mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Salada de frutas

13 de fevereiro de 2014 | Doces e Sobremesas

Gosto muito de frutas, das mais variadas. E de salada de frutas então, sou fã. Principalmente porque é algo que me remete à infância, à diversão e à família. Na casa da minha avó a salada de frutas era preparada para aproveitar a abundância de frutas e não deixá-las ir para o lixo. E naquele tempo não havia uma oferta de frutas variadas. O que tinha mesmo era laranja, banana, mamão e maçã. E a salada ficava deliciosa, pois minha avó, no intuito de aproveitar bem as frutas, picava a polpa de laranja e ainda espremia o miolo, formando um caldinho na salada, que adoro.

salada de frutasJá fiz salada de frutas com diversas variações. E tenho uma base predileta, que é aquela do meu paladar infantil: banana, laranja, maçã e mamão, todas bem maduras e doces. Mas não precisamos parar por aqui. Com tanta diversidade, devemos inovar, fazendo salada com frutas coloridas, bonitas e saborosas. Testando as possibilidades, aprendi que não é recomendável abusar de frutas cítricas e ácidas na mesma receita (morango, kiwi, tangerina, carambola). O que recomendo é escolher somente 1 dessas frutas para agregar à base. E há as frutas mais doces ou neutras, como uva, manga, melão, melancia, pêra, goiaba e etc.

frutasFaça suas escolhas e mãos à obra. Salada de frutas é fácil de fazer e ótima para consumir no café da manhã e como lanche ou sobremesa. Nesse calor então, cai muito bem um mix de frutas geladas!

Salada de frutas (rende 8 a 10 porções)

Ingredientes:
1 mamão papaia
3 bananas
3 laranjas
1 pêra
2 maçãs
2 colheres de sopa de açúcar ou mel
gotinhas de limão

Preparo:
1. Lave as frutas. Arrume uma tigela ou pirex fundo com tampa, uma tábua e uma faca boa de trabalhar com frutas.
2. Comece pelas laranjas. Esprema o suco de 1 laranja e coloque na tigela pra formar o molho. Utilizando uma tábua como apoio, retire a casa completa das demais laranjas (inclusive a parte branca). Corte a laranja em lascas pequenas direto na tigela.
3. Corte o mamão em fatias, retire as sementes e a casca, corte em cubos e disponha na tigela.
4. Descasque e corte as bananas, maçãs e pêras e disponha na tigela.
5. Para que as frutas não escureçam, esprema algumas gotas de limão sobre elas.
6. Misture todas as frutas com o caldo, açúcar ou mel. Se você preferir com bastante caldo (meu caso) pode acrescentar mais suco de laranja e/ou água filtrada.
7. Tampe e leve à geladeira até a hora de servir. Há quem sirva com leite condensado, iogurte e granola. Mas eu prefiro só a salada mesmo! Resfrescante, saborosa e saudável!

7 Comentários

  • Geiisiianyh Oliveiraah

    22 d novembro d 2016, às 23:00. Responder

    amei adooreii tudooh parabens leili

  • stefani fernandes correia

    02 d novembro d 2016, às 12:47. Responder

    otimo

  • Vanessa

    26 d maio d 2015, às 14:43. Responder

    Hummm, Adoro salada de frutas!!!!

  • renata pimentel cota

    16 d outubro d 2014, às 19:54. Responder

    Oi leili saudade de vc!!! Uma ótima opção pro verão, rica em vitaminas, minerais e fibras, que melhoram a imunidade e o funcionamento do intestino. Como nutricionista posso dizer que essa receita é muito saudável, simples e barata. Não contêm ingredientes como creme de leite, leite condensado e refrigerante que aumentam valor calórico, gorduras e sódio. Adoro suas receitas, sou prova que você cozinha muito bem, parabéns !! Um beijo

    • leiliane

      20 d outubro d 2014, às 09:20. Responder

      oi Renata,

      Obrigada pela visita ao blog e pelos elogios. Saudades tb! Abração e volte sempre por aqui.

  • Guloso & Saudável

    14 d fevereiro d 2014, às 07:13. Responder

    Bom dia Leili,
    Consumimos fruta e salada de fruta durante o ano inteiro, não só pela frescor como pelos valores nutricinais, é uma ótima sugestão.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

  • Natalia

    13 d fevereiro d 2014, às 15:19. Responder

    Ótima pedida para o verão, né?
    E além de tudo faz um bem danado.

Comente