Para fazer com as crianças: Bolinhos de cenoura com cobertura de chocolate

26 de março de 2018 | Bolos e Quitandas

Uma das coisas que mais gosto de fazer é cozinhar com crianças. Descobri essa vocação cozinhando com minhas sobrinhas e filhos e filhas de minhas amigas. Cozinhar com crianças é super leve. O processo é uma grande brincadeira e tudo vira motivo de alegria e risadas – até quando a receita dá errado. Além da diversão garantida, a brincadeira é um momento de aprendizado. Então cozinhar com elas é uma oportunidade de apresentar novos alimentos, conversar sobre saúde, ensinar tarefas domésticas e compartilhar afeto… Quem sabe pode até despertar nelas um talento para a culinária. Afinal, cozinhar bem é algo maravilhoso para a vida e pode até virar uma profissão.

Fazendo bolinhos com minhas sobrinhas e meu amigo Pedro.

Existem detalhes super importantes para se levar em conta ao cozinhar com crianças: a idade deve ser compatível com a atividade, a cozinha deve ser acessível e a segurança deve vir em primeiro lugar: nada de deixar crianças pequenas mexerem com fogo e objetos cortantes. É necessário se preparar antes, organizar todos os ingredientes e utensílios e explicar bem direitinho para a criança como será a brincadeira!

Uma das receitas que mais gosto de fazer com elas é bolinho ou cupcake. São práticos pelo tamanho e rapidez no preparo, podem ter diversos sabores, e as crianças podem até levar na lancheira para a escola. Na execução da receita, elas podem adicionar ingredientes, misturar, quebrar os ovos, cheirar, sentir a textura de cada ingredientes… Na hora de decorar os bolinhos vem o momento da criatividade, em que elas podem combinar diferentes confeitos e frutinhas.

Bolinhos de Páscoa

Como estamos nos aproximando da Páscoa, a receita do meu bolinho junta a cenoura e o chocolate e é super simples de fazer. A massa do bolo é aquela clássica de cenoura e a cobertura é uma ganache de chocolate meio amargo. Para as fotografias, eu usei um bico de confeitar. Se quiser também pode mergulhar os bolinhos na ganache e depois decorar com confeitos. Veja a receita:

 

3 Comentários

  • Renata

    18 d outubro d 2019, às 15:34. Responder

    Muito bom e Obrigado, serviu de inspiração para o portal

  • Leticia

    21 d abril d 2018, às 21:21. Responder

    Acabei de fazer. Ficou uma delícia! Obrigada pela receita.

    • leiliane

      22 d abril d 2018, às 01:29. Responder

      Que bom que gostou, Letícia! Obrigada por deixar seu comentário e volte sempre. Abraços

Comente