Meu nome é Leiliane, mas muita gente me chama de Leili. Gosto de gente, de música e de dança. Sou esotérica, escritora e fotógrafa de comida. Nasci em Brasília e fui criada em Tupaciguara, Minas Gerais. Atualmente moro em Londres, na Inglaterra, mas já morei em outras cidades, incluindo Uberlândia, Caldas Novas e São Paulo. De toda essa andança trago muitas influências, mas meu sotaque de mineira do interior continua preservado.
Viajar, comer e fotografar são três das minhas grandes paixões, mas arrisco dizer que cozinhar é a principal. Sou de família mineira, cheia de bons cozinheiros e acabei seguindo o mesmo caminho. Cresci à beira dos fogões, na barra da saia da minha mãe e das minhas avós, sempre buscando entender essa alquimia fascinante. Para mim, a cozinha é o coração da casa. É onde a minha família mineira sempre gostou de se reunir pra papear, contar causos, tomar um cafezinho, cozinhar e comer juntos.
A primeira receita que aprendi a fazer foi bolo, e não parei mais. No começo, foi o básico arroz com feijão e as receitas de família. Na época da faculdade, foram receitas simples, baratas, nutritivas e de bom rendimento. E depois veio a descoberta de técnicas, ingredientes, culinárias regionais e internacionais… Ah como eu amo tudo isso! É um aprendizado que não tem fim. Ainda que minha carreira em Gestão de Processos não tenha relação direta com a culinária, o perfil organizado e metódico que a profissão exige é uma habilidade muito bem vinda na hora de cozinhar e escrever receitas.
A curiosidade é meu principal combustível quando falamos de comida: experimentar novos ingredientes, conhecer restaurante e cafés, testar receitas, misturar referências… Para mim cozinhar é uma grande brincadeira – às vezes a receita dá errado, mas a gente se diverte. Quando estou cozinhando é o momento em que fluo naturalmente, sem pensar, sem me preocupar com coisas externas. É uma espécie de meditação. E a recompensa é sempre maravilhosa: não há nada mais gratificante do que ver alguém comendo da minha comida com aquele semblante de satisfação. Esse é meu jeito de amar, agradar e demonstrar afeto.
O Blog da Leili nasceu para compartilhar essas experiências culinárias. Aqui você vai encontrar as receitas de família que aprendi minhas avós, tias, tios, meu pai e minha mãe. Também escrevo sobre viagens, restaurantes e outros assuntos relacionados a comida.
Em 2016, com a mudança para Londres, resolvi também mudar de carreira e passei a produzir conteúdo de maneira profissional. Estudei em escolas como Leiths e Le Cordon Bleu e minha principal atividade profissional é fotógrafa de gastronomia. Também trabalho com produção de conteúdo sobre culinária e gastronomia, incluindo desenvolvimento de receitas, produção de vídeos, elaboração de cardápios e realização de eventos. Se você ficou curioso para conhecer meu trabalho, confira no site Secret Flavours e também no Instagram. E se você curte vídeos de receitas, tem o canal do Blog da Leili no youtube.
Espero que você goste do conteúdo! Aproveite e te vejo sempre por aqui.

Vamos começar com esse delicioso biscoitinho de queijo?
MarciA Lopes
14 d janeiro d 2019, às 15:39.
Oiiii Leili boa tarde! Adoro suas receitas e queria a do biscoito espremido pode ser?? Bjo
Vanessa
23 d junho d 2018, às 23:09.
Olá Leili, parabéns pelo seu blog. Sua mãe me passou o endereço para que eu visitasse. Estive com seus país no caminho de volta para Tupaciguara. Sua mãe me disse que você tem interesse em morar no Canadá. Um dos meus sonhos também é conhecer esse país. Bjs
leiliane
12 d julho d 2018, às 06:34.
Olá Vanessa! Obrigada pela visita e pelo comentário aqui no blog.
