mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Pão de Queijo

20 de fevereiro de 2009 | Pães, pizzas e tortas

Pão de Queijo
Tudo começou no sábado pela manhã. Pensei em fazer um delicioso pão de queijo mineiro, que apendi a fazer com minha mãe. Fomos até a lojinha de um senhor falante e simpático, chamada“Cantinho de Minas”, na comercial da 116 norte. Segundo o bom senhor, seu queijo é de excelente qualidade. Então nos ofereceu um queijo meia-cura de Araxá. E ele já entrega ralado. Compramos o polvilho doce Amafil, pois é o que minha mãe recomenda. Eu obedeço né, afinal ela aprendeu com minha avó, que aprendeu com a bisa, e assim vai…uma linhagem de legítimas mineiras.

Bom, faltam ovos, leite, óleo e água. Os ovos caipiras, preferência do meu namorado, compramos no Extra. O restante dos ingredientes já tínhamos em casa.

Chegamos em casa e pus a mão na massa. Foi bem rápido. Três medidas de polvilho doce numa vasilha grande que dê para amassar e sovar bem. Medidas podem ser copo, prato, xícara, litro. Os antigos usavam muito como medida o litro de óleo ou o prato. Eu usei uma xícara grande. Usamos a mesma quantidade (3 medidas) de um composto preparado com 1/3 de água, 1/3 de óleo e 1/3 de leite. Então fica assim: 1 xícara de água, 1 xícara de leite e 1 xícara de óleo. Juntei tudo numa panela e coloquei pra esquentar. Quando levantou fervura, deliguei e escaldei o polvilho imediatamente, misturando aos poucos. Enquanto esperava esfriar, aproveitei para temperar o frango de domingo com ervas e vinho branco (meu tempo de cozinha deve ser bem aproveitado, pois é escasso).

Depois desta mistura fria, que fica com uma textura meio borrachuda, juntamos 3 medidas de queijo. Afinal, um pão de queijo decente deve ter a relação entre polvilho e queijo igual. Às vezes vale a pena colocar um pouquinho mais de queijo. Neste momento experimentei o queijo para ver como estava de sal. Era assim que minha avó Maria fazia sempre. Se o queijo estiver bem salgado, a massa vai carecer de pouco sal. Um pãozim de queijo mais temperadim agrada o paladar. Então batemos de 2 em 2 os ovos e juntamos aos poucos. Para esta receita, usei 4 ovos, que eram graúdos. Foi o suficiente para a massa ficar bem macia e ligeiramente grudenta. Este é o ponto. Sovar até que a mistura fique homogênea é muito importante. Não precisamos de coisas do tipo fermento em pó. Bons polvilhos já têm propriedades que fazem a massa crescer. Polvilhos ruins fazem pães de queijo massudos e pesados.

Com a massa pronta, enrolar as bolinhas é mais fácil. Basta passar óleo nas mãos, pegar uma colherada de massa e ir enrolando. Eu prefiro pães de queijo tamanho coquetel (os pequeninos). Assam mais rápido e economiza gás. Esta receita rendeu 3 formas quadradas médias, cheias de bolinhas, assadas em fogo alto, até ficar bem dourado em cima (aproximadamente 40 minutos). Gosto de servir com algumas pastas. As melhores, compro na Panitália, comercial 116 norte. Adoro as coisas de lá. Para os pães de queijo caem bem pastas de azeitona preta, sardella, berinjela italiana. Também vale peito de peru fatiado e requeijão. Pra quem nunca experimentou, até mel com pão de queijo é algo (invenção da minha amiga Raylla).

Pão de queijo 2

5 Comentários

  • renata

    12 d julho d 2012, às 15:54. Responder

    Parabéns, adorei a receita.

  • edileuza lima da silva

    18 d abril d 2012, às 11:49. Responder

    Nossa, esses paezinhos de queijo sao demais! Adorei! continue sempre sua carreira voce é ótima parabens pelo talento.

  • ALINE HERMSDORF

    19 d janeiro d 2012, às 01:39. Responder

    SEU BLOG ME DEIXOU TAO INSPIRADA…ACHO Q VOU ACORDAR AMANHA E COZINHAR O DIA TODO…KKKK

  • Juliano Carvalho

    02 d março d 2009, às 19:32. Responder

    Entre vassouras e colheres,
    Imensas saudades de sabores e apertos…

    Experimente, hoje, daquele que vc congelou! Melhor: agora, pão de queijo com pimenta!

    Ju

  • tassio

    27 d fevereiro d 2009, às 10:05. Responder

    Hehehehe

    Legal a receita :p

    Depois vou fazer em casa pra ver o que acontece

    bjoo!!!

Comente