mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Terrine de Salmão

19 de julho de 2016 | Entradas e Pestiscos

Meu chefe é um enófilo muito generoso. No último fim de semana, fizemos um evento em que ele gentilmente nos deu uma aula sobre vitivinicultura e nos orientou numa degustação de vinhos de diferentes tipos. Foi sensacional a nossa noite. Para harmonizar com os vinhos, ele sugeriu alguns itens para o cardápio, que foi preparado a quatro mãos, pela Mara e por mim. Cozinhar nesse dia foi uma grande responsabilidade e também uma grande diversão. Um dos pratos que preparamos, para harmonizar com um Chardonnay, foi uma deliciosa terrine de salmão. Foi um tremendo sucesso essa terrine e por isso, venho compartilhar com vocês a receita:

terrine de salmão

Terrine de Salmão

Ingredientes
200g de salmão defumado
400g de salmão fresco
250g de cream cheese
250g de queijo cottage
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de gelatina em pó incolor
1 limão taiti
2 ramos de erva fresca (pode ser salsinha, coentro ou dill)
Sal e pimenta do reino

Preparo

  1. Corte o salmão fresco em postas e cozinhe no vapor por aproximadamente 5 minutos ao até que o salmão mude de cor e esteja cozido por dentro. Disponha os pedaços de salmão num prato, remova a pele e desmanche o salmão em lascas. Tempere o salmão cozido com algumas gotas de limão, sal, pimenta e deixe esfriar.
  2. Enquanto o salmão esfria, dissolva a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Numa tigela, junte o cream cheese, o cottage e a gelatina hidratada e misture muito bem. Adicione o azeite, erva fresca bem picadinha e raspas de meio limão taiti. Misture bem, prove e ajuste o tempero, adicionando sal e pimenta do reino se necessário.
  3. Forre uma forma de bolo inglês ou forma de terrine com filme plástico, deixando sobrar bastante filme nas laterais, para cobrir toda a terrine. Forre o fundo da forma com as fatias de salmão defumado com cuidado, reservando algumas fatias para cobrir a última camada da terrine.
  4. Monte a terrine em camadas alternadas: uma camada de pasta de queijo, outra camada de salmão no vapor. Ao finalizar as camadas, cubra com o restante das fatias de salmão defumado e feche com o filme plástico que ficou sobrando nas laterais da forma. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Na hora de servir, abra o filme plástico do topo da terrine, desenforme-a num prato baixo bem bonito, retire o restante do plástico e sirva acompanhado de pães ou torradas. É uma delícia!!!

 

 

3 Comentários

  • Marilete

    11 d novembro d 2018, às 22:12. Responder

    Leili preparei ontem a sua receita de terrine e gostei muito. Fácil de preparar, linda e muito saborosa. Agradou a todos os convidados.

    • leiliane

      21 d novembro d 2018, às 12:44. Responder

      Que bom que a receita fez sucesso, Marilete! Obrigada pela visita e pelo comentário. Abraços e volte sempre por aqui.

  • Lylia

    27 d julho d 2016, às 11:18. Responder

    QUe maravilha, Leili!Uma ótima sugestão para nosso Natal.
    Já levei a receita pra mim.
    Bj,Lylia

Comente