mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Bolinho de bacalhau

16 de abril de 2014 | Entradas e Pestiscos

Bolinho de bacalhau é um ótimo petisco pra acompanhar aquela cervejinha gelada. Com casquinha crocante e interior bem macio, é muito saboroso.

bolinho de bacalhau 1Mas não é uma receita tão simples assim. Já tinha feito algumas tentativas antes de encontrar uma que realmente deu certo. Assisti a vários vídeos e um dos grandes segredos é que a massa deve ser bem seca. Do contrário, o bolinho se desmancha ou encharca durante a fritura. Para conseguir uma massa bem seca, há métodos de cozimento e preparo das batatas e do bacalhau. Usei como base a receita do bolinho de bacalhau do Hocca Bar, que fica no mercado municipal de São Paulo. Também usei algumas dicas do bolinho de bacalhau da portuguesa Natividade Parreria. Fazer bolinho de bacalhau é trabalhoso, mas o resultado vale a pena! Veja a receita:

Bolinho de bacalhau

Ingredientes – rende 30 bolinhos pequenos

250g de bacalhau (pode ser em lascas, ou inteiro)
250g de batatas
3 dentes de alho
1/2 cebola
1 ovo
1 colher de sobremesa amido de milho
Sal e pimenta do reino se precisar
Salsinha e cebolinha a gosto
Óleo e azeite para fritar

Preparo

passo a passo bolinho bacalhau

1. Com 1 de antecedência, inicie o dessalgue o bacalhau: passe o bacalhau por bastante água corrente. Coloque numa tigela com água gelada e leve à geladeira. Troque essa água por 4 vezes. Verifique se o bacalhau ainda está muito salgado. Se sim, troque a água por mais algumas vezes, até que o bacalhau tenha perdido o excesso de sal e você possa sentir um sabor agradável e temperado ao seu gosto. Não faz sentido retirar todo o sal do bacalhau e depois ter que acrescentar novamente.

2. Após dessalgado, fervente o bacalhau: Leve uma panela com bastante água ao fogo. Quando atingir fervura, abaixo o fogo, adicione o bacalhau e deixe estar por alguns minutos, até ficar bem macio e hidratado. Utilizando uma escumadeira, retire o bacalhau da água e deixe-o escorrendo e esfriando numa peneira. Reserva a água para cozinhar as batatas.

3. Depois do bacalhau seco e frio, coloque-o no centro de um pano de prato aberto. Feche com cuidado, feito uma trouxinha, e esfregue sobre uma superfície dura. Assim, ao mesmo tempo que você desfia o bacalhau também elimina o restante da umidade dele.

4. Descasque as batatas e corte-as em 4 pedaços grandes. Leve-as para cozinhar na água do bacalhau. Quando estiverem cozidas, porém firmes (após uns 10 minutos), retire-as e deixe escorrendo e esfriando numa peneira. Depois de frias, amasse-as como se fosse fazer um purê.

5. Corte o alho e a cebola em cubinhos bem pequenos. Pique bem fininho o cheiro verde. Numa frigideira grande em fogo médio, refogue o alho e a cebola com 1 colher de azeite. Deixe refogar até a cebola ficar transparente, desligue o fogo e deixe esfriar.

DICA: É importante refogar a cebola e o alho, pois se adicionados crus à massa, eles podem fazer o bolinho se desmanchar na fritura.

6. Junto ao refogado de alho e cebola, adicione a salsinha e a cebolinha picados e o bacalhau desfiado. Misture bem e adicione as batatas amassadas. Continue misturando e adicione 1 ovo e 1 colher de sobremesa de amido de milho. Misture bem até obter uma massa bem pastosa e homogênea. Experimente a massa e ajuste o tempero com sal e pimenta do reino, se necessário.

DICA: Segundo as receitas que consultei, tanto o ovo quando o amido de milho vão contribuir para que o bolinho de bacalhau fique sequinho e crocante.

7. Umedeça as mãos com água e modele os bolinhos. Se preferir, pode modelar os bolinhos utilizando 2 colheres de sopa. Os bolinhos devem ser fritos imersos em óleo bem quente. Para dar mais sabor, acrescente 1/2 xícara de azeite ao óleo da fritura. Aqueça bem o óleo e frite-os até ficarem dourados. Retire da panela com ajuda de uma escumadeira e acomode em um prato com guardanapo para absorver o restante da gordura.

Sirva quentinho, acompanhado de molho de pimenta, limão e uma cerveja bem gelada! Bom apetite!!!

bolinho de bacalhau

41 Comentários

  • José Francisco balasteiro Sardinha

    09 d setembro d 2017, às 12:38. Responder

    Sua receita é para mim das melhores receitas que já vi e bem explicadinho só peço um favor e se puder me explicar qual seria a melhor marca de óleo para fritar.a mais resistente a altas temperaturas? agradeço muito se me puder falar.

    • leiliane

      11 d setembro d 2017, às 08:40. Responder

      Olá José! Muito obrigada pelo comentátio. Fico muito feliz que tenha gostado da receita. Sobre o óleo ideal para fritura, devo confessar que não sou especialista no assunto. Fiz algumas pesquisas na internet sobre isso e encontrei informações contraditórias. Pude notar algum consenso sobre o uso de óleo de canola, girassol ou azeite de oliva para fritura. Me sinto segura para dizer que devemos tomar as mesmas precauções que tomamos ao cozinhar nossa comida do dia a dia: usar produtos de boa qualidade, evitar excessos e exageros, e para frituras, usar sempre óleo novo e limpo.

  • cleide

    14 d abril d 2017, às 10:36. Responder

    Oi bom dia por gentileza,gostaria de saber se o ovo e a salsinha pode ser acrescentados com o bacalhau já frrio? ou há a necessidade de ser na hora em que ele esta sendo tipo regado? obrigada

    • leiliane

      14 d abril d 2017, às 12:41. Responder

      Olá Cleide. O ideal é o ovo depois que o bacalhau estiver frio. Um grande abraço e obrigada pela visita. Feliz Páscoa!

  • ALAN PATRICK DE ANDRADE

    15 d fevereiro d 2017, às 20:22. Responder

    Será que o sabor não seria mais ressaltado se eles fossem fritos em puro azeite? Nunca fiz isso, mas estou pensando em fazer. O que vc acha? Mesmo que eu utilize a sua recomendação utilizando apenas uma xícara, qual óleo seria melhor para fritura? Girassol? Canola? Milho?
    Parabéns pelo blog.

  • Alan

    15 d fevereiro d 2017, às 20:19. Responder

    Será que o sabor não seria mais ressaltado se eles fossem fritos em puro azeite? Nunca fiz isso, mas estou pensando em fazer. O que vc acha? Mesmo que eu utilize a sua recomendação utilizando apenas uma xícara, qual óleo seria melhor para fritura? Girassol? Canola? Milho?
    Parabéns pelo blog.

    • leiliane

      26 d fevereiro d 2017, às 00:44. Responder

      Olá Alan!
      Creio que sim, fritar os bolinhos no azeite puro pode ser muito bom pro sabor. Se vc usar a minha recomendação, escolha um óleo com resistência a altas temperaturas. Abraços e volte sempre

  • eliene

    09 d fevereiro d 2017, às 08:37. Responder

    quero saber se posso congelar para fritar dias depois, e se posso passar na clara e depois na farinha de rosca. fica com Deus e obrigado.

    • leiliane

      09 d fevereiro d 2017, às 14:19. Responder

      Olá Eliene. Obrigada pelo comentário e pela visita. Você pode congelar os bolinhos modelados e depois fritar. Eles duram até 3 meses congelados. Sobre empanar com clara e farinha de rosca, ru desconheço essa técnica para bolinho de bacalhau e nunca testei. Portanto, não sei a resposta. Espero ter ajudado. Abraço e volte sempre

  • Kátia Brito

    30 d janeiro d 2017, às 13:37. Responder

    Amiga, nas suas pesquisas por um acaso vc descobriu qual é o melhor tipo de bacalhau pra fazer um delicioso bolinho de bacalhau?

    • leiliane

      02 d fevereiro d 2017, às 08:52. Responder

      Olá Katia, tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Olha só, eu nunca explorei muito o bacalhau por marca. Geralmente, o que faço é procurar pelo preço e aparência. Aprendi com minha tia que devemos procurar um bacalhau que seja bem sequinho e com bastante carne. Costumo observar isso e também o preço. Muitas vezes encontro bacalhau em lascas ou os filezinhos de bacalhau na promoção. Para o bolinho, eles atendem bem.
      Espero ter ajudado.

      Abraços e volte sempre.

      • Kátia Brito

        02 d fevereiro d 2017, às 14:39.

        Linda, Obrigada!!nós que agradecemos essa sua atenção maravilhosa e esse carinho incrivel conosco. Gratidão.

  • Luciana

    10 d dezembro d 2016, às 20:26. Responder

    Oi Leiliane, qual é o tipo de batata eu posso estar usando no bolinho de bacalhau, procurando a receita em outros sites, vi que não pode ser qualquer uma. Qual é a que vc indica?
    Obrigado

    • leiliane

      12 d dezembro d 2016, às 06:39. Responder

      Olá Luciana,

      Se você tiver opção, utilize batatas que tenham a polpa mais seca, como a asterix, baraka, mondial. No caso da minha receita, eu usei as batatas inglesas mesmo. E preparei conforme a receita, deixando escorrer e secar bem antes de usar.

