mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Pesto genovês

24 de Março de 2013 | Massas e Risotos

Adoro manjericão. Quando descobri o molho pesto, fiquei ainda mais apaixonada, pois massa também é algo que aprecio muito. Certa vez preparei um molho pesto improvisado, com nozes e queijo mais fresco. Ficou muito gostoso, mas sempre tive vontade fazer o pesto genovês preparado com pinoli. Calhou que recentemente ganhei de presente da minha amiga Cristina a quantidade exata de pinolis para meu tão sonhado pesto. Fiz a receita de pesto do blog La Cucinetta.

espaguete ao pesto genovês

E digo que o pesto feito na hora deixa sua casa com um aroma maravilhoso e o sabor é incrível, muito mais gostoso que comprar pronto ou comer fora. Veja a receita:

Molho pesto genovês

Ingredientes:
1 dente de alho
2 maços de manjericão da folha larga
2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado (não usei pois não gosto)
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de pinoli
6 colheres de sopa de azeite extra-virgem de oliva
sal grosso marinho

Preparo:

1. Retire as folhas dos galhos de manjericão. Despreze os galhos, lave e seque delicadamente as folhas de manjericão com papel toalha. Reserve.

2. Num pilão largo, coloque o alho e uma pitada de sal e soque até formar uma pasta grossa. Para amassar os ingredientes, faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais do pilão.

3. Inclua as folhas de manjericão no pilão, e continue amassando até obter uma massa verde. Em seguida acrescente os pinolis e o queijo, esmagando bem.
4. Acrescente azeite aos poucos e continue misturando. Verifique e ajuste o sal e o queijo.

4. Cozinhe a massa que desejar. Misture o molho pesto na massa ainda quente, espalhando-o bem. Sirva rapidamente!

Curiosidade: Os pinoli (do italiano pinolo, pl. pinoli) ou, em Portugal, simplesmente pinhões, são pinhões de Pinus pinea, árvore nativa da franja mediterrânea. Esses pequenos pinhões de formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada são usados na culinária, especialmente do Oriente Médio—por exemplo para o recheio de quibes—e na Itália—notadamente no preparo do pesto genovês. Seu sabor assemelha-se ao da amêndoa.
Fonte: Wikipedia

1 Comentário

  • Leonardo

    18 d junho d 2014, às 21:42. Responder

    Receita interessante. Aqui em Porto Alegre solicitei um delivery de massas chamado Buca di Pasta que tem um molho pesto genoves muito saboroso.

Comente