mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Fácil, rápida e deliciosa – Bruschetta

26 de outubro de 2009 | Entradas e Pestiscos

É muito bom receber amigos em casa sexta a noite, para um happy hour com músicas, vídeos, bebidas e bom papo. Nesta ocasião, o que preparar para degustação?

Sabemos que todos estarão famintos após a longa espera pela noite. Porém, para encontros regados a vinho e cervejas o ideal é oferecer pratos mais leves, que caem muito bem e costumam ser de fácil preparo. Adoro servir bruschettas: fatias grossas de pão italiano cobertas com tomate, manjericão, azeite e queijo, levadas ao forno para acender o aroma e misturar os sabores. Hum!!!

Bruschettas - Foto de Dani Carneiro

Bruschettas – Foto de Dani Carneiro

Lembro-me a primeira vez que comi bruschetta. Foi num barzinho perto de casa. Fiquei tão encantada com a sutileza do sabor que voltei no dia seguinte e pedi outra. Quis desvendar sozinha a combinação de sabores para tentar reproduzir em casa. E assim foi:

Ingredientes:

1 pão italiano comprido cortado em fatias de 1,5cm de altura
2 tomates italianos maduros e firmes sem semente, cortados em cubinhos bem fininho
1 dente de alho para aromatizar as fatias de pão
folhas de 4 galhos generosos de manjericão cortadas e batidas na tábua até ficarem bem trituradas (se você tiver triturador, acho que deve funcionar – guarde algumas folhinas para decoração)
Queijo muçarela em cubinhos ou queijo ralado para salpicar
1 pitada de ajinomoto
1 colher de sopa de shoyu
5 colheres de azeite
sal a gosto

Preparo:

1. Enquanto prepara os ingredientes, coloque o forno para aquecer a 180°.

2. Corte o pão em fatias e passe o dente de alho em cada uma das fatias para aromatizá-las. Disponha as fatias de pão numa forma e regue-as com fio de azeite e uma pitada de sal. Leve ao forno para tostar por 10 minutos.

3. Corte os tomates e cubinhos bem pequenos. Coloque numa tigela e junte o manjericão bem picadinho, os temperos e o azeite. Misture bem. Retire o pão do forno , cubra as fatias do pão com o tomate e salpique com queijo ralado. Leve ao forno por mais 10 minutos ou até o pão ficar com as beiradinhas douradas.

4. Ao retirar do forno, um aroma maravilhoso vai povoar sua casa! Decore as bruschettas com uma folhinha de manjericão e estão prontas para serem devoradas! Bom apetite.

Você pode variar essa receita, acrescentando outras ervas aromáticas, ou mudando os ingredientes. Dicas para você variar: Bruschetta de Cogumelos, Bruschetta de berinjela e azeitona.

7 Comentários

  • marina

    08 d janeiro d 2010, às 21:15. Responder

    Nem me fale dessas bruschettas. Explosão de sabores que mais tenho saudades. O que meu amigo Hélio disse acima me fez lembrar que o dia dessas inocentes torradas maravilhosas era o dia que estávamos acompamnhados de bons amigos, boa música e boas risadas!

    • leiliane

      19 d janeiro d 2010, às 08:42. Responder

      Marina, sinto sua falta nessas noites de vinho e bruschettas. Espero poder te encontrar logo! Obrigada pela visita no blog e por todos os comentários. Adorei tudo mesmo! Bjão

  • Hélio

    16 d novembro d 2009, às 10:22. Responder

    Nham! É gostoso mesmo. Acho que o grande segredo de qualquer receita simples é estarmos em boa (no caso, ótima) companhia – fica tudo mais gostoso. É o igrediente derradeiro.

  • kinha

    29 d outubro d 2009, às 08:00. Responder

    Adoro bruschettas, mas não tive curiosidade p/ desvendar os ingredientes… Vou me aproveitar do seu faro aguçado e tentar fazer essa receita!

  • Daniel Souza

    26 d outubro d 2009, às 22:19. Responder

    duas palavras para a bruschetta: explosão de sabores!

Comente