Desde criança, aprecio a possibilidade de experimentar coisas novas. Meus principais interesses são música, filmes, temperos e ingredientes. Grandes amigos sempre me ajudaram com música e cinema. Para temperos e ingredientes, agradeço muito à Tia Neuracy e à Vovó Violeta, pois cada vez que passava férias na casa delas, eu conhecia diferentes ingredientes e formas de cozinhar. Numa dessas ocasiões, na casa da Tia Neuracy, comi pela primeira vez cogumelo shitake, e achei uma delícia. Aprendi a fazer com a Belinha, minha prima-madrinha. A receita é muito simples e de um sabor incrível. Vale a pena experimentar, pois além de saboroso, o shitake é muito nutritivo e faz muito bem pra saúde.
Curiosidades sobre o shitake ou shiitake: de origem asiática, é a segunda espécie de cogumelo comestível mais consumido no mundo. É nutritivo, rico em proteínas e aminoácidos essenciais. Possui substâncias com propriedades medicinais para o tratamento e controle de pressão arterial, redução do nível de colesterol, fortalecimento do sistema imunológico, e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.
Shitake ao forno
Ingredientes:
200g de cogumelos shitake
2 colheres de molho de soja shoyu
2 colheres de azeite
1 ramo de alecrim fresco ou seco
Preparo:
1. Coloque o forno para aquecer em fogo baixo. Retire os cabinhos dos cogumelos e corte-os em pedaços maiores ou fatias. Reserve
2. Num refratário, disponha um bom pedaço de papel alumínio, com sobras para fechar. Coloque os cogumelos sobre o papel alumínio, distribua sobre eles o shoyu, o azeite e o alecrim.
3. Feche o papel alumínio como se fosse um envelope.
4. Leve ao forno médio 180 graus por 20 minutos.
Ao retirar, sirva quente com arroz branco, salada, e bom apetite. Se sobrar, pode ser usado para uma omelete.
Nanci
13 d agosto d 2013, às 20:09.
Estou fazendo a sua receita do shitake para o jantar será que vai ficar bom?
leiliane
15 d agosto d 2013, às 10:50.
Oi Nanci, espero que tenha ficado muito bom!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Van Greyheart
07 d maio d 2013, às 12:26.
Ola Leiliane,
Prazer em visitar sua página, farei a receita assim que tiver os ingredientes.
Gostaria de saber sua opinião sobre o “lado certo” do papel alumínio. =}
Um abraço!
leiliane
31 d maio d 2013, às 17:29.
Olá Van Greyheart,
Obrigada pela visita ao blog.
Quanto ao uso do papel alumínio, aprendi nas aulas de física, ainda no ensino médio, que a melhor forma de usar o papel alumínio é com o lado brilhante para dentro, em contato com os alimentos.
Nas aulas de termologia daquela época, dizia-se que o lado brilhante do papel tem maior índice de refletividade ao calor e ajuda na cocção dos alimentos.
E vc? o que acha disso?
Meu Canto na Cozinha
17 d fevereiro d 2012, às 14:47.
Oi Leili
Acabei de conhecer o seu blog e estou adorando, esse shitake ja me deixou com agua na boca
Bom Carnaval
Bjs
Paty
Carla
14 d fevereiro d 2012, às 12:23.
Tá com bom aspecto, vou experimentar…
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas