mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key

Salada de alface, ervilha torta e tomatinhos

26 de setembro de 2010 | Saladas

salada de alface ervilha e tomatinho
Nesses dias de calor e secura por aqui, nada como uma deliciosa saladinha. Aqui vai uma dica de salada diferente para incrementar o dia-dia, feita pela minha amiga Maira. Confira a receita:

Salada de alface, ervilha torta e tomatinhos (para 4 pessoas)

Ingredientes
1/2 pé de alface americana
20 unidades de ervilha torta (fava fresca)
20 unidades de tomatinho cereja
salsinha
2 colheres de azeite
3 colheres de shoyu
2 colheres de água
1 colher de vinagre balsâmico
pimenta do reino moída na hora

Preparo

1. Lave a alface, rasgue as folhas em pedaços menores e deixe de molho em solução  higienizadora, que expliquei nesse post sobre saladas.
2. Enquanto isso, retire os cabinhos das extermidades das ervilhas. Coloque 2 litros de água para esquentar. Quando a água estiver fervendo, mergulhe as ervilhas na água, desligue o fogo e aguarde 10 minutos. Coe as ervilhas e reserve. Esse procedimento deixa as ervilhas levemente cozidas e mantém sua crocância.
3. Corte os tomatinhos como achar melhor. Eu sempre corto ao meio.
4. Prepare um molho à parte, misturando o azeite, o shoyu, a água, o vinagre, a pimenta do reino moída e salsinha picada. Reserve. O shoyu já é bastante salgado, por isso, não recomendo adicionar sal.
5. Retire a alface da água e deixe escorrer um pouco. Numa saladeira ou travessa, disponha primeiro a alface. Depois, disponha de forma organizada as ervilhas e os tomatinhos. Leve à mesa, com o molho em outro recipiente e deixe que as pessoas se sirvam à vontade. Cai bem com um peixe ou frango grelhado.

Salada de alface, ervilhas e tomatinho

Você pode variar nos ingredientes e na receita do molho, adicionando ervas e folhas diferentes. Salada exige criatividade e alguns ingredientes frescos na geladeira. Se quiser incrementar na decoração. Eu coloquei algumas folhinhas de salsa. O contraste das verduras adocicadas com o molho mais picante fica divino!

1 Comentário

  • Fabiana

    14 d agosto d 2011, às 14:04. Responder

    Fiz, provei e gostei!
    Parabéns pela receita, simples e deliciosa.
    Abraços

Comente