      Espero ter ajudado. Abraços e volte sempre!

  • Lucia Martins

    28 d novembro d 2016, às 11:49. Responder

    Estou procurando uma receita pratica e firme para fazer bolinhos de bacalhau para vender, gostei dessa, será que fazer em grande quantidade dá liga.
    Abraços
    Lucia

  • Elisamar Rocha

    22 d maio d 2016, às 14:32. Responder

    Boa tarde Leiliane pretendo fazer bolinhos para vender com um ponto certo, gostaria q vc me desse a sua opinião pois de todas as receitas q visitei eu achei q sua me daria um retorno. Quais as dicas q me daria? Vc pode me ajudar? Agradeço desde ja! Bjs!

    • leiliane

      02 d junho d 2016, às 10:44. Responder

      Olá Elisamar,

      Muito obrigada pelo comentário! Se eu pudesse te dar dicas, eu diria que você deve testar, testar bastante.
      A receita tem o passo a passo bem detalhado. Caso você tenha alguma dúvida, estou às ordens para responder.
      Abraços e sucesso!

  • LUCIANA

    20 d maio d 2016, às 21:49. Responder

    Olá, vou experimentar a sua receita. Mas gostaria de saber como dar o ponto no bolinho, pois os que tenho feito, ficam grudados nas mãos e acabo não conseguindo enrolar direito as bolinhas. bjjs

    • leiliane

      02 d junho d 2016, às 10:51. Responder

      Olá Luciana,

      Obrigada pelo comentário. Quanto à dúvida, de fato, como a massa não leva farinha, ela pode ficar difícil de modelar com as mãos. Neste caso, recomendo a utilização de duas colheres de sopa para modelar. O que pode ajudar para a massa não ficar tão mole é secar bem o bacalhau e utilizar as batatas certas.
      Espero ter ajudado.
      Abraços e volte sempre!

  • Beatriz

    13 d abril d 2016, às 22:54. Responder

    posso congelar frito e qto tempo de duração. Obrigado

    • leiliane

      14 d abril d 2016, às 13:44. Responder

      Olá Beatriz,

      Nunca congelei os bolinhos já fritos. Pesquisei alguns blogs confiáveis e existe a recomendação de congelá-los já fritos.
      Para isso, coloque os bolinho fritos em uma assadeira e cubra com filme plástico. Leve ao freezer por 5 horas. Quando estiverem congelados retire da assadeira, embale e leve ao freezer Duram por até 2 meses. Para descongelar leve ao forno baixo (150°C) até ficarem completamente aquecidos.

  • sheila lima

    31 d dezembro d 2015, às 09:57. Responder

    Olá, sua receita é muito parecida com a minha, porém a minha não leva ovo. Gostaria de saber a diferença. Sempre tenho receio de colocar ovo em receitas em decorrência do cheiro que as vezes fica.
    Bjs, Obrigada

    • leiliane

      18 d janeiro d 2016, às 10:07. Responder

      Olá Sheila,

      Conforme escrevi, peguei as dicas de pessoas que fazem bons bolinhos. Neste caso, foi explicado que o ovo deixa o bolinho mais crocante.

      Abraços e volte sempre por aqui!

  • Paula

    22 d dezembro d 2015, às 18:22. Responder

    Oi, gostaria de saber como fritar depois de congelar. Devo descongelar antes ou frito direto? Obrigada! Bjus

    • leiliane

      18 d janeiro d 2016, às 10:03. Responder

      Olá Paula,

      Pode fritar congelado. O óleo deve estar bem quente para o bolinho não encharcar.
      Abraços e volte sempre!

  • Helenice

    23 d outubro d 2015, às 22:18. Responder

    Leiliane como faço para congelar os bolinhos de bacalhau?
    Posso congelar por quanto tempo?

    • leiliane

      24 d outubro d 2015, às 17:41. Responder

      Olá Helenice,

      Para congelar, modele os bolinhos e organize-os separadamente sobre uma fora ou prato. Leve ao freezer ou congelador até congelar. Depois porcione em saquinhos, feche-os bem e leve ao freezer novamente. Duram até 3 meses congelados.

      Abraços

  • Antonio

    17 d agosto d 2015, às 23:07. Responder

    Ola ! Gostaria de saber pq se colocar a cebola e o alho cru desmancha o bolinho !! Obrigado desde ja

    • leiliane

      18 d agosto d 2015, às 10:18. Responder

      Olá Antônio,

      Segundo as receitas que li, a cebola crua solta muita água. E como a massa do bolinho não tem farinha para sorver o líquido, ele pode desmanchar ao fritar, ou ficar úmido e molengo. Antes de chegar a essa receita, eu tive a experiência de ter os bolinhos desmanchando no óleo durante a fritura. Acabava tendo de colocar farinha na massa… Refogando parte dos temperos, nunca mais ocorreu esse problema.
      Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e volte sempre!