Grande abraço pra vc.
Viviane Bárbara da Silva
03 d maio d 2018, às 19:36.
Leili tudo bom com você você tem a receita do pão de queijo da nosso avó Maria Violeta ???
Muito obrigada.
leiliane
04 d maio d 2018, às 03:26.
Oi Viviane, que bom receber sua mensagem! Tudo bem com você? Tenho uma receita boa de pão de queijo, que faço inspirada também pelos ensinamentos da Vovó Violeta. A última vez que cozinhamos juntas, fizemos pão de queijo. Clique aqui para ver a receita (fiz até um vídeo):https://www.leiliane.com.br/bolos-e-quitandas/pao-de-queijo-2-polvilhos/
Um grande abraço e mantenha contato.
Viviane Bárbara da Silva
04 d maio d 2018, às 10:10.
Muito obrigado
Viviane Bárbara da Silva
04 d maio d 2018, às 10:11.
Bom dia Muito obrigado
Adson
10 d outubro d 2017, às 09:22.
Oi Leili, sou mineiro do norte de Minas e também moro em Brasília. Cheguei no seu blog pela receita de macarrão com atum. Fiz e ficou ótima. Obrigado pelas dicas! Vou fazer outras receitas.
Um abraço.
Adson.
leiliane
13 d outubro d 2017, às 13:13.
Adson, fico muito feliz que tenha gostado do blog. Quando fizer outras receitas, me conte o resultado. Um grande abraço e volte sempre por aqui.
maria rosa
02 d junho d 2013, às 18:48.
Leiliane,gostei muito do seu blog,vou faser algumas de suas receitas.Abraços
josiane santos gomes
06 d fevereiro d 2013, às 17:15.
Eu tambem adoro a arte de cozinha e como cada dia dia uma arte , um abraco
Mirian
27 d outubro d 2012, às 16:04.
Oi, Leili!
Demais seu blog!!! Gostei mesmo.
Beijos
Paulo Fraga Junior
26 d maio d 2012, às 18:27.
Oi Leili, fiz a receita do biscoito de queijo. Foi em cima. Nos comentários da receita, vc disse a uma pessoa que iria postar um vídeo de como fazer as estrias ao redor do biscoito. Não consegui localizar no blog. Há tempos venho procurando uma receita assim e a sua caiu
do céu. Moro em Brasília, mas sou mineiro de Uberaba e vivo pesquisando receitas de pão de queijo e biscoito de queijo. Ainda não vi todas as suas receitas, mas se forem práticas iguais a esta, cheguei ao paraiso culinário. Obrigado, parabéns.
Lorant
29 d abril d 2012, às 00:04.
Belo blog ! Muito bem montado e estruturado.
Gostei dos detalhes da página principal.
Parabéns e nos vemos na segunda…
Lorant
Renan
13 d abril d 2012, às 10:10.
Leiliane, sensacional seu blog!
Parabéns e desejo muito sucesso, muitas receitas e muitas garfadas saborosas!
Beijos
Renan
Jamil Musse
24 d janeiro d 2012, às 15:10.
Visitei seu blog por indicação de seu pai. Fiz um comentário para ele que foi o seguinte: na página inicial você agradece às pessoas que lhe ajudaram a formar o blog; inclusive ele. Aí brinquei que ele só poderia ter ensinado você a jogar no bicho. Um abraço seu blog é sensacional.
Tupaciguara/Minas Gerais
leiliane
26 d janeiro d 2012, às 19:00.
Olá Jamil. Obrigada pela visita e pelo comentário.
Em breve irei colocar algumas receitas do livro da dona Lourença.
Volte sempre por aqui.
Abraços.
SANDRA REGINA CONDE ROCHA
14 d janeiro d 2012, às 08:42.
Amei seu blog!
Ikeda Mauro
27 d junho d 2011, às 21:46.
Ola,
Leili, estou de cara com essa sua nova atividade. estou muito contente e feliz de voce ter encontrado mais esse prazer (arte) de cozinhar. Aprecio comer qualquer tipo de comida e gosto tambem de cozinhar (comida Japonesa). Tudo que voce faz e faz com amor sempre tem um sabor especial. Um GRANDE abraço.
Ikeda.
Cinthia Moura
28 d abril d 2011, às 00:22.
Ei Leiliane! Adorei as receitas, tudo q vc faz fica tao bonito… Imagino os cheiros e sabores uhmmmm!!!! Tem como vc me passar seu email pra eu te pedir uma receitinha especial? Agradeço! Beijos!!!
Juliano Henrique
28 d fevereiro d 2011, às 13:59.
Vale passar receitas para um velho amigo?
quanto tempo em leiliane fagundes valadares?
Como anda tu ou sera q ja esqueceu de mim?
bjs e espero q tudo seja otimo pra vc nesta nostra vida na terra
eles estao por todos os lados mais cuidado em ….kkkkkkkkkkkkk
leiliane
10 d março d 2011, às 20:53.
Juliano Henrique, grande amigo! Posso te passar quantas receitas quiser. Estou muito bem e espero que você também esteja Ju. Bjocas
Oiii
18 d fevereiro d 2011, às 20:40.
Oiii…
Bom saer q existem outras Leilisss…hehehe
Eu tbm me chamo Leili e eu achava q era só eu de Leili no mundo.
Bjo.
Ra
31 d outubro d 2010, às 22:18.
Leili, vc está realmente de parabéns! Amei o blog. Está muito inspirador e tem sua cara, seu bom gosto, seu toque em cada detalhe. Obrigada por compartilhar tantas receitas, dicas e explosões de sabores.
leiliane
01 d novembro d 2010, às 19:53.
Que bom que gostou Raylla. Fico feliz pelo blog estar dando certo.
Volte sempre e se delecie om as receitas.
Bjocas
Vanusa do Anglo de Tupaciguara
27 d setembro d 2010, às 15:53.
Parabéns pelo blog, gostei bastante e quero visitar novamente para aprender novas receitas.
Abraços, fica com Deus.
Vanusa Ferreira Tupaciguara-MG
leiliane
28 d setembro d 2010, às 20:14.
Vanusa, claro que me lembro de você. Que bom que gostou do blog. Espero que continue visitando sempre e que minhas receitas façam parte de seu caderno. Grande abraço pra você. Tudebom
Vanusa do Anglo de Tupaciguara
27 d setembro d 2010, às 15:51.
Oi Leili, tudo bem? Lembra de mim?
Estava procurando por receitas e achei olha! muitas deliciosas!
Quero fazer meu caderno de receitas para agradar quem em gosto, é sempre bom saber algo mais, não ocupa lugar.
Adriano Wintter
29 d agosto d 2010, às 21:23.
Leili
A gastronomia não deixa de ser uma forma de ars, com suas próprias leis e técnicas. Alguns artistas trabalham com os sons, outros com as formas, outros com as cores – já as mãos de quem cozinha fazem arte com sabores! Porém, só há verdadeira ars, só surgem as obras-primas, quando se une a lei ao amor e a técnica ao talento. Vc, pelo que vi, faz isso. Continue a criar! E feliz de quem puder se deliciar com suas obras…
leiliane
29 d agosto d 2010, às 23:32.
Olá Adriano,
Obrigada pela visita e pelas belas palavras. Grande abraço!
Olá
24 d agosto d 2010, às 16:49.
amei seu Blog, queria que vc me informasse quanto posso cobra as lazanhas que estou fazendo em casa, para 5, 10 e 15 pessoas
grata beijos
leiliane
24 d agosto d 2010, às 20:00.
Olá Cláudia,
Obrigada por visitar meu blog. Enviarei a resposta sobre preço por e-mail.
Volte sempre!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas