mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Pão de pesto e azeitonas

01 de agosto de 2012 | Pães, pizzas e tortas


Mais uma experiência com pão. Dessa vez escolhi o Pão de Pesto e Azeitonas do blog No calor do fogão. Queria fazer um pão e procurei os ingredientes que estavam sobrando na geladeira: encontrei um pesto e umas azeitonas, busquei a receita e literalmente coloquei a mão na massa. Procurei seguir essa receita bem direitinho. O resultado ficou ótimo: o pão ficou bem temperado e saboroso. Acho só que eu poderia ter deixado a massa crescer um pouco mais. Erros de principiante. Espero me aperfeiçoar aos poucos, cozinha é assim mesmo.

Pão de pesto e azeitonas

Ingredientes:

200ml de água morna
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
425g de farinha de trigo
1 colher de chá de açúcar refinado
1 e 1/4 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres de sopa de molho pesto
125g de azeitonas descaroçadas, picadas e bem drenadas (seque-as apertando entre folhas de toalha de papel)

Preparo:

1. Numa tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Faça uma cova no meio e acrescente a água morna e fermento. Dissolva o fermento no meio, misturando com uma colher de pau ou com as mãos até que a massa fique cremosa.

2. Em seguida, adicione o azeite, as azeitonas e o pesto e trabalhe a massa até que ela esteja em condição de ser transferida para uma superfície levemente enfarinhada. Sove bastante a massa até que ela fique macia.

3. Faça uma bola com a massa e coloque novamente na tigela untada com azeite. Cubra com filme plástico e deixe a massa crescer em ambiente abafado até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora).

4. Depois da primeira etapa de crescimento, extraia o ar da massa apertando com os punhos.  Abra a massa na superfície de trabalho, enrole como rocambole e acomode em forma de pão untada e polvilhada com farinha de trigo. Cubra com um filme plástico e deixe crescer novamente até quase dobrar de volume outra vez. Enquanto isso coloque o forno para aquecer.

5. Após a segunda etapa de crescimento, leve o pão para assar em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 15 minutos ou até que o pão fique com a casquinha bem dourada por cima. (esqueci de fazer as incisões na superfície do pão e indico que você faça).

6. Na hora que está pronto, um cheiro maravilhoso vai invadir sua casa. Retire o pão do forno e espere esfriar um pouco para comer.  Bom apetite.

1 Comentário

  • Marcia

    09 d setembro d 2012, às 20:18. Responder

    Fiz o pão pesto com azeitonas e ficou excelente. Eu só colocaria mais azeitonas e uma colher a mais de pesto.

Comente