Bacalhau é um peixe nórdico e tradicionalmente faz parte do cárdapio dos brasileiros. Faz sucesso em datas religiosas no Brasil, em especial, na sexta-feira da paixão. A origem deste hábito alimentar é portuguesa. Alguns historiadores dizem que Cabral já trazia bacalhau nas primeiras caravelas, principalmente porque ele pode ficar conservado por quase 6 meses e por ser bastante nutritivo.
Será minha primeira experiência culinária com o Bacalhau, e fazendo algumas pesquisas, aprendi que tudo começa na escolha do peixe e no processo de “dessalgagem”. O processo de dessalgagem demora de 24 a 48 horas, dependendo da largura das postas. Usei o método rápido, começando a prepará-lo na noite anterior. Vou tentar descrever de forma detalhada a receita, considerando que o bacalhau já passou pelo processo de dessalgagem (que é em essência, passar o Bacalhau por alguns minutos em um fio de água, e depois deixar de molho em uma vasilha de água, na geladeira, por no mínimo 12 horas). A receita foi inspirada no maravilhoso bacalhau feito por minha tia Maristela na páscoa passada. É bem leve e saboroso, confira a receita completa e as fotos do preparo.
Ingredientes:
350g de Bacalhau
4 Ovos cozidos
6 Batatas pequenas descascadas e cortadas em rodelas de 0,5cm de espessura
1 Pimentão verde cortado em fatias finas
1 Cebola roxa cortada em rodelas finas
Salsinha picadinha
Alho poró fatiado
Azeitona Preta ( 10 a 15 unidades)
Azeite ( a gosto )
1 lata de Creme de Leite
Ervas de Provence
- Lista de ingredientes
- Ferventando o Bacalhau e cozinhando os ovos
- Batatas fatiadas e cozidas
- Bacalhau em “lascas”
- Alho poró, cebola e pimentão picados
- Todos os ingredientes prontos para a montagem
- Bacalhau saindo do forno
Preparo:
1 ) Ferventar o bacalhau, e assim que a água começar a ferver, por volta de 10 minutos depois, você retira e desmancha o bacalhau em lascas, utilizando garfo e faca. Na mesma água e panela, cozinhe as batatas, sem deixá-las ficar muito moles
2 ) Cozinhe quatro ovos
3 ) Enquanto o bacalhau e os ovos cozinham, você pode cortar os demais ingredientes.
4 ) Em um pirex disponha as lascas do Bacalhau, depois as batatas, cebola, alho, salsinha, azeitona, pimentão e por fim os ovos.
5 ) Salpique um pouquinho de ervas de provence sobre o prato. As ervas conferem um perfume delicioso ao prato. Mas não exagere na quantidade.
6 ) Seja generoso e coloque bastante azeite. Sugiro algo como umas 3 ou 4 colheres de sopa. O ideal é que seja um bom azeite virgem.
7 ) Finalmente, coloque os 200 ml de creme de leite por cima.
8 ) Leve ao forno (pré-aquecido, 180 graus) por 20 minutos.
Este prato fica muito bem acompanhado com um arroz branco, cuja receita já dei aqui. Também cai bem uma salada de folhas verdes. Bom apetite!
antonio ramos
19 d março d 2013, às 19:23.
eu preciso aprender mais com vc
Carla Duclos
02 d abril d 2010, às 19:34.
Nossa, eu ADORO bacalhau! Essa receita já entrou pra minha lista. Vou *ter* que fazer. 🙂
Beijo,
leiliane
04 d abril d 2010, às 11:11.
Que bom que gostou da receita. Achei bem fácil de fazer e fica mesmo uma delícia…
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas