mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Tiramisú

02 de Maio de 2017 | Doces e Sobremesas

Uma das sobremesas prediletas aqui de casa é Tiramisù. Para quem não conhece, tiramisù é uma receita italiana que consiste em camadas de biscoito tipo champagne embebidos em café forte intercaladas com um creme à base de queijo mascarpone, ovos e açúcar e polvilhada com cacau. Simplificando, é como se fosse um pavê.
Quando comecei a procurar a receita ideal de Tiramisù, encontrei um universo de informações. Notei que é comum adicionar vinho marsala ao café para embeber os biscoitos. Mas há quem sugira licor de uísque ou licor de amêndoas no lugar do vinho. E ouvi de alguns italianos que nenhum licor ou vinho tem lugar na receita tradicional de tiramisù. Quanto ao creme de ovos e marcarpone,  alguns colocam creme de leite para chantilly, extrato de baunilha ou usam cream cheese para substituir o marscarpone. Encontrei também muitas variações da receita, incluindo creme de chocolate nas camadas, caramelo, morango, e etc.
Depois de ter testado um número razoável de receitas, gostei mais dos resultados que levam ingredientes tradicionais. Cheguei a uma versão de Tiramisù que considero bastante satisfatória, pois é simples, cremosa, suavemente doce e traz o melhor sabor do café para uma sobremesa gelada. Para facilitar na hora servir e também pela beleza, uma sugestão é montar porções individuais em copinhos e xícaras diferentes – ficam um charme.  Confira a receita:

Tiramisù

Rende 4 porções individuais

Tiramisù

Ingredientes

  • 2 xícaras de café forte
  • 2 colheres de sopa de vinho marsala
  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 250g de queijo mascarpone
  • 1/2 pacote de biscoito champagne
  • cacau em pó para polvilhar

Modo de preparo

  1. Retire todos os ingredientes da geladeira 1 hora antes de começar a receita para que eles estejam em temperatura ambiente.
  2. Prepare 2 xícaras de café bem forte (pode ser coado, espresso ou mesmo solúvel). Disponha o café num prato fundo, misture o vinho e deixe esfriando.
  3. Separe as claras das gemas em duas tigelas. Junto às gemas, adicione o açúcar e bata bastante em velocidade média, até obter um creme claro e fofo. Inclua o queijo mascarpone e bata em velocidade baixa por pouco tempo, somente para ficar bem misturado uniforme.
  4. Em seguida, acrescente 1 pitada de sal às claras e, com os batedores limpos, bata bem as claras em neve. Adicione as claras ao creme de ovos e queijo. Com ajuda de uma espátula, incorpore as claras gentilmente ao creme e reserve.
  5. Agora é hora de montar o tiramisu. Eu utilizei recipientes individuais, mas se você quiser, pode utilizar um refratário único. Mergulhe os biscoitos no café por uns 3 segundos (deve ficar bem úmido mas sem desmanchar). Coloque uma camada de biscoito no fundo do recipiente, acrescente o creme até a metade do recipiente. Em seguida coloque mais uma camada de biscoito úmido e finalize com o creme.
  6. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Na hora de servir, polvilhe cacau em pó sobre o tiramisu e delicie-se!
http://www.leiliane.com.br/doces-e-sobremesas/tiramisu/

1 Comentário

  • Daniel Souza

    02 d Maio d 2017, às 08:37. Responder

    Estava simplesmente maravilhoso, Luigi que se cuide!

Comente