Fazer coxinha não tem segredo

09 de setembro de 2009 | Entradas e Pestiscos

Tenho alguns amigos e conhecidos que adoram e coxinha. Eles me propuseram o desafio de fazer uma coxinha deliciosa, que pudesse entrar no ranking das melhores coxinhas que já comeram. Um fato curioso é que a coxinha não é um salgadinho encontrado com facilidade em outros lugares do mundo. E aqui no Brasil, existem tantos apaixonados por esse salgadinho que existe até um mapa da da coxinha com os endereços para comer as melhores coxinhas no Estado de São Paulo. Vamos tentar fazer este mapa aqui em Brasília também. Mas enquanto isso, a tentativa de fazer uma coxinha explosão de sabores vai ser na minha cozinha.

Na minha infância, lembro-me de ter enrolado muita coxinha, quando minha mãe eventualmente tinha encomendas. Acho que era para aniversários. Ela também fazia bolos confeitados. Aliás minha mãe é prendada. Além de cozinhar bem, como todos lá em casa, ela é talentosa:  faz crochê,  corta cabelo, é professora, é dona de casa, é mãe, é amiga; o que faz dela uma mulher explêndida… Voltando para as coxinhas, com não haverá dificuldade para moldá-las. E a receita? Para não ocupar minha mãe e conhecer novas formas de preparo, resolvi buscar na internet.

Recorri ao Google com a busca: Receita+Coxinha. Simpatizei com a primeira;  aquela receita de coxinha que dizia ser fácil e rápida. Dei uma olhada em outras. Priorizei dois atributos que valorizam o sabor e a textura: presença de batatinha na massa e recheio bem temperado.  Resultado: foi realmente fácil de fazer. A massa tem um sabor maravilhoso e é super apropriada para modelar. O recheio também é excelente. Para empanar escolhi a farinha de rosca artesanal, feita em casa com pão torrado e moído. Resultado:

Coxinhas Passo a Passo

 A receita da coxinha está no Tudo Gostoso e tem muitos comentários favoráveis. Você pode conferir a receita aqui: Coxinha Prática Deliciosa

Vale a pena fazer e principalmente comer!

3 Comentários

  • Glaci

    14 de setembro de 2009, às 21:47. Responder

    Leili, deve ter ficado mesmo uma delícia essas suas coxinhas. Até me deu água na boca. Agradeço os adjetivos a mim dirigidos. Você realmente é uma filha exemplar com muitos dotes também e exemplar. Beijos, eu te amo de montão, sua mami.

  • kinha

    16 de setembro de 2009, às 15:03. Responder

    Q coisinha mais fofa e apetitosa!!!
    :D

  • Carla Duclos

    04 de fevereiro de 2010, às 18:22. Responder

    Oi Leiliane,

    Cheguei aqui depois de ler o comentário que você deixou no meu blog. Quero agradecer sua visita e comentário que ganharam meu dia e me deixaram muito feliz! Obrigada!

    Vim vistar seu blog e já vi que há receitas deliciosas por aqui. Já estou acompanhando via RSS.

    Coxinha é realmente algo não muito comum fora do Brasil. Pelo menos aqui na Holanda não tem. Coxinha aqui só feita por brasileiros. Nunca fiz e é algo que está na lista de coisas que quero tentar fazer. Me animei ao ler aqui que você fez e foi um sucesso! :) Essa receita que você indicou já está “anotada”.

    Abraço,

Comente