mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Espaguete ao alho e óleo com um toque especial

09 de agosto de 2017 | Massas e Risotos

Sempre gostei de fotografia. Minha mãe tinha uma câmera Yashica, daquelas analógicas.  Para fotografar, tínhamos que nos planejar bem: comprar um filme preto e branco ou colorido, com um número limitado de poses, selecionar direitinho as cenas antes de cada clique e depois, levar as fotos para revelar. E o resultado era sempre surpreendente, pois você só sabia como as fotos ficavam depois de prontas. Naquela época, quando eu podia usar a câmera, ficava muito feliz, mas não foi um hobby que eu cultivei muito.
Quando comecei o blog, me reconectei com a fotografia. Confesso que no início eu não dava muita bola para a qualidade das fotos. Fotografar a comida para mim era algo bem prático, somente para ilustrar a receita. Mas com o passar do tempo e com a disponibilidade de conhecimento e evolução da tecnologia, começaram a aparecer fotos cada vez mais lindas. Empolgada com a possiblidade de produzir essas imagens, fiquei muito interessada pelo universo da fotografia e acabei me apaixonando. Troquei de câmera algumas vezes e muitos amigos me ajudaram nesse caminho, me explicando como mexer na câmera, como trabalhar com a luz, entre outras grandes contribuições! (Obrigada, gente!)
Reconheço que há um longo caminho pela frente e muita coisa para aprender. Ultimamente tenho pesquisado bastante sobre fotografia de comida. Tenho feito cursos sobre o tema, participado de alguns fóruns e lido muitas revistas para buscar inspiração. Uma das revistas que gosto bastante é a Waitrose Food. Ela é publicada pelo supermercado Waitrose e disponibilizada gratuitamente para os clientes nas versões impressa e digital.  A revista é linda, tem muitas sugestões de receitas com ingredientes da estação, e cada foto é mais bonita que a outra. A receita que vou compartilhar hoje vem da edição de agosto desta revista: Espaguete ao alho e óleo com crocante de pão e anchovas. É simples, super aromático e saboroso, uma boa pra dar aquela variada no macarrão. No último domingo, preparei o espaguete para acompanhar o frango assado cítrico que já publiquei aqui. Combinação perfeita. Veja a receita, com as minhas adaptações:

Espaguete ao alho e óleo com um toque especial

Serve 4 porções

Espaguete ao alho e óleo com um toque especial

Ingredientes

    Crocante de pão e anchovas
  • 2 pães envelhecidos - do nosso pão francês (aquele que sobrou e está ressecado)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 6 filés de anchova
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • raspas da casca de 1 limão
    Espaguete
  • 300g de espaguete
  • 100ml de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho cortados em fatias bem finas
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa seca
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de parmesão ralado fino
  • 1 punhado de salsinha picada para decorar

Modo de preparo

  1. Para fazer o crocante de pão, pegue dois pães ressecados e rale no ralo grosso ou passe pelo processador para triturar grosseiramente. Aqueça o azeite numa frigideira grande em fogo médio. Acrescente as anchovas e usa as costas de uma colher para desmanchá-las no azeite. Então junte os flocos de pimenta calabresa seca, as raspas de limão e o pão triturado. Vá mexendo até ficar dourado e crocante. Retire da frigideira e reserve para utilizar no final da receita.
  2. Coloque uma panela alta com bastante água e 2 colheres de sal para aquecer. Quando levantar fervura, cozinhe o espaguete pelo tempo recomendado na embalagem.
  3. Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira grande, em fogo baixo. Acrescente o alho e a pimenta calabresa e deixe fritar delicadamente, cuidando para não queimar. Quando o alho estiver levemente dourado, retire a frigideira do fogo e reserve, para que o azeite absorva bem os aromas e sabores do alho e da pimenta.
  4. Quando o macarrão estiver cozido, escorra e coloque-o na frigideira com o azeite aromatizado. Leve ao fogo médio e misture bem. Experimente o sal e finalize o preparo adicionando queijo ralado, salsinha, e sal e pimenta do reino a gosto.
  5. Na hora de servir, coloque uma porção do macarrão e um punhado do crocante de pão e anchova sobre a massa. Bom apetite!
http://www.leiliane.com.br/massas-e-risotos/espaguete-ao-alho-e-oleo/

7 Comentários

  • Beatriz

    27 d novembro d 2017, às 23:11. Responder

    Boa!! Eu amo espaguete ao alho e óleo! Fiquei com água na boca para testar a receita aqui em casa com crocante de pão e anchovas. Obrigada!

    • leiliane

      01 d dezembro d 2017, às 12:21. Responder

      OLá Beatriz!

      Obrigada pelo comentário! Um grande abraço e volte sempre!

  • Geovana

    05 d setembro d 2017, às 14:33. Responder

    hummm, parece super simples de fazer. Vou testar!

  • Ana

    30 d agosto d 2017, às 19:53. Responder

    Amo espaguete…gostei da sua receita…vou tentar fazer aqui depois conto como ficou. BJS

    • leiliane

      07 d setembro d 2017, às 07:35. Responder

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Ana. Aguardo seu feedback sobre a receita. Ótimo feriado!

  • Letícia

    09 d agosto d 2017, às 14:12. Responder

    Leili, você está arrasando em suas fotos. A diferença de menos de um ano para cá é gritante. Parabéns e continue nos encantando e nos fazendo passar vergonha no trabalho por babarmos no teclado.

    Beijos!

    • leiliane

      21 d agosto d 2017, às 18:07. Responder

      Obrigada pelo comentário, Letícia! Você é muito querida!

Comente