mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Gnudi – Nhoque rústico de ricota e semolina

22 de junho de 2015 | Massas e Risotos

A Mariana e o Esdras, do blog Coma Lá em Casa, promovem jantares deliciosos na casa deles. Pude participar de um desses jantares e amei o evento: clima super agradável e descontraído, pessoas bacanérrimas reunidas, música boa, e a comida, sensacional. O menu era repleto de gostosuras! Uma das delícias que eles serviram naquela noite foi o gnudinhoque rústico preparado com ricota úmida coberta de semolina (uma farinha granulada de milho). E o legal é que o casal compartilha todas as receitas dos jantares no blog. Como fiquei encantada com os gnudis, pela textura macia e cremosa e pelo sabor incrível, tentei preparar em casa. Deu certinho! Compartilho com vocês a receita do gnudi, quase nada adaptada do blog Coma Lá em Casa:

gnudi 1

Gnudi

Ingredientes

  • Ingredientes (para 6 porções)
  • 500g de semolina
  • 450g de ricota fresca bem molhadinha
  • 1 pitada de noz moscada em pó
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado bem fininho
  • 1 colher de chá de sal
  • leite integral o quanto baste (usei 3 colheres de sopa)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • (1 punhado de folhas frescas de sálvia e 4 colheres de sopa de manteiga para a manteiga de sálvia)

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, junte a ricota, o parmesão, a noz moscada e o sal, amasse com um garfo e misture bem até obter uma pasta bem úmida. Se a ricota estiver muito seca, acrescente algumas colheres de leite na mistura.
  2. Forre uma assadeira grande (que caiba na sua geladeira) com papel manteiga e espalhe aproximadamente ¾ da semolina sobre o papel. Coloque o restante da semolina numa tigela pequena.
  3. Essa parte é um pouquinho trabalhosa: pegue uma porção do creme de ricota, utilizando como medida uma colher de sobremesa ou de chá. Coloque a colherada de ricota na tigela pequena com semolina e modele a bolinha de gnudi mais ou menos do tamanho de brigadeiros de festa. Depois disponha as bolinhas modeladas sobre a cama de semolina, na assadeira. Depois de modelar todas as bolinhas, cubra a assadeira e leve à geladeira por pelo 3 dias, virando as bolinhas uma vez por dia.
  4. Perto da hora que for servir, prepare a manteiga de sálvia: junte 4 colheres de manteiga e um punhado de folhas de sálvia numa frigideira. Leve ao fogo médio/baixo e deixe cozinhar até a manteiga dourar e as folhinhas de sálvia ficarem crocantes. Reserve.
  5. Coloque bastante água para ferver numa panela grande com um pouco de sal. Enquanto isso, retire o excesso de semolina de cada gnudi delicadamente. Separe uma frigideira larga e acrescente 1 colher de sopa de manteiga (não é a manteiga de sálvia) e ⅓ de xícara da água. Aqueça essa mistura até a manteiga derreter, desligue e deixe ao lado da panela grande em que cozinhará os gnudis, pois é nessa frigideira que irá fazer a finalização.
  6. Quando a água da panela grande atingir fervura, cozinhe os gnudis por exatos 2 minutos, sem ficar mexendo (no máximo, saculeje a panela para eles não grudarem). Retire os gnudis com uma escumadeira e leve para a frigideira com água e manteiga em fogo médio numa única camada. Novamente, não misture com colher, mas sacoleje a frigideira para que cada gnudi fique coberto com um pouco da manteiga. Neste momento o líquido começará a engrossar. Quando ficar bem espesso, está pronto. Repita essa operação, se houver necessidade de finalizar mais de 1 vez.
  7. Para servir, coloque uma porção de 5 a 6 gnudis em cada prato, regue com a manteiga de sálvia e coloque algumas folhinhas para decorar. Bom apetite!!! Obs.: as folhinhas crocantes de sálvia são deliciosas!
http://www.leiliane.com.br/massas-e-risotos/gnudi/

Comente