Minha avó Maria tinha uma forma bastante peculiar de cozinhar. Ela dispunha de uma variedade de vegetais e preparava tudo com esmero, aproveitando ao máximo tudo o que podia. Entre seus diversos preparos, um dos meus prediletos era a Farofa de Abobrinha. Ela fazia de forma que ficasse bem úmida, com pouca farinha. A receita é simples, nutritiva e o sabor é inexplicável. Vale a pena experimentar. Veja a receita:
Farofa de Abobrinha
Ingredientes:
1 abobrinha menina (de pescoço) ralada
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
2 ovos
4 colheres de sopa rasas de farinha de mandioca torrada
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de salsinha e cebolinha picadas
Preparo:
1. Numa panela, em fogo médio, refogue o alho e a cebola na manteiga. Adicione a abobrinha, misture e tampe por uns 2 minutos. Caso goste, coloque uma pimentinha de cheiro sem semente.
2. Destampe a panela, abaixe o fogo e quebre os dois ovos no centro na panela. Coloque a pimenta do reino e o sal sobre os ovos. Deixe cozinhar sem tampa até as claras ficarem brancas e firmes (gema mole).
3. Misture os ovos e a abobrinha, adicione a farinha e o cheiro verde. Misture bem e desligue o fogo. Sirva quente, para acompanhar a refeição.
Essa farofa é leve e muito nutritiva, pois tem proteínas e vitaminas dos ovos e vegetais. Uma boa pedida para uma refeição natural, sem a necessidade de adicionar carne.
Curiosidade: a abobrinha é um fruto de fácil digestão, rico em niacina, fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Além de ser deliciosa, contém ferro, cálcio, fósforo e celulose.
Ana Karla
05 d dezembro d 2016, às 12:06.
Oi, Leili. Sabe, nibguém nunca me contou se da abobrinha menina, se aproveita só o pescoço ou se aproveita ela inteira. Poderia me tirar essa dúvida?
leiliane
05 d dezembro d 2016, às 13:20.
Olá Ana Karla,
Vendo minha avó cozinhar reparei que, no geral, ela não cozinhava o miolo da abobrinha. Fazendo algumas experiências depois, notei o seguinte: quando a abobrinha está maior e mais madura, a textura do miolo é meio esponjosa e as sementinhas costumam amargar. Neste caso, eu evito usar. Mas quando a abobrinah está bem novinha e verde, ela mantem uma textura mais crocante até mesmo em seu interior. E as sementinhas não amargam. No caso da abobrinha que usei nesta receita, ela estava bem verdinha e crocante. Acabei usando ela toda, e tanto a textura quanto o sabor ficaram ótimos. Espero ter ajudado.
Abraços e volte sempre por aqui!
ANA KARLA DE MEDEIROS
05 d dezembro d 2016, às 19:03.
Nunca pensei que precisava saber tanto sobre abobrinhas …hahahahahahaha… mas você tirou todas as minhas dúvidas! Obrigada, Leili S2
cleo
16 d maio d 2016, às 10:12.
Essa receita e otima adorei
Roberto Russo
04 d maio d 2016, às 18:20.
Ola Leili, posso usar só o miolo da abrobrinha italiana?
leiliane
02 d junho d 2016, às 11:41.
Olá Roberto,
É uma ótima ideia utilizar o miolo. Mas tem que ter cuidado, pois alguns miolos ficam amargos e podem estragar o sabor da receita.
Espero que dê certo sua adaptação, pois aproveitar os alimentos é uma ótima prática!
Abraços e volte sempre!
Camila
29 d janeiro d 2016, às 15:50.
Hummm… Vou fazer hoje!! Será que tem problema ser com aquele outro tipo de abobrinha?
leiliane
12 d fevereiro d 2016, às 12:15.
Olá Camila,
Não vejo problema em mudar o tipo de abobrinha.
Espero que goste do resultado!!!
Abraços e volte sempre por aqui.
Gean Balduino
20 d novembro d 2014, às 22:28.
Ola terráqueos, fiz essa receita e coloquei um pouco de ervas finas e mt pimenta do reino (gosto assim), cara vou dizer uma coisa só não ficou melhor que a comida de mamãe, pq comida de mamãe não se compara hahah, mais cara super recomendo essa receita fica uma delicia, testado e aprovado.Abraços
Zuleica
09 d maio d 2012, às 10:09.
Leili, vc me fez lembrar da minha mãe ela fazia essa farofinha de abobrinha é muito gostosa , vou seguir suas dicas e fazer … Obrigada
Zuleica
Lylia
02 d março d 2012, às 10:38.
Leili querida,
Essa eu não conhecia, mas já fiquei curiosa para experimentar.
Parece que é bem gostosa.
Saudades de vc.
Bj,
Lylia
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas