mswindows.org cheap office-professional-plus-2016 key parajumpers sale www.troilus.es anneshealinghands.nl canada goose jas parajumpers outlet

Salada de guariroba

22 de novembro de 2016 | Saladas

Guariroba é uma palmeira típica do Cerrado, não muito alta, que produz um palmito amargo muito utilizado na cozinha caipira de Minas e Goiás. Essa iguaria também pode ser chamada de gueroba, gueiroba, gariroba, palmito-amargoso. Muitas pessoas da minha família gostam de comer guariroba, e eu acabei pegando o gosto. Já experimentei guariroba cozida, no arroz, no frango, em conserva… Mas minha receita predileta de guariroba é a salada, do jeito que minha mãe faz.
Para fazer a salada de guariroba ela utiliza a parte mais macia do palmito. Corta em fatias bem fininhas e deixa de molho numa água com limão cravo e sal. Enquanto fica de molho na marinada, a guariroba perde o amargor, fica branquinha e preserva a textura levemente crocante.

guariroba1
O tempero da salada também é importante para o o sabor da salada: limão, sal, pimenta do reino, um tiquinho de alho amassado e um fio de azeite. Se tiver pimenta de cheiro, acrescente um tico, bem picadinha… Você vai ter uma salada macia, cítrica, crocantes, perfeita para acompanhar um franguinho ao molho, couve refogada, feijão e arroz branco! (estou salivando só de pensar nessa comidinha). Veja a receita:

Salada de guariroba

Salada de guariroba

Ingredientes

  • 1 pedaço de 30cm de guariroba (preferencialmente a parte inferior, que é mais macia)
  • 2 limões (pode ser taiti ou cravo)
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 dente de alho bem amassado
  • salsinha e cebolinha
  • sal, pimenta do reino e azeite

Modo de preparo

  1. Coloque bastante água numa tigela. Acrescente o suco de 2 limões e 1 colher de sopa de sal. Mexa rapidamente para dissolver o sal.
  2. Com uma faca bem afiada, fatie finamente a guariroba direto na tigela com água, limão e sal. Procure utilizar os pedaços mais macios. Deixe os pedaços mais duros para fazer um refogado.
  3. Deixe a guariroba marinando nesta água por uns 20 minutos. A água vai ficar um pouco escura.
  4. Em seguida, escorra bem a guariroba e tempere com sal, pimenta do reino, limão, azeite, salsinha e cebolinha. Misture bem e sirva como salada para acompanhar sua refeição.
http://www.leiliane.com.br/saladas/salada-de-guariroba/

7 Comentários

  • Sheila

    27 d outubro d 2018, às 08:22. Responder

    Então sou de Itumbiara GO eu pico ela no leite pra ficar menos amargo deixo ela merinado aproximadamente 20 minutos daí escorrido tempero a gosto nós aq. Gostamos muito da danada da guariroba ….

    • leiliane

      27 d outubro d 2018, às 08:57. Responder

      Oi Sheila!
      Obrigada pelo comentário. Também gosto muito de guariroba. Nunca cortei no leite. A água com limão funciona bem pra mim. Mas fiquei curiosa. Quando tiver a oportunidade, irei testar. Abraços e volte sempre por aqui.

  • Meire

    13 d janeiro d 2018, às 19:03. Responder

    Aqui no Goiás quando fazemos a salada de gueiroba jogamos sobre ela um pouco de óleo bem quente, deixa a gueiroba clarinha e bem crocante, depois tempera-se a gosto

    • leiliane

      22 d janeiro d 2018, às 13:55. Responder

      Humm, essa geuiroba do Goiás deve ficar uma delícia!
      Quero testar assim também.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      • CÁLITA

        18 d julho d 2018, às 11:07.

        ola sou do mato grosso, aqui a duas variedade de gueroba, a de quintal( que a uma igual palmito porem amargo) e a do cerrado que possui uma cor amarelada e o saber e bem mais amarga que a outra.
        essa gueroba do cerrado , tem que passar varias aguas quentes antes de consumir , pelo seu forte amargo.
        ambas sao uma delicia.
        amoo a cultura matogrossense

      • leiliane

        29 d julho d 2018, às 00:51.

        Que interessante, Cálita. Não conhecia essa diferença. Obrigada por compartilhar conosco! Agradeço pela visita e comentário. Volte sempre por aqui

  • valentina

    26 d novembro d 2016, às 20:43. Responder

    Leili, nunca provei guariroba. Vou anotar para a minha ida ao Brasil. Vou comprar no Guará e ver como é o sabor. 🙂

Comente