mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Punheta de Bacalhau

22 de maio de 2017 | Entradas e Pestiscos

Punheta de bacalhau é uma entrada deliciosa de origem Portuguesa, preparada com lascas de bacalhau, alho, cebola, salsa, azeitonas pretas e bastante azeite. Juliana, uma grande amiga que morou em Portugal, preparou essa iguaria para um evento e eu amei! É de uma simplicidade e de um sabor absolutamente apaixonante. O jeito ideal para servir essa entrada de bacalhau é com pão mais firme: pode ser levemente torrado, pão amanhecido, baguete… O nome bastante polêmico para uma receita, mas é isso mesmo. Alguns dizem que a punheta de bacalhau tem esse nome pois era feito a próprio punho (utilizava-se apenas as mãos). Também encontrei alguns artigos denominando o prato de espinheta. Enfim, polêmicas à parte, veja a seguir a receita:

Punheta de bacalhau

Punheta de bacalhau

Ingredientes

  • 250g de lascas salgadas de bacalhau
  • 1 cebola roxa pequena
  • 1 dente de alho
  • 1 punhado de salsinha
  • 1 xícara de azeitonas pretas portuguesas sem caroço
  • 1 xícara de azeite extra virgem de boa qualidade

Modo de preparo

  1. Dessalgue as lascas de bacalhau, mas não retire o sal completamente: enxágue em bastante água corrente e deixe de molho em água fria por 24 horas, trocando a água 3 vezes durante esse período.
  2. Aqueça bastante água numa panela. Quando atingir fervura, abaixe o fogo, adicione as lascas de bacalhau nessa água para hidratar por 3 minutos. Retire com uma escumadeira, escorrendo bem. Deixe escorrendo e esfriando.
  3. Corte a cebola roxa em fatias bem fininhas. Pique o alho bem miudinho. Pique a salsinha e fatie as azeitonas pretas.
  4. Escolha uma tigela ou refratário com tampa de possa ir à geladeira. Nesta tigela, acrescente o bacalhau escorrido, os ingredientes picados e o azeite. Misture bem, tampe e leve à geladeira por pelo menos meia hora antes de servir.
  5. Sirva com fatias de pão, fica uma delícia!
http://www.leiliane.com.br/entradas-e-pestiscos/punheta-de-bacalhau/

Comente