mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Feijoada completa

27 de agosto de 2017 | Prato único

Considerado o prato nacional do Brasil, a feijoada tem se tornando popular em todo o mundo. Não vou entrar no mérito da origem da receita, pois já há muitas pessoas falando sobre isso por aí. O mais importante é que feijoada é uma delícia e, na minha opinião, vale a pena aprender a fazer esse delicioso cozido de feijão preto. É  servido com arroz, couve refogada, fatias de laranja e farofa.
Os principais ingredientes para preparar a feijada são feijão preto e cortes curados e defumados de carne de porco. Orelha, pé e rabo são normalmente salgados e curados, e contribuem bastante para o sabor e deixando o caldo bem encorpado. Os cortes defumados são as costelas, lombo, linguiças e bacon. A receita tradicional também leva carne seca (mas eu não curto muito e prefiro deixar de fora). As linguiças mais utilizadas na feijoada são calabresa e paio. No exterior, há quem use o chorizo, mas o resultado fica bem diferente da nossa autêntica feijoada.  As folhas de louro criam uma camada a mais de sabor bem característica da feijoada.
Embora existam muitos métodos para preparar a feijoada de forma rápida, aprendi com a minha avó Violeta que o tempo é o ingrediente mais importante dessa receita. É necessário cozinhar lentamente os itens, passo a passo. A receita de feijoada da minha avó começava com 2 dias de antecedência, com bastante tempo para dessalgar as carnes curadas e cozinhar lentamente para que os atributos de cada ingrediente possam atuar e formar um cozido denso com sabor único, muito agradável. Confira a receita:

Feijoada completa

6 porções bem servidas

Feijoada completa

Ingredientes

  • 200g de cortes salgado de porco (pé, orelha e/ou rabo)
  • 200g de lombo de porco salgado
  • 200g de costelinha de porco salgado
  • 100g de bacon defumado cortado em cubos grandes
  • 2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
  • 2 folhas de louro
  • 4 dentes de alho
  • 500g de feijão preto
  • 1 linguiça calabresas
  • 1 linguiça paio

Modo de preparo

  1. Comece o preparo da feijoada com antecedência de 1 dia para que tudo seja feito lentamente. Remova o excesso de sal dos cortes salgados. Enxágue bem em água corrente todos as carnes salgadas e coloque de molho em uma tigela funda com água fria. Mude a água de vez em quando, até o dia seguinte. Enxágue e escorra bem antes de utilizar na feijoada.
  2. Prepare a feijoada: cozinhe lentamente os ingredientes por etapas. Comece com as partes mais demoradas para cozinhar (pé / orelha / rabo). Coloque um fio de azeite numa panela de pressão grande e deixe aquecer bem. Frite rapidamente os pedaços de porco, cubra os pedaços com água, tampe a panela e regule o fogo para médio. Quando começar a chiar, cozinhe por aproximadamente 40 minutos, até ficarem bem macios. Retire da panela e reserve.
  3. Utilizando a mesma panela em fogo alto, frite o bacon defumado e costelas junto com cebola, alho e louro. Adicione o lombo e a costelinha e refogue um pouco mais. Acrescente o feijão preto, os pedaços cozidos anteriormente, as linguiças cortadas em fatias, cubra com água e coloque a tampa da panela de pressão. Quando começar a chiar, reduza para fogo médio e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela liberar a pressão naturalmente.
  4. Depois que o feijão estiver cozido, se o caldo da feijoada estiver muito grosso, adicione mais água, dê uma mexida e deixe fervendo em fogo baixo. Se tiver pedaços grandes de carne, retire-os e corte em cubos, devolvendo para a panela. Experimente o caldo e corrija o tempero, se necessário.
  5. Sirva com arroz, couve fininha refogada, farofa e laranja fatiada. Bom apetite!
http://www.leiliane.com.br/prato-unico/feijoada-completa/

 

3 Comentários

  • Thaynara

    03 d setembro d 2017, às 17:08. Responder

    Nunca fiz feijoada “de verdade”… aqui, no máximo, um feijão com costelinha e bacon… É um processo demorado mas vale a pena, né?! Obrigada por compartilhar!
    Abraço!
    Thaynara
    sopostocomida.blogspot.com

  • cleo

    29 d agosto d 2017, às 06:33. Responder

    gostei mt dicas otimas

  • Danielle Carneiro

    28 d agosto d 2017, às 09:57. Responder

    Nossa, salivei! Fiquei desejando comer uma feijoadinha sua! Nhami! Bjsss

Comente