Minha família sempre teve o hábito de consumir mandioca (aipim ou macaxeira). E na casa da minha avó Maria, a querida Genilda sempre fazia um bolo de mandioca delicioso! O tempo passou e acabei perdendo a receita do bolo. Com a ajuda das minhas amigas do grupo de culinária, consegui resgatar a receita e preparar esse bolo Mané Pelado.
Mané Pelado é um bolo de mandioca muito comum na culinária tradicional mineira e goiana que, além de mandioca fresca, leva queijo e coco fresco ralado. Essa mistura de ingredientes deixa o bolo com um sabor maravilhoso. O toque salgado conferido pelo queijo e a textura crocante e sabor adocicado do coco fazem do Mané Pelado um bolo para lá de especial.
A origem do nome do bolo (Mané Pelado) tem muitas explicações. Há especulações de que o nome tem origem portuguesa e diz respeito à colheita da mandioca ou ao preparo do bolo feito por um tal de Mané, que deveria estar pelado para tudo dar certo.
Para quem tem intolerância ao gluten, essa receita é ideal, pois não leva farinha de trigo. Outras substituições possíveis que já testei e deram certo: trocar a manteiga por óleo de coco e o leite condensado por 1 xícara de açúcar. Se você ainda não experimentou Mané Pelado, não perca tempo! Confira a receita na íntegra a seguir:
Bolo de Mandioca Mané Pelado
Ingredientes
- 700g da mandioca fresca
- 1 xícara de coco fresco ralado
- 1 xícara de queijo minas meia cura ralado
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 200ml de leite de coco
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela e cravo em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
- Rale a mandioca, o coco e o queijo separadamente e reserve. Se quiser um bolo mais cremoso e denso, os ingredientes devem ser ralados no ralo mais fino. Se quiser um bolo mais leve e sequinho, rale os ingredientes no ralo grosso, aquele em formato de gota, com buracos maiores.
- Unte e enfarinhe uma assadeira retangular ou redonda média que seja alta. Coloque o forno para preaquecer a 180 graus.
- Para misturar os ingredientes, use uma tigela grande e um batedor. Primeiro junte os ovos e o açúcar e bata até obter um creme claro. Depois acrescente o leite condensado, o leite de coco e a manteiga, um a um, mexendo entre cada adição.
- Inclua o sal, as especiarias e mandioca ralada. Agora use uma colher de pau ou espátula para misturar, mexendo bem. Adicione então o coco e o queijo e misture novamente. Por fim, inclua o fermento em pó e misture.
- Coloque a massa na assadeira e acomode-a para ficar retinha.
- Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que a superfície do bolo fique bem dourada. Faça o teste do palito para verificar se está bem assado.
- Quando estiver pronto, retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco antes de partir. Esse bolo fica com a casquinha bem dourada e crocante e com o interior levemente úmido e delicioso! O contraste entre os sabores e texturas faz desse bolo uma festa no paladar. Aproveite para comer uma fatia do bolo ainda morno com uma xícara de café.
- Se fizer a receita, não esqueça de me contar.
Ana Maria
23 d junho d 2018, às 16:05.
Vou fazer essa receita agora pra festa junina da minha paróquia NSA. Depois eu falo como ficou. Abraço .
Ana Maria de Mato Grosso
leiliane
12 d julho d 2018, às 06:35.
Olá Ana Maria! Espero que a receita tenha feito sucesso. Abraços e volte sempre por aqui.
Eliza
07 d abril d 2018, às 13:45.
Humm! Delícia de receita!!!
Porém para que seja vegana, não só o leite condensado e a manteiga deveriam ser substituídos, mas também os ovos e o queijo.
leiliane
09 d abril d 2018, às 05:10.
Olá Eliza,
Você tem toda razão, obrigada por apontar essa falha. Já fiz a correção na descrição da receita, uma vez que ainda não testei sem ovos. Em breve farei o teste e publicarei caso dê certo.
Um grande abraço e volte sempre por aqui!
diva verson
15 d novembro d 2016, às 22:15.
hummm adorei
Angélica Sousa
26 d julho d 2014, às 11:34.
Gosto demais de receitas nordestinas, pois sou de origem Sergipana, que gosta de bolo de mandioca, camarão, caruru, arroz doce, etc. Portanto esta receita de mane pelado lembrei da receita do bolo de mandioca de mamãe, que ela faz com muito carinho para mim e meu marido. Obrigado pela receita. Que Jeová a abençoe sempre.
Angélica Sousa.
leiliane
30 d julho d 2014, às 16:55.
Fico muito feliz que tenha gostado da receita, Angélica.
Obrigada pela visita e volta sempre por aqui!
Abraços
Benaia
28 d janeiro d 2016, às 11:48.
também adora essa receita, só lembrando a angelica que uma receita tradicional do interior de goias, mato grosso e minas… bjos
Muito Bom
15 d julho d 2013, às 13:20.
Muito Bom!!!
Sobre este blog
Meu nome é Leili e neste blog compartilho a minha paixão pela cozinha. Aqui vocês vão encontrar as receitas que aprendi com a minha família e amigos, e receitas que vou aprendendo pelo caminho.
E-mail: contato@leiliane.com.br
Saiba mais:
Newsletter
Receitas