mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

TED Revolução na Alimentação – Jamie Oliver

01 de abril de 2010 | Sobre culinária e gastronomia

O que é o TED?
Para nós desse meio de culinária talvez não seja tão comum conhecermos o TED. Trata-se de palestras sobre novas idéias e ações que merecem ser disseminadas, geralmente sobre os temas Tecnologia, Entretenimento e Design. O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve como palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, entre outros famosos e anônimos. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países. A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para ele que possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”.

TED – Jamie Oliver
Os vídeos das palestras de 2010 começaram a ser divulgados. Um dos grandes destaques é o Jamie Oliver, chef de cozinha inglês, que mostra um panorama sobre a cultura alimentar inadequada e como esse aspecto afeta a vida dos norte-americanos. Ele explana sobre os maus hábitos alimentares e sobre a não-educação das pessoas com relação a alimentação e os alimentos propriamente ditos. No vídeo ele mostra uma visita a uma escola, onde crianças não sabem o que é batata, tomate, berinjela ou couve-flor. Seu desejo para um mundo melhor é travar uma batalha contra a obesidade. Devemos ensinar as crianças a conhecer os alimentos e cozinhar pelo menos cinco pratos, essenciais para sua sobrevivência.

O que podemos fazer?
Gostei muito das proposições de Oliver. Acho realmente necessário que as crianças conheçam a arte da cozinha e aprendam sobre a importância de cada alimento para a sua nutrição e desenvolvimento saudável. Lembro-me de ter aprendido verdadeiramente  sobre alimentos e sobre cozinhar, em casa, com meus pais, meus avós e familiares. Foi legal porque aprendi muito sobre a cultura da minha família por meio da cozinha. E isso realmente deve ser passado adiante. Talvez a escola possa ajudar um pouco nesses ensinamentos, mas fica claro que o conhecimento e a cultura alimentar é consistente quando é passada dos pais para os filhos, entre família. Então sugiro aos pais, tios, avós e primos que tirem um tempinho para ensinar suas crianças a fazer uma salada, um brigadeiro, ou até mesmo convidá-las a enrolar biscoitinhos e pães de queijo. Mostrem a elas uma horta, de onde vem a cenoura, a beterraba, a batata e o tomate. Minhas memórias da infância sobre cozinha são espetaculares!  Assista o vídeo e conheça esta ideia na íntegra. Há legendas em inglês e português para facilitar o entendimento.



Fontes e Referências:
TED Talks
TEDx São Paulo
Planet Green – Discovery

1 Comentário

  • Carla Duclos

    02 d abril d 2010, às 19:27. Responder

    Oi Leiliane,

    Eu simpatizo muito com essa proposta do Jamie Oliver.

    Eu concordo com você e acho muito importante involver as crianças na cozinha e ensiná-las sobre comida e a cozinhar em casa, junto da família. Eu aprendi a cozinhar com a minha mãe.

    Por outro lado, acho que a escola também tem seu papel e deve contribuir com a educação nessa área e no mínimo oferecer comida decente pras crianças, o que nos EUA, lamentavelmente, parece que nem isso acontece.

    Beijo,

Comente