mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key

Manifestações na Esplanada dos Ministérios – Orgulho e Indepêndência

07 de setembro de 2009 | Cotidiano

Pela primeira vez compareci ao desfile da Independência no dia 7 de setembro de 2009, na Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF. E “nunca antes na história desse país” eu havia me sentido tão orgulhosa de ser Brasileira. Foi uma manhã alegre pois durante a andança pelo gramado central, encontramos vários tipos de protestos e manifestações organizadas pelo povo. Esse é o Grande Acontecimento. Dois me deixaram com os olhos brilhando de tanta satisfação:

1. Campanha Ficha Limpa – Projeto de Lei de INICIATIVA POPULAR que pretende evitar que políticos condenados por crimes graves se candidatem.

Isso mexeu comigo. Como cidadã, meu maior desejo e o maior legado que poderia deixar para essa nação é a mudança da política eleitoral,  favorecendo a ética e desbancando a corrupção. Sonho em montar um projeto que exige dos candidatos no mínimo ensino superior na área política ou afins e nenhum registro de passagem pela polícia ou processo criminal, seja qual for.

São necessárias 1 milhão e 300 mil assinaturas  – 1% do eleitorado brasileiro – para levarmos o projeto Ficha Limpa ao congresso. Foi indescritível a sensação que tive ao assinar em favor desta luta contra a corrupção. Faltam apenas 200 mil assinaturas. E espero que aqueles Brasileiros conscientes e patriotas como eu possam contirbuir com sua assinatura para construirmos um amanhã mais promissor para essa nação. No vídeo você pode conhecer a campanha Ficha Limpa e saber como participar ativamente:

2. Fora Sarney – Um movimento que não pára! Hoje há uma agenda de manifestações em várias cidades do Brasil. Na capital não podia ser diferente. E foi, de fato, emocionante. Íamos descendo o gramado, no centro da Esplanada e fomos abraçados pelos jovens manistantes e seus gritos de Guerra:

“Fora Sarney – Ladrão!”
“Sarney Ladrão, devolve o Maranhão!”
“Sarney Safado, devolve o Senado!”
“Essa é de rir, o Senado já virou Sapucaí!”

O aglomerado de jovens com faixas, cartazes, megafone, apitos e batucada passavam incitando a participação de todos com o grito “Você aí parado, também foi roubado! “. Distribuíam cartões vermelhos para  que todos que se juntassem ao grupo. Foi mágico! O melhor foi pular em meio ao manifestantes e gritar: “Quem não pula é do Sarney! Quem não pula é do Sarney!”. Me senti viva, participativa!

Os gritos de guerra interessantíssimos podiam inspirar o Grabriel, O Pensador, Marcelo D2 e a galera do Funk. Aliás, estou sentindo falta das celebridades encabeçarem este movimento. Celebridades: Também precisamos que vocês se posicionem e participem!

A maioria dos manifestantes eram bem jovens. Não estavam portando bebidas alcoólicas ou objetos “suspeitos”. Uma manifestação tão pacífica não deveria ter gerado confronto algum. Porém, os “homens de preto” – seguranças – tentaram impedir que os jovens se posicionassem frente ao camarote presidencial. Gostaria de ter filmado ou fotografado o momento em que um dos “monkeymen” enforcou um manifestante até fazê-lo gritar e cair. Fiquei tão preocupada com a cena em minha frente que nem me lembrei de câmera. Mas essa cena foi filmada ou fotografa por pelo menos três pessoas e virá à tona em breve. Assim espero! Neste exato momento a esquadrilha da fumaça era coadjuvante da cena toda.

Agradeço a todos que estão participando de alguma forma de todos os atos, movimentos e manifestações a favor de Decência, Transparência e principalmente Justiça! Parabéns jovens dispostos e prudentes! É essa força e essa voz que me causam orgulho de ser Brasileira e que vai nos trazer a Independência de verdade!

A volta dos cara-pintada já era sem tempo

A volta dos cara-pintada já era sem tempo

4 Comentários

  • Ricardi

    12 d setembro d 2009, às 20:40. Responder

    Só para explicar que a Campanha Ficha Limpa procura impedir que politicos com Processos pendentes na justiça sejam candidatos…
    Ou seja,se uma louca acusar um politico de estupro sem fundamento ou prova alguma e o processo ainda nao tiver sido julgado ele nao pode se candidatar..
    isso poderia se tornar uma estrategia para picaretas eliminarem concorrentes

  • Maíra

    07 d setembro d 2009, às 20:32. Responder

    Lilica,
    Apesar de não ser adepta a manifestações tão “diretas”, exatamente pelo fato de independentemente da passividade dos manifestantes, em geral estes movimentos são reprimidos com violência, acredito e vibro com os ideais, e todas as suas formas de manifestação. Exemplo dessa repressão foi o enforcamento do jovem citado por você e outros exemplos como o nosso grande avatar Gandhi, que gerou uma revolução pacifica, no entanto, por N motivos, sufocada pela oposição de forma agressiva. De qualquer maneira, viva os caras pintadas, que saem nas ruas com os seus gritos de manifestação realmente contagiantes, viva também os que andam de bicicleta pelados (aheuheuheu, essa eu achei de mais) =P, viva os que atuam de forma “indireta”, meditando e emitindo boas vibrações p/ o planeta e viva todos que lutam por um mundo melhor, mais justo, harmonioso. Que a era de aquário se instale de forma definitiva, limpando toda essa sujeira e que possamos retornar aos ideais do Woodstock de maneira mais realista e RESPONSÁVEL!!!
    Beijocas.

    • leiliane

      07 d setembro d 2009, às 20:37. Responder

      Obrigada pela participação Maira. É gratificante ver nossos amigos prestigiando!

Comente