  • Milton

    09 d junho d 2015, às 15:04. Responder

    Parabéns, segui a receita e ficou muito bom….Muito crocante e por dentro macio…..gostei muito.

  • Maria Cristina Barreiro

    12 d abril d 2015, às 09:18. Responder

    Parabéns Leili! A sua receita é fantástica, clara e você não economiza nos detalhes, “macetes” da culinária. Se tivesse que acrescentar algo, diria que Batata “Asterix”, casca rosada, são excelentes para massa, são secas.., entretanto, não sei se faria diferença na sua receita em razão do amido.. Tb, dizem que cozinhar a batata com cascas é melhor, pois retém menos água e conserva o sabor da batata (se bem que a ideia é reforçar o sabor do bacalhau). Enfim, muito obrigada!!

    • leiliane

      13 d abril d 2015, às 08:44. Responder

      Olá Maria Cristina!

      Obrigada pelos elogios e pela contribuição.
      Abraços e volte sempre por aqui.

  • eliane santos pires

    26 d março d 2015, às 10:57. Responder

    Vou fazer bolinho de bacalhau para vender achei uma maravilha esta receita, tomara que dê certo. muito obrigada por esta grande dica. bjs. eliane.

    • leiliane

      27 d março d 2015, às 10:20. Responder

      Olá Eliane!

      Fico muito feliz que tenha gostado da receita.
      Boa sorte nos negócios.
      Abraços e volte sempre por aqui!

  • Simoni Rotsen

    09 d novembro d 2014, às 15:17. Responder

    Otima dica, a maizena na massa fica otima”! Obrigada

  • henrique

    03 d novembro d 2014, às 09:21. Responder

    Posso colocar farinha de trigo na massa? Depois de pronto posso empanar com ovo e farinha de rosca? E a salsinha e a cebolinha posso trocar por cheiro verde? Abraço, gostei das dicas!

    • leiliane

      03 d novembro d 2014, às 09:49. Responder

      Bom dia Henrique,

      Recomendo que você utilize o amido de milho mesmo (maisena). Se utilizar farinha de trigo, o resultado não será o mesmo. A maisena fará com que seus bolinhos fiquem mais leves, crocantes e sequinhos. A farinha pode deixar o bolinho pesado.

      O que você chama de cheiro verde é coentro? Se for, não recomendo o uso, pois o sabor do coentro é muito forte. Apesar de combinar com peixe, o coentro vai tirar todo o brilho do bacalhau, que deve ser a estrela no bolinho. Se não tiver salsinha, use somente a cebolinha. Se realmente quiser usar o coentro, use pouquinho.

      Quanto a empanar os bolinhos, eu não conheço o resultado. Que tal você empanar alguns e experimentar do dois jeitos? Chame algumas pessoas e ofereça as opções que você quer testar (temperado com coentro, empanado, sem empanar…) Elas vão te dizer qual é o melhor. E depois você me conta!

      Para vender, ofereça os bolinhos acompanhados de um molho de pimenta. Vai ser um sucesso!

      Abraços e boa sorte! Aguardo a resposta sobre os testes.

  • Guloso & Saudável

    29 d abril d 2014, às 08:53. Responder

    Bom dia Leili,
    Bolinho de bacalhau é sempre uma deliciosa opção de aperitivo ou refeição, aqui em casa adoramos, a principal diferença do meu método é que asso no forno.
    Beijo,
    Vânia

  • Glaci

    28 d abril d 2014, às 14:41. Responder

    Nossa que delicia!!! Quero comer uns desta receita e aprender fazer quando for aí.Providencie o bacalhau.Bjs,sua querida mãe.

  • Thays

    22 d abril d 2014, às 21:16. Responder

    Leili,

    Voltei de Sampa e adivinha o que comi lá? O bolão de bacalhau (pq tá longe de ser bolinho) do Hocca Bar! Gézuis! É divino, não? Meu maridón, esperto que só ele, me pediu para tentar fazer em casa. Minha resposta foi não. Claro. Mas…. agora…. com essa receita super detalhada e caprichada, estou pensando em me arriscar. O maridón agradece! Obs: o milkshake de café do Marvin é mesmo uma dilíça! 😉

    Bjokas, Leili!!
    Assim que diminuir a correria desse mês (devido o feriadão) vou marcar nosso cafezinho! Bjosss!

Comente