Como fazer uma boa salada?

11 de agosto de 2010 | Saladas

Salada folhas palmito azeitona
Olá pessoal! Nos costumes alimentares da minha família, o almoço e o jantar são refeições compostas basicamente de arroz, feijão, carne, salada e alguma verdura ou legume refogado. Passei pra vocês a receita do arroz soltinho, e também publiquei uma receita de tutu, onde há dicas de como preparar o feijão. Algumas receitas de carne também. Agora vou dar dicas preciosas de como preparar uma bela salada.

1. Comprando verduras e legumes
Uma boa salada começa na aquisição de ingredientes de qualidade. Ao comprar verduras e legumes, existem alguns truques. Uma dica que vale para todos: se puder, escolha os orgânicos. O sabor é bem superior, além de fazer bem para saúde e para o meio ambiente.
Folhas: ao comprar alface, couve, brócolis e demais folhosos, observe bem a cor e a textura. Devem estar bem verdinhos e vigorosos. Não vale escolher folhas murchas e amareladas.
Demais verduras e legumes: Devem estar com cores vivas e com textura firme. Minha mãe ensinou que nunca devemos escolher verduras graúdas demais. Sempre médias e pequenas. Uso esta dica com a cebola, pois as grandes demais geralmente apresentam o miolo podre ou você não consegue usar de uma vez só, deixando sobras na geladeira. Assim vale para batatas, cenouras, tomates e tudo mais.
Matéria do MGTV: Saiba como escolher frutas, verduras e legumes

2. Higienizando e preparando verduras e legumes para salada

O segundo passo para uma boa salada é a higienização das verduras e legumes.
Folhas: É indicado retirar as folhas ou parte delas que estejam envelhecidas e amareladas. Lave bem as folhas sob água corrente, uma a uma. Observe se há ciscos ou bichinhos e retire-os delicadamente para não machucar a folha. Depois, mergulhe as folhas numa solução de água com hipoclorito de sódio (2 gotas de hipoclorito de sódio por 1 litro de água), deixando-as de molho por 15 minutos para matar possíveis bactérias ou protozoários que podem causar moléstias. O hipoclorito de sódio é facilmente encontrado nos supermercados, próximo às folhagens e também deve ser distribuído gratuitamente nos postos de saúde. Na falta dele, você pode usar 1 colher de água sanitária (daquelas sem fragrância) ou duas colheres de vinagre por litro de água. A couve-flor, o brócolis e o repolho também devem ficar de molho nesta solução, depois de picados e lavados.
Demais verduras e legumes: Lavar bem todos eles, retirar a casca se necessário, e cortá-los para preparar já é o suficiente. Procure usar o máximo de ingredientes crus. Se você preferir usar algo cozido na salada, como beterraba ou cenoura, sugiro que cozinhe à vapor ou em pouca quantidade de água, em fogo baixo, até que a água seque. Isso preserva a cor, o sabor e as propriedades dos alimentos. Existem vários cortes para legumes e verduras, como você pode ver no vídeo: Técnicas de Corte de Alimentos. Um dos que mais uso para salada é Julienne ou Juliana.

3. Montando a salada
Depois das verduras e legumes limpos e preparados, use sua criatividade para montar a salada. Se você vai fazer uma salada grande, com mais de dois tipos de folhas, disponha as folhas nas extremidades, como uma cama, em uma bandeja aberta. Você pode criar camadas de cores e folhas diferentes ou simplesmente misturá-las. Eu não costumo picar alface ou folhas mais finas, apenas rasgo se achar que estão grandes. No centro da bandeja coloque os demais legumes e verduras ou espalhe-os por sobre a salada. Não recomendo que você tempere uma salada folhosa antes de levar à mesa. Se o consumo não for imediatamente após o tempero, as folhas murcham e ficam com aspecto ruim. Sugiro que prepare um molhinho especial ou disponibilize à mesa azeite, sal, pimenta e limão. Assim cada um tempera a seu gosto. Vale acrescentar alguns ingredientes para dar um charme a mais: queijo especial, croutons, azeitona, palmito, ervas aromáticas e molhos especiais.
Você também pode fazer saladas com receitas já bem conhecidas por todos, como a salada Ceaser (alface, frango e croutons com molho de queijo parmesão e azeite)  e a Caprese (tomate, mussarela de búfala, manjericão e aceto balsâmico). Minha dica é usar a criatividade e o que você tem na geladeira e fazer uma salada bem colorida, nutritiva e saborosa.

Minha salada do último domingo – alface roxa e americana, rúcula, tomatinhos, azeitona, cenoura e salsinha.

Salada de domingo

Selecionei algumas receitas de salada, que você pode ver aqui: Salada Ceaser, Salada Tropical, Salada Caprese.
Espero que tenha gostado e que aproveite as dicas para sua próxima refeição. Abraços e obrigada por acompanhar o blog.

28 Comentários

  • Guga

    16 de agosto de 2010, às 11:27. Responder

    Ótimas dicas, dona!

    Eu também adoro uma salada bem temperada, no capricho. O meu truque, quando estou na rua, é misturar algum legume refogado [e com molho] ao meu mix de folhas e legumes. Por exemplo: maxixe, abóbora, chuchu…

    E frutas, né? Goiaba [verde] é minha nova descoberta, vai super bem com outras folhas e legumes quando temperado com azeite e sal.

    • leiliane

      17 de agosto de 2010, às 20:28. Responder

      Boa dica Guga! Vejo que você manda bem na saladinha. Abraço e obrigada pela visita.

  • Didi

    13 de novembro de 2010, às 09:47. Responder

    Leili, estou amando a maneira descontraída com a qual você nos convida a visitar suas receitas. Seus textos fazem a ligação, entre o leitor e os seus sabores, de uma forma perfeita… imagino o gosto, a textura dos alimentos, o aroma. Como já disse antes, você é alquimista dos tempos modernos! Coitado do Daniel, foi enfeitiçado, rs! Um abraço!

    • leiliane

      14 de novembro de 2010, às 09:47. Responder

      Didi,
      Obrigada pelos elogios, comentários e incentivos. Que bom que tem gostado do blog. Espero que muito em breve vc venha me visitar, pra eu poder preparar uma comidinha pra vc.
      Beijos e abraços carinhosos

  • Edvaldo

    17 de novembro de 2010, às 21:26. Responder

    Leili , gostei muito do seu blog , vou tentar fazer alguns pratos de acordo com as receitas , estas saladas são maravilhosas , e a carne de panela então …..

    qualquer coisa , eu peço socorro …..

    Um grande abraço

    Edvaldo

    • leiliane

      18 de novembro de 2010, às 20:13. Responder

      Obrigada pela visita Edvaldo. E a Marlúcia? Já conhece meu blog?
      Sempre que precisar, pode perguntar que eu respondo.
      Obrigada de novo. Bjocas da Leili

  • Neusa

    10 de janeiro de 2011, às 04:00. Responder

    Maravilhosa a sua salada. Me deu ate vontade .Meu marido nao gosta de comer verduras mas vou tentar fazer essa salada pra ver se ele se anima . Foi bom conhece-la e poder contar com as suas dicas . Obrigada e sucesso.

  • roberto campos

    19 de fevereiro de 2011, às 16:32. Responder

    ola meu mome é roberto eu trabalho embarcado pela dall como faço para minhas saladas ficar tão lindas como as suas

    • leiliane

      20 de fevereiro de 2011, às 22:41. Responder

      Olá Roberto!
      Para fazer bonitas saladas, basta organizar os ingredientes numa travessa ou bandeja para servi-los. Geralmente coloco as folhas por baixo, fazendo um jogo de tons. Depois adiciono os ingredientes menores e coloridos. Um bom truque para uma salada bonita é cortar os ingredientes de tamanho igual. Há muitos vídeos no youtube mostrando variadas técnicas. Mas o principal da salada é um bom tempero. Capriche nos molhos e em bons azeites e ervas aromáticas.

