mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Arroz carreteiro

10 de outubro de 2011 | Prato único

arroz carreteiro

Hoje vou falar de um prato bem simples, com sabor muito especial: arroz carreteiro ou arroz com carne seca e temperos. Cada um faz essa receita a seu modo, dando o toque pessoal com os temperos que gosta. Mas a carne seca não pode faltar no preparo do arroz carreteiro. A carne seca ou charque é uma manta de carne bovina salgada e exposta em galpões para curar. Tal preparo confere à carne um sabor especial, além de aumentar sua durabilidade fora da geladeira. O charque é facilmente encontrado em supermercados, junto aos produtos para fazer feijoada. Há várias marcas disponíveis. Como parte da embalagem é transparente, eu costumo escolher o charque pela melhor aparência. Para utilizar a carne, é necessário dessalgá-la. Nas embalagens costuma vir uma instrução para isso. Além do arroz carreteiro, a carne seca também é indispensável no prepraro dos seguintes pratos típicos: roupa velha ou charque farroupilha, escondidinho de carne secae arrumadinho. Vamos à receita do arroz carreteiro:

Arroz Carreteiro (para 4 pessoas)

Ingredientes:
500 gramas de carne seca dessalgada e picada em cubos pequenos
4 colheres de azeite
2 xícaras de arroz branco
1 pimentão vermelho
1 cebola média
5 dentes de alho
1 pimenta de cheiro
3 xícaras de água quente
3 xícaras de água fria

Preparo:

dessalgando a carne seca

1. Dessalgue a carne seca na noite anterior: retire-a da embalagem, lave rapidamente, corte-a em cubos grandes, coloque numa vasilha coberta com água e leve à geladeira. Troque a água pela manhã, duas vezes.

Carne seca picadinha

2. Retire a carne da água e corte em cubinhos pequenos. Aqueça bem uma panela que tenha tampa, coloque o azeite e refogue a carne até fritar e o fundo da panela ficar marrom.

3. Usando um liquidificador ou processador, triture grosseiramente a cebola, o pimentão, o alho e a pimenta de cheiro. Junte essa mistura à carne para refogar. Depois dessa mistura bem refogada, adicione o arroz lavado e refogue um pouco mais.

refogando o arroz

3. Acrescente 3 xícaras de água fervente, aumente o fogo e tampe a panela. Na hora em que a água tiver secado e o arroz começar a agarrar no fundo, adicione as 3 xícaras de água fria. Misture bem, prove e corrija o tempero, coloque uma pimenta de cheiro em cima do arroz, abaixe o fogo e deixe o cozimento terminar com a tampa semi-aberta.

4. Assim que a água tiver secado por completo e começar a formar uma rapa no fundo, está pronto seu arroz carreteiro. Você pode servi-lo acompanhado de uma bela salada de folhas ou de um vingrete. Fica uma delícia!

arroz carreteiro prontinho

Bom apetite!

arroz carreteiro 1

5 Comentários

  • Carlos Alberto Basilio

    06 d setembro d 2013, às 11:40. Responder

    Muito bom.

  • Tânia Marques

    17 d novembro d 2011, às 18:29. Responder

    Leili passei aqui hj pra ver oque vc anda aprontando na cozinha, e fiquei com água na boca com este arroz…hummm

  • Gelato

    21 d outubro d 2011, às 15:42. Responder

    Hummm não parece ser difícil de ser feito e além de tudo é muito bom!!!

  • Juliana

    15 d outubro d 2011, às 07:41. Responder

    Que delícia, Leili! Vou fazer aqui em Portugal pra matar as saudades do Brasil! rss Beijo pra vc! Saudades..Ju

  • Letícia

    12 d outubro d 2011, às 00:18. Responder

    Oi, Leiliane! Não ouvi falar ainda deste bolo de limão do Starbucks (nunca fui a um Starbucks, ó que roceira). Mas se eu encontrá-lo nas minhas andanças, aviso você 🙂

    Adorei finalmente conhecê-la, depois de ouvir maravilhas a seu respeito pelo Daniel! Beijão!

Comente