Receita Infalível – Pudim de Leite Condensado

18 de janeiro de 2010 | Doces e Sobremesas

Pudim
Olá pessoal. Neste fim de ano, fui visitar minha família em Tupaciguara – MG. Passei o Natal lá. Foi muito gostoso. Meus pais realmente fizeram de tudo para agradar. Para os mineiros agradar é sinônimo de boa e muita comida. Onde você vai tem que tomar café, comer pão de queijo, bolo, doces em compota. Mas na casa de meus pais houve um espetáculo à parte. Ceia de Natal: Pernil, farofa de banana, salpicão, arroz. Fora o dia-dia difícil, com feijão vermelhinho na panela de ferro, filezinho de porco, arroz soltinho, e uma salada com limão china e o melhor tomate do mundo.
Minha mãe faz sobremesas como ninguém. Torta de banana, manjar e pudim são suas especialidades. Aproveitei para registrar em fotos a sua receita de pudim. Fica cremoso, delicioso e é doce o suficiente. Não passa nem falta. Os homens costumam gostar muito desse pudim. E até eu, que não sou muito de doce, confesso que acho maravilhoso. Vamos à receita:

Ingredientes:
3 xícaras de açúcar
1 xícara de água fervente
2 latas de leite condensado
2 latas de leite integral
6 ovos

Utensílios
Liquidificador
Colher de pau
Forma com furo no meio – 30  a 35cm de diâmetro
Forma redonda sem furo de 40 cm de diâmetro

Fotos:

Preparo
1. Calda Caramelada
A calda caramelada é muito simples de fazer. Porém, é onde existe maior probabilidade de erro pois há o ponto da calda e a forma como adicionar água. Então é o seguinte: Coloque 3 xícaras de açúcar numa panela em fogo baixo e mexa até derreter e ficar bem dourado. Acrescente 1 xícara de água fervente e continue misturando até dar ponto de fio. Banhe a forma com essa calda e deixe esfriando. Enquanto isso prepare o creme do pudim. Há pessoas que fazem a calda direto na forma. No blog Rainhas do Lar há uma excelente receita de calda caramelada.

2. Creme

Para fazer o creme do pudim, é muito mais simples.  Lembrete: para medir o leite integral use a mesma lata do leite condensado. Junte os ovos, o leite condensado e o leite no liquidificador e bata bastante, por uns 10 minutos. Você vai saber se está bom quando fizer bolinhas, ou seja, estiver bem aerado e misturado. Então despeje essa mistura na forma de furo, sobre a calda. Coloque a forma de furo dentro de outra forma redonda, preencha com água até a metade e leve ao forno 180º por 30 a 40 minutos. Para estar bom, ele deve estar dourado por cima e ao fazer o teste do palito, ele deve sair limpo. O teste do palito consiste em enfiar um palito limpo na massa. Se ele sair sujo ou molhado, deixe no forno por mais alguns minutos, para o cozimento ser concluído.

Depois de retirar do forno, aguarde o pudim esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos duas horas. Só desenforme ao tirar da geladeira para servir. A calda escorre sobre o pudim, parecendo mágica. Ele fica cremoso e bem geladinho… uma delícia de textura e sabor! Espero que goste! Feliz 2010 para todos! Bjocas da Leili.

2 Comentários

  • Daniel Souza

    22 d maio d 2014, às 13:40. Responder

    Dona Glaci e seu pudim insuperável <3

  • leidiane

    12 d fevereiro d 2012, às 17:03. Responder

    gostei do pudim.bebel gostou!

Comente