  • tamires

    23 de junho de 2011, às 15:13. Responder

    ja fiz mts,vamos ver se essa é boa kk

  • Nathália Moraes

    01 de julho de 2011, às 14:01. Responder

    Ótimas dicas! Adorei essa dica : ”Minha mãe ensinou que nunca devemos escolher verduras graúdas demais. Sempre médias e pequenas. Uso esta dica com a cebola, pois as grandes demais geralmente apresentam o miolo podre ou você não consegue usar de uma vez só, deixando sobras na geladeira. Assim vale para batatas, cenouras, tomates e tudo mais.” Vou levar ela comigo sempre quando estiver no super mercado fazendo compras.Eu amo escolher frutas,verduras…é a parte das compras de super mercado que eu mais gosto.Enfim,exelente blog,continue nos mostrando os dotes culiários .Parabéns!

  • Rafael Nunes

    01 de julho de 2011, às 17:06. Responder

    Adorei suas receitas, já estou fazendo varias adorei mesmo elas são lindas e muito nutritivas pra a gente que segue uma dieta. Parabens

  • gessy felix

    29 de dezembro de 2011, às 13:01. Responder

    Sou cozinheira e meu local de trabalho é minha propria casa. Tenho clientes fiéis graças a meu Deus e sua salada, que é show. Muito boa, foi aprovadíssima, beijo!

  • Andréa

    10 de janeiro de 2012, às 01:53. Responder

    Não sei comer se não tiver uma salada antes. É essencial…………….Não vi as receitas ainda, mas vou ver e experimentar….
    Gostei de saber e “ver” que não sou só eu que adoro saladas……………Bjs.

  • karoline louise

    28 de março de 2012, às 15:35. Responder

    Gostei muito da salada!

  • marcelo

    07 de junho de 2012, às 23:23. Responder

    adorei suas saladas estou aki aperfeiçoando
    nessa area de saladas trabalho em um buffet e adoro montar saladas parabêns pela bela salada………….

  • marcos

    08 de setembro de 2012, às 20:06. Responder

    Estou começando á conhecer os segredos da cozinha,queria agradecer pelas sábias dicas e parabêns

  • simone

    09 de outubro de 2012, às 20:00. Responder

    olha leiliane sou saladeira a um mes e gostei muito de suas dicas,por favor me ensina a fazer lidas saladas para restaurantes….estou esperando!!!!!

  • gabriela

    29 de março de 2013, às 16:17. Responder

    nossa q lind

  • maria de fatima silva

    15 de abril de 2014, às 19:31. Responder

    sou chef de cozinha em um restaurante,aqui na ,minha cidade, Uberlandia mg. O que, ocorre, e que,a salada de la, nao ta legal! somos um restaurante,pequeno mas,a nossa comida, e muito elogiada por todos!mas com relaçao a salada eu gostaria de dar uma,cara nova.algo que,combinasse com o nosso cardapio mineiro.sera que,vc pode me ajudar? abrç!!

    • leiliane

      16 de abril de 2014, às 12:42. Responder

      Olá Maria de Fátima,

      Obrigada pela visita ao blog. Faça uma busca de receitas de saladas para restaurante pelo google. Acho que vai ajudar.
      Boa sorte e tudo de bom pra vc!
      Volte sempre por aqui.

  • Tânia

    03 de agosto de 2014, às 09:53. Responder

    Como bota a beterraba raladas

    • leiliane

      13 de agosto de 2014, às 20:04. Responder

      Olá Tânia,

      Faço assim: descasco e ralo a beterraba crua.

      Espero ter ajudado.

      Abraços e volte sempre por aqui.

Comente