canada goose Schweiz canada goose online moncler damen moncler acorus moncler Schweiz

Já comeu Cartola?

27 de fevereiro de 2011 | Doces e Sobremesas

Cartola 1
Essses dias assisiti aquele programa da Angélica aos sábados. A convidada a mostrar seus dotes culinários do dia foi Elba Ramalho. Ela apresentou pratos típicos do nordeste para café da manhã. Além do Cuscuz e da Tapioca, ela também preparou Cartola: faitas de banana douradas em manteiga, com açúcar, canela e queijo coalho.  Na hora, me lembrei das férias nas lindas praias do Nordeste. É delicioso acordar lá, com o cheirinho da banana na frigideira e o canto dos pássaros. Pra matar um pouco a saudade, preparei Cartola hoje, no café da manhã.
Origem: Não se sabe ao certo quando esta receita foi preparada pela primeira vez ou quem a inventou. Sabe-se que é típica pernambucana, tendo sido desenvolvida nas fazendas de engenho, envolvendo técnicas utilizadas na cozinha portuguesa, indígena e africana.

Cartola (para 2 pessoas)

Ingredientes
2 bananas prata cortadas em fatias
1/2 colher de manteiga
1/2 colher de açúcar mascavo
4 fatias finas de queijo coalho
1 pitadinha de canela

Preparo
Numa frigideira, em fogo baixo, derreta a manteiga e disponha as fatias de banana. Quando elas estiverem douradas de um lado, vire-as e dirtibua sobre elas o açúcar. Imediatamente coloque as fatias de queijo sobre a banana, e cubra com uma pitadinha de canela e um pouquinho mais de açúcar mascavo, se quiser. Quando o queijo derreter, está pronto para você se deliciar. Também pode ser servido como sobremesa.

Cartola 2

1 Comentário

  • MARINALVA SARAIVA

    15 d junho d 2012, às 21:15. Responder

    Nossa adoro essa sobremesa, em vez de colocar queijo eu pego uma barra de chocolate diamante negro derreto em banho maria acrescento um pouco de creme de leite e jogo por cima da banana e um detalhe na hora de fritar a banana acrescento canela…. fica uma delicia
    beijos

Comente