minutos na temperatura de 180º. Desligue o forno e deixe a carne descansando enquanto prepara o molho.

Ingredientes do molho de laranja:
2 colheres de açúcar
suco de três laranjas
250ml de água quente
1 cubo de caldo de galinha
1 colher de manteiga
1 colher de farinha de trigo
raspas de meia laranja

Preparo do molho:

Numa panela em fogo baixo, derreta o açúcar e deixe caramelizar sem deixar escurecer trabalhando. Adicione o suco das laranjas, e vá misturando até o caramelo derreter. Acrescente o caldo de galinha dissolvido nos 250ml de água quente. Quando a mistura ferver, abaixe o fogo e deixe reduzir por 30 minutos. Acrescente sal a gosto e desligue o fogo. Em outra panela, em fogo baixo prepare o roux: derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo rapidamente para misturar, sem deixar empelotar. Adicione o molho de laranja quente ao roux e mexa delicadamente com um batedor manual, para obter uma mistura homogênea. Coloque as raspas de laranja e deixe o molho reduzir até adquirir uma textura cremosa e aveludada. Servir o molho sobre o filé.

Sirva o filé com o molho acompanhado de arroz branco e salada de folhas. Bom apetite!

2 Comentários

  • Sergio Correa de Siqueira

    12 d novembro d 2014, às 18:17. Responder

    A técnica de assar está uma delícia, mas o molho de laranja podia ser melhor. Experimente cortar o açúcar, e acrescentar um pouco de sal, pimenta do reino e 1/4 de xícara de passas brancas inchadas no vinho do Porto ou Marsala (o vinho que sobrar vai junto). Uma colher de sobremesa de mostarda de Dijon dá um azedinho legal, e raspas de limão siciliano ao invés de laranja dão uma acidez. Esqueça o caldo de galinha. Eu faço um roux de 2 colheres rasas (2 de farinha, 2 de manteiga) para 1/2 l. de suco.

  • zurilda rosar dos passos

    09 d julho d 2012, às 19:36. Responder

    muiiiiito bommm

